domingo, 22 de setembro de 2013

Vogue's Fashion Night Out

Vou ser franca, não sou grande fã da FNO, todo aquele circo assusta-me um pouco bem como a falta de matching de base de 90% das miúdas que passou por mim (brigada anti-Oompa Loompa ao ataaaaque!). Mais uma vez, e tal como a Moda Lisboa, dilui-se o verdadeiro objectivo do evento para dar protagonismo a personagens sedentas de atenção, deixando para trás o propósito: celebrar a  moda e estimular o comércio.

Ainda assim, este ano marquei presença, embora devido ao afluxo inacreditável de gente não tenha ido a uma ou duas lojas em que queria aproveitar a noite, como a Skinlife e a Beauty in a Box.

Tive a fantástica oportunidade de conhecer a nova linha Honey Mania da The Body Shop nesta noite, bem como a nova linha Ibuki da Shiseido, da qual dos vou falar mais tarde, cada uma em seu post, com o carinho que merecem!


Porque quem vem a correr (desalmadamente) do trabalho e tem de se maquilhar pelo caminho depois de ter encontrado o último lugar de estacionamento disponível, é apanhado nestas figuras em público...




As minhas suspeitas do costume, a piquena Pindérica e a Guida.



Juntaram-se a nós a Ana e a Teresa, juntamente com as meninas da The Body Shop e a querida Sandra, a RP da marca.


É claro que depois de tanta confusão e pânico no meio da multidão, uns pés a gritar por ajuda e umas pernas exaustas, as guerreiras mereciam um descanso, fui experimentar os hambúrgueres do Honorato e não me arrependi nadinha. Afinal, estava no dia da asneira, excelente descoberta gastronómica neste dia!

O meu grande obrigado à Sandra da The Body Shop e ao José da Shiseido por me darem a conhecer novas linas para vos poder aqui apresentar novidades e à Guida e à Pindérica, pela companhia nesta luta ahah! Para o ano há mais, até podia fazer previsões e prometer estar nalgum local para conhecer algumas de vocês (que tive imensa pena de não o fazer), mas quem sabe onde estaremos daqui a um ano?

E vocês, como aproveitaram esta noite?

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

I'm getting too old for this... - wishlist de aniversário

Lembram-se do personagem que dizia isto? Pois é, eu também. Diz que é este mês que faço 25 anos e continuo a achar que tenho 20. Acho que este sentimento me vai durar até aos 30, altura em que começarei descaradamente a mentir sobre a minha idade!

Eu sou uma moça de gostos simples (AHAHAHAH) e, por isso, decidi compilar os meus desejos dos últimos tempos numa wishlist, a que chamei de aniversário porque é só mais um evento em que tenho desculpa para efectuar consumos pindéricos.


Em primeiro lugar o pânico eminente de que todo o colagénio da minha pele seja sugado para fora dela quando fizer os 25 começa a insugir-se. Falta aqui uma selecção de 20 cremes de olhos diferentes, mas ainda tenho de pesquisar os melhores que aí andam, para o desejar. Para já, contentemo-nos com estes.

O óleo de rosa mosqueta da Pai já me anda a piscar o olho ao tempo, andamos neste flirt vai para um ano, e nada de vir morar comigo! Agora, com um empurrãozinho da Patuxxa, acho que está para breve!

Porque, toooda a gente quando se apercebe que vai ficar velha e enrugada, corre para o Advanced Night Repair da Esteé Lauder, agora também eu me sinto pronta, especialmente depois da reformulação que sofreu.

O meu primer de sombras está a acabar, por isso ando a namorar o da Nars (se é bom para a Lisa Eldridge, é certamente bom para mim também...) e, já agora que venha também o corrector para ter portes de borla. Porque nem vim de França há 3 meses... E já agora, o Schiap, o rosa mais fantástico da face da terra.

A Rouge Bunny Rouge, simpaticamente oferece 20% aos bloggers no seu site, em compras, o que só me empurra ainda mais para a minha mais recente terapêutica de substituição do iluminador da Becca que nunca mais chega a Portugal nova remessa, o sea of clouds! Não digam que não vos avisei Becca!

Os blushes em creme da Chanel, qualquer cor menos o castanho, se faz favor, se vierem todas não fico nada chateada!

