domingo, 24 de agosto de 2014

Favoritos de Julho 2014



Produtos mencionados por ordem de menção:

- Caudalie soin corps nourissant lait (em farmácias)*;
- Rodial StemCell Superfood Cleanser (em vários sites e fisicamente na Skinlife);
- Gatineau Active Éclat Soin Flash enérgisant lumiére (no facebook da marca podem encomendar com desconto, se referirem que são leitores do blog ou na Kitchen Makeup Boutique da Av. de Roma)*;
- Mesoestetic Anti-Stress face mask (no e-beautycare);
- Bobbi Brown longwear cream shadow em "slate" (no El Corte Inglés);
- Dior BB eye cream em 01 (em perfumarias);
- By Terry Cellularose Blush Glacé em "frozen petal" (no SpaceNK);
- Nars cream blush "cactus flower" (no site da marca);

*Produtos gentilmente oferecidos pelas marcas para review.

domingo, 3 de