A loção P50 da Biologique Recherche, porque a Caroline Hirons disse que era a melhor coisa do mundo, isso para mim chega.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Produtos acabados dos últimos tempos



- Corine de Farme - em supermercados;
- La Roche Posay Lipikar Lait - em farmácias;
- Clarins lotion enérgisante éclat du jour - em perfumarias;
- Fekkai summer hair tousled wave spray -de momento não conheço nenhum site que tenha o stock completo :(;
- Garnier Fructis Liso 72h - em supermercados;
- Vichy eau thermale - em farmácias;
- Make up Forever Pro Finish pó - na Sephora;
- Caudalie Vinosource creme sorbet - em farmácias;
- Skinceuticals CE Ferulic - podem comprar aqui ou em farmácias, review aqui;
- Skinceuticals retexturing activator - podem comprar aqui ou em farmácias, review aqui;
- Bioderma leite SPF 50 + - em farmácias;
- Bioderma sensibio AR - em farmácias;
- Artistry lápis sobrancelhas - à venda aqui*;
- Bourjois healthy mix base em 51 - em perfumarias;
- Clinique all about eyes rich - em perfumarias;
- REN glycolactic radiant renewal mask - na parafarmácia do ECI;
- Schwarzkopf essensity máscara para cabelo seco - em lojas da especialidade e cabeleireiros*;
- Nails 4 us secante rápido de verniz - Sephora e lojas da marca;*
- My Face Cosmetics slinky - à venda aqui;*
- Maybelline The Colossal - em supermercados;

Favoritos de Julho e Agosto



- Caudalie Esfoliante Divino - em farmácias,
- Caudalie água perfumada "Thé de Vigne" - em farmácias;
Unna Brenan superfacialist óleo desmaquilhante anti-age - à venda aqui;
La Roche Posay Serozinc - em farmácias francesas, exclusivamente :(;
Royal and Langnickle SILK Pro C130 - à venda aqui;
By Terry Touche Veloupte - à venda aqui;
Essence Pure Skin anti-spot gel - à venda na Wells do continente;
The Body Shop - Honey Bronze Lip Balm;
Maybelline Masterdrama lápis - à venda em supermercaodos (para quem não conhece o blog da Marlene e da Diana: http://blog.prettyexquisite.com/);
Clarins ombre ombre em "lavander tea" - em perfumarias;
Burberry sombra "antique rose" - nas perfumarias Douglas ou no ECI;

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Manual de uma rapariga ocupada (leia-se, preguiçosa) - Capítulo I: Z palette

Já vos expliquei o quão preguiçosa sou? Se me posso levantar 5min mais cedo, prefiro dormir esses 5min e andar a correr que nem uma psicótica, buzinar a 5 velhinhos no caminho que travaram sem qualquer razão e chegar ao trabalho a hiperventilar do que simplesmente levantar-me 5 ridículos minutos mais cedo. Mas, quem sofre da minha patologia compreende-me. Sempre entreguei os trabalhos em cima do prazo, sempre estudei em cima da hora (e por isso nunca fui a aluna excelente que podia ter sido, or so my mom says). Dizem que as pessoas preguiçosas são as mais criativas, o que eu francamente acredito, porque é preciso arranjar soluções para compensar o tempo que deitamos pela janela (ou que, em 90% dos casos, dormimos) AGORA!

Assim, surge esta rubrica! Não quero com isto estar a incentivar o meu comportamento ridículo, pelo amor, levantem-se os 5 minutos mais cedo e previnam o risco cardiovascular nas vossas vidas, mas aqui fica de qualquer forma, para quem é como eu ou para quem, pelo contrário, sabe que tempo é dinheiro e não é ridículo.



Comprei esta Z Palette no site http://maquillalia.com/ porque simplesmente andava com uma montanha de sombras soltas espalhadas pelas minhas gavetas, e eu torno-me demasiado preguiçosa para abrir mais do que uma sombra de manhã (leia-se: a escolha costuma ser entre duas sombras ou uma + pequeno-almoço, adivinhem qual costumo escolher?). Tive uma óptima experiência com o site, paguei 3,50€ de portes (se não estou em erro) e chegou em 3 ou 4 dias úteis (sou excelente para dar números precisos, não sou?).

Para quem se está a perguntar o que é, afinal a Z Palette: é uma paleta que vem vazia, em que a base é um íman e que prende sombras soltas que tenham por casa! Vem ainda com um saquinho com discos de metal para colar ao fundo da sombra quando a pan da sombra não é de metal e não adere ao íman.

Um artefacto simples, mas que nos torna a vida bestialmente mais fácil! A que eu encomendei está de momento esgotada, mas existem muitos outros modelos no site!

Que acham desta rubrica? Partilhem o vosso cúmulo da preguiça!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dúvidas das leitoras IV

Mais um post com as dúvidas que me têm colocado nos últimos tempos! Esta rúbrica vai ganhar um novo formato, pois vou passar a esclarecer dúvidas num fim-de-semana por mês e, avisarei na segunda anterior quando podem começar a enviar as questões por email apenas. Espero que este formato não incomode ninguém, é só mesmo para que me possa organizar melhor e consiga fazer este tipo de posts mais rapidamente. Por isso, reforço, peço-vos que não coloquem dúvidas neste post, a não ser que estejam relacionadas com as dúvidas aqui colocadas, obviamente.

Devo prevenir que não vou responder a quaisquer dúvidas colocadas fora do período que referi, caso contrário jamais haverá outro tipo de posts (porque, infelizmente, o tempo que tenho para dar ao blog é bastante limitado).

Espero que compreendam!

Cá vai mais uma leva de dúvidas!

A Lígia perguntou:

Gostei tanto da tua dica que resolvi abusar, mais um bocadinho, sim porque já coloquei uma duvida no teu blog, aguardo a resposta.
Gostava de usar um shampoo de supermercado, é mais barato e fácil de encontrar. Ate aqui uso alternado ora da O Boticario oura da The body Shop.
Tenho um cabelo com pouco volume, madeixas, oleoso na raiz e seco nas pontas.
O que me aconselhas?

Olá de novo Lígia! De uma maneira geral, não costumo ser muito fã de champôs de supermercado por serem muitop detergentes e limparem "demasiado" o couro cabeludo, deixando-o sem óleo algum e produzindo óleo exacerbadamente muitas das vezes, em consequência. Quando procurares um champô procura algo que diga "couro cabeludo sensível" pois esses são normalmente os mais gentis! Apesar da maioria dos produtos terem evoluído imenso nos últimos anos, os champôs são dos produtos que menos têm acompanhado esta mudança.

Espero ter ajudado, nem que seja um bocadinho.

A Joana perguntou:

Olá. Acabei de ler agora o post onde respondeu às dúvidas de leitoras e pensei que também me poderia ajudar.
Sempre tive a pele oleosa e com tendência a ganhar acne. Numa consulta com o médico de família, falei-lhe do problema e ele receitou-me isotretinoína orotrex (acho que escrevi direito), o que realmente ajudou com o acne. Agora o tratamento acabou e apesar de já não ter borbulhas ainda estou descontente com a minha pele. 
Para tentar melhorar fui a uma farmácia e pedi ajuda à funcionária: expliquei-lhe que tinha feito o  tratamento e que a minha pele estava seca em algumas zonas e oleosa noutras. Para além disso fiquei com muitooooooooooosssss pontos negros nas zonas do nariz e bochechas. Ela aconselhou-me o EFFACLAR DUO para chegar de manhã (controlar o acne e a oleosidade) e o MOISTURISING CREAM, SÉBIUM HYDRA da BIODERMA para a noite (hidratar).Para lavar o rosto utilizo o PURIFYING AND FOAMING CLEASING GEL, SÉBIUM GEL MOUSSANT, também da BIODERMA.  Já se passou mais de um mês e  a minha pele continua  muito oleosa na zona t (a fase da desidratação já passou) e gostaria de resolver o problemas dos pontos negros. Já pensei fazer uma limpeza de pele mas não é aconselhável para esta altura do ano devido ao sol e ao calor.
Será que me podia ajudar a estabelecer uma rotina mais eficaz? E indicar-me uma máscara ou um tónico que me ajudem com os pontos negros?

Olá Joana, acho que a tua rotina está fenomenal, a minha colega aconselhou-te bem. A única questão que alterava era substituir o produto de limpeza por algo mais suave como um leite. Em  relação aos pontos negros aconselho uma máscara de lama como umas da Cartier que encontras no Celeiro ou uma Glamglow que se vendem na Perfumes&Companhia, se quiseres um produto mais luxuoso. Aconselho também uma máscara esfoliante, ambas de forma semanal e vais ver como os pontos nergos vão diminuindo.

Fica a dica, espero que ajude!

A Mariana escreve:


Está tudo bem? Desde já quero dar-te os parabéns pelo teu blog, que é para mim paragem obrigatória. Adoro a forma como falas das coisas. Tenho algumas dúvidas de skincare e se me pudesses ajudar seria fantástico!
Então é assim (começa o blá blá blá), eu quando era nova tinha um problema enorme de acne que levaram a algumas idas ao dermatologista e consequentemente ao meu início no mundo dos cremes. Mas com os meus 13 anos, eu lá me dedicava à minha pele e não punha creme nenhum que o dermatologista me receitava, o que levou a algumas (e horríveis) cicatrizes de acne. Sendo assim, passado alguns anos, eu comecei a cuidar de mim e da minha pele aos poucos, e agora, aos 21 anos, já não sei viver sem os meus cremezinhos. A minha mãe diz que eu tenho cremes para tudo, e ainda bem!
Estou neste momento a usar a gama Clean Ac da Avène (tanto creme hidratante como leite de limpeza) de manhã e à noite limpo outra vez a pele com o leite de limpeza e uso o duac gel numa noite e noutra o NeoStrata  Gel Forte Salicílico (intercalo-os). Tudo aconselhado pelo dermatologista. Também uso um creme de olhos da L’oréal Código de Juventude (não sei se é o mais adequado para mim mas foi compra de emergência que o meu contorno de olhos começou a escamar por causa dos cremes serem agressivos!).
Qual será o creme de olhos mais adequado para a minha situação?
Também, as minhas cicatrizes incomodam-me muito, quem não sonha em ter uma pele fofinha de bebé? Pois, eu normalmente uso BBCream da L’óreal para peles oleosas (não gosto de usar bases muito pesadas no dia-a-dia) e quando ponho blush ainda evidencia mais as minhas marcas. Sendo assim, podias recomendar-me um creme superpotente e fantástico para ver se as marcas começam a desaparecer? Sei que esse desaparecimento será demorado mas este é o próximo passo (já que a minha acne melhorou substancialmente). Eu costumo fazer exfoliação na cara com um exfoliante da Avène também mas não chega.
Desculpa este relatório gigante.
Muito obrigada!

Muito obrigada Mariana! Ora em primeiro lugar: creme de olhos. Facto: quem fez tratamentos anti-acne está mais sujeito a rugas do que as restantes pessoas porque, durante anos, tomaste medicação e usaste produtos para te atrofiar as glândulas sebáceas. A boa notícia é que ainda vais a tempo ;) Um bom que costumo recomendar é o da Clinique "al about eyes riche" que uso à noite, ou de qualquer outa marca. Não te assustes com as palavras "anti-rugas" nem penses que são muito pesados para ti (a não ser que diga qualquer coisa como efeito super lift!!), porque colocar idades para se usar determinada coisa é o maior mito induzido pela indústria nas pessoas.

Pois para reformular a pele o mais aconselhável é fazer um peeling mesmo com o dermatologista, hoje em dia isto já não quer necessariamente dizer que vais sair do consultório com cara de bife tártaro, já que estes tratamentos evoluíram imenso nos últimos anos, especialmente quando feitos por um profissional qualificado e não pela Maria Amélia ali do salão do canto. Se achares que não estás pronta para uma solução tão radical, aconselho algo como o sérum Retexturing Activator da Skinceuticals que, tal como o nome indica, muda a textura da pele, durante o dia, e à noite qualquer coisa como o Advanced Night Repair da Esteé Lauder que protege contra os radicais livres e também ajuda a remodelar a pele. Podem ser semelhantes a estes, como substituir o ANR da Esteé Lauder pelo Sérum 10 da Skinceuticals. Outro produto interessante é o Cosmelan 2 da Mesoestetic (o 1 é de uso exclusivo em gabinete médico), mas esse é um peeling potente, mesmo feito em casa, ao contrário dos anteriores que são mais suaves, se optares por este, sugiro um creme gordo usado em conjunto e um protector solar SPF 50+ mineral, para não entrar nem um raio de sol. Outro produto que podes experimentar à noite em vez de todos estes que referi é o Rosehip Oil da Pai Skincare (à venda online e na Skinlife) que é conhecido pelas suas propriedades cicatrizantes e regeneradoras da pele! Creio que ia resultar maravilhas com um sérum esfoliante!

Em relação ao blush, há uma regra básica que te ajudará imenso: blushes brilhantes reflectem a luz, dando mais dimensão ao rosto, blushes mate no entanto, disfarçam dimensões, tanto depressões como inchaços, por isso são excelentes para quem tem acne ou marcas (depressões negativas ou positivas). Esta é a mais fácil de resolver!

Espero que ajude!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mais uma feliz ida ao cabeleireiro!

Tal como postei no facebook, resolvi cortar (mais de metade) do cabelo novamente, agora que a Kelly regressou ao Anton Beill Hairdressing. Já aqui tinha professado o meu amor pelo salão e pelo serviço que me deixou louca de felicidade com o meu cabelo (quando nem sempre temos a mais feliz das relações).

Desta vez, o cabeleireiro mudou de local em Lisboa, ainda na rua Castilho, mas já não está inserido na Anton Beill Creative Academy, tendo o seu próprio espaço, que está lindíssimo.

Imagem de http://www.antonbeill.com/
Desta vez não ia com nenhuma ideia em específico sobre o que queria, por isso entreguei-me às expeditas mãos da Kelly e disse-lhe "faz o que quiseres", manobra arriscada em quaisquer outras mãos nas quais não confie tanto. Assim, depois de conversarmos, facilmente se resolveu que um bob meio escadeado seria a melhor opção (francamente estou farta do verão e o cabelo ainda contribui mais para o efeito-estufa!).

Devo ainda confessar um segredo bem guardado da minha existência: nunca tinha feito uma manicure profissional. Porquê? Porque simplesmente me divirto demasiado a fazê-la a mim própria! Entreguei-me as minhas mãos à Naína e percebi que o andava a menosprezar bem mais as cutículas do que devia, shame on me!

Assim, em pouco tempo, saí uma mulher nova do salão, ora vejam a diferença:

Antes
Depois
Vocês vão vê-lo depois com o "styling" das minhas mãos incapazes, nos looks do dia para terem uma noção mais real de como está!

Quero agradecer imenso ao Anton pela recepção fantástica no cabeleireiro e por ter dado atenção ao meu blog (não escrevi sobre o salão para agradar a ninguém, apenas porque adorei a experiência e a forma como fui tratada). Mais uma experiência extraordinária!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dúvidas das leitoras III

Mais um post com as dúvidas que me têm colocado nos últimos tempos! Esta rúbrica vai ganhar um novo formato, pois vou passar a esclarecer dúvidas num fim-de-semana por mês e, avisarei na segunda anterior quando podem começar a enviar as questões por email apenas. Espero que este formato não incomode ninguém, é só mesmo para que me possa organizar melhor e consiga fazer este tipo de posts mais rapidamente. Por isso, reforço, peço-vos que não coloquem dúvidas neste post, a não ser que estejam relacionadas com as dúvidas aqui colocadas, obviamente.

A Sofia colocou a seguinte dúvida:

Fiquei não a muitos dias a conhecer o teu canal/blog e fiquei logo rendida.
O que me levou a escrever-te foi a curiosidade em tirar algumas duvidas. Tenho 21 anos e apesar de ter estudado marketing no secundário e trabalhar em comercio deixo-me levar totalmente pela publicidade, pela embalagem, pelo que o produto promete e principalmente pelo preço.
Já experimentei de tudo, marcas brancas, caras ou baratas. 
No passado já tive graves problemas de acne que foram tratados no dermatologista mas hoje em dia a minha pele é de normal a mista e em nada aparente um futuro tão triste :p
mas o que realmente quero saber é porque só falas em produtos de farmácia e perfumaria...
era que os de supermercado fazem mal a pele?
Como nivea, loreal ou ate essence?
Essas escolhas que tenho feito vão trazer-me problemas futuramente?
O que há de diferente num cosmético de supermercado e farmácia?
desculpa as perguntas parvas mas és sem duvida a youtuber mais inteligente que fala com real conhecimento sobre os produtos.
Quero imenso aprender contigo.
Aguardo ansiosamente uma resposta tua. :)
Parabéns pelo teu trabalho

Obrigada Sofia, em primeiro lugar, pelas palavras simpáticas! Se procurares no blog, eu falo de marcas de todos os preços e mais alguns, das mais caras às mais baratas mas, tens toda a razão quando dizes que dou destaque a marcas mais caras e essencialmente de farmácia.

 Por ser farmacêutica tenho mais facilidade em conhecer as marcas de farmácia mas, para além disso, têm uma soberba relação qualidade/preço na grande maioria das vezes. Enquanto que no caso da maquilhagem existe um produto ou outro barato e excepcional, nos cuidados de pele, na maioria das vezes, tens o que pagas. Não digo que não existem produtos pontuais excepcionais de algumas marcas como a Nivea, que até já mencionei por aqui, mas quando se trata de cuidados de pele, especialmente para pele sensível (como a tua, pela situação da acne) ou para prevenir o envelhecimento, um creme de 10€ do supermercado não pode ter aquilo que realmente previne o envelhecimento se 1g desse composto custa 20€ ao laboratório vindo do fornecedor (exemplo claro, quase nada é assim tão caro na cosmética, nos medicamentos já é outra história).

Resumindo: normalmente, os produtos de farmácia têm mais do que interessa e de melhor qualidade do que os produtos do supermercado e não é assim tão caro, nalguns casos, dependendo das marcas e dos produtos. Convido-te a comparar os preços de linhas semelhantes por ti mesma, supermercado vs farmácia e vais ver que a diferença muitas vezes é mínima nalgumas marcas e, olhando para a lista dos ingredientes, vale bem a pena!

Em relação a marcas de perfumaria, o target da perfumaria é o glamour associado ou não a eficácia. Mais uma vez, existem muitos produtos de perfumaria que combinam ambos, mas geralmente sempre a um preço acrescido pelo packaging e imagem. Mas, mais uma vez é uma questão de preferência pessoal.

Espero que tenha ajudado a esclarecer.

A Cláudia perguntou:

Eu tenho, talvez, o pior tipo de pele de todos: mista. Mas a minha pele é mesmo de extremos: exageradamente oleosa na zona T e extremamente seca nas bochechas, contorno dos olhos e boca. Depois de Nivea, Garnier, Vichy e até Bioderma, desisti de andar por estas marcas e passar à "artilharia pesada". Virei-me para a Avène (bastante acessível, até) e comprei o gel de limpeza Cleanance, a loção purificante matificante e o gel-creme Cleanance K. O gel-creme funciona lindamente na zona T mas nas bochechas... o terror!, ficam secas, secas, secas e super vermelhas (ah, já agora, tenho também rosácea...). Optei por usar o Cleanance K na zona T e nas bochechas o Anti-Rogeurs fort também da Avène. Entretanto, parece que a pele se habituou... e decidi mudar de novo. Já não tenho acne e por isso penso que a minha pele apenas precisa de hidratação e não de um cuidado específico. Como nunca usei nada de séruns nem creme de olhos, fiz uma pesquisa e estou decidida relativamente a usá-los. Mas agora as dúvidas: será melhor o Diopticalm da Lierac ou o All About Eyes Rich da Clinique? Os meus olhos andam a queixar-se visto que a pele anda muito seca... Tenho algumas olheiras mas nada de preocupante. Relativamente ao sérum, e tendo em conta que a minha pele apresenta vermelhidão constante, marcas de sol e poros dilatados, será melhor o Idealist Even Skintone Illuminator ou o Idealist Pore Minimizer Skin Refinisher, ambos da Estée Lauder? Relativamente a hidratantes de rosto decidi-me pelo Dramatically Different Moisturizer Gel da Clinique, para peles mistas e para o dia, e vou experimentar também um óleo de hidratação da Clarins, de lótus, indicado para peles mistas (vi no blogue da Coisas & Cenas e decidi experimentar também), para a noite. Que achas disto, tendo em conta que não quero gastar mais de 200 euros? Podes ajudar-me, por favor? Ficaria eternamente agradecida! 

Em primeiro lugar queria desmistificar uma coisa que disseste Cláudia, e que oiço muita gente dizer: a pele não se habitua a nada porque não é uma criatura, tal como não respiramos pela pele porque não somos anfíbios. Isto é apenas mais um dos mitos criados pela indústria cosmética. O que pode acontecer quando a pele reagia bem a algo e agora já não reage é um desequilíbrio de bactérias, as bactéricas patogénicas que causam a acne podem ganhar resistência ao anti-séptico que existe no produto de limpeza. Esta é a mesma razão pela qual muita gente diz que se "habitua" a desodorizantes.

Agora que já tirei este peso do meu peito (ahah desculpa, sou nerd) a tua pele não está mista, está estupidamente desidratada! Consegues criar uma rotina de pele simpática por bem menos desse valor. Aconselho a mudares o produto de limpeza para um óleo (como o da Una Brennan ou da linha de camomila da The Body Shop) ou um bálsamo desmaquilhante (como o da linha de camomila da The Body Shop ou da Emma Hardie), seguido de um tónico esfoliante como um da Lierac (o qualquer coisa éclat) ou outro que encontres (estou para fazer um post sobre isso...), seguido de um sérum hidratante como o sos desálterant da Caudalie. Creme de olhos aconselho qualquer um desses dois, mas o diopticalm tem mais água e se calhar é bom para o verão. Segue esta rotina com um creme rico em água e que ajude na vasoconstrição como o sensibio AR da Bioderma, o rosaliac da Uriage ou o Mesostetic couperend maintenance cream que é o melhor creme anti-rosacea que já usei. Podes alternar o sérum da Caudalie com um despigmentante (sou fã do da Caudalie também) ou usar algo como o óleo de Lótus da Clarins à noite. Durante o dia usar sempre sempre protector solar, religiosamente. Podes introduzir máscaras de cuidados específicos também como hidratação ou esfoliação se achares que a tua pele tem necessidade.

Ter uma pele hidratada e equilibrada é meio caminho andado para controlar problemas como oleosidade e aumentar a espessura da pele, diminuindo a rosacea.

Espero que ajude e a tua pele mude para melhor!

A Ana Filipa perguntou:

Olha envio-te este e-mail primeiro para te dar os meus sinceros parabéns pelo trabalho que tens desenvolvido no teu blog e em todas as outras plataformas sociais em que estás inserida! Espero que continues durante longos e largos anos a ajudar com as tuas preciosas dicas quem precisa!
Agora vou passar à parte mais chata, que são uns problemas de pele que eu tenho mas que já nem são de agora.
Então é o seguinte, tenho 27 anos a minha pele é mista a oleosa e tenho algumas manchas provocadas pelo sol no rosto devido aos inúmeros descuídos de quando era mais nova...já há algum tempo que quero arriscar num serúm e/ou creme para prevenir que me apareçam mais e para tratar as já existentes...mas estou um pouco perdida, será que me podes ajudar/aconselhar? 
Os poros muito dilatados também são outro problema que tenho... :( 
A última questão que tenho para te fazer é (e como já referi em cima, tenho  27 anos) que produtos devo começar a utilizar para prevenir as primeiras rugas?
Se nas três questões me dissesses marcas e produtos específicos ficaria-te imensamente grata!

Muito obrigada Ana Filipa pelas palavras, vou tentando com o pouco tempo que tenho, fazer o que consigo (como toda a gente)!

O sérum anti-manchas que mais gosto é o da Caudalie (pareço um disco riscado, eu sei, mas é de facto a melhor relação qualidade/preço que tenho visto), mas a Eucerin também tem uns cuidados específicos bem interessantes anti-mancha, bem como a Clinique, embora seja bem mais cara. Seja qual for o que escolheres, usa sempre sempre e todos os dias, protector solar para prevenir mais danos.

Quanto aos poros dilatados, não há nada que os feche de volta, quanto muito há produtos que disfarçam como um sérum da Esteé Lauder como a Cláudia referiu acima, o Pore minimiser, mas não há milagres a nível de poros, simplesmente.

Acho que deves apostar na hidratação, essencialmente no ácido hialurónico! A Eucerin tem uma linha boa chamada hydraluron-filler com base nesse activo e tens imensa coisa também na La Roche, na Avéne e tantas outras marcas. É só escolher!

Espero ter ajudado!

Por hoje são estas três, mas não desesperem, amanhã haverá mais dúvidas que, desta vez, não tinham fim eheh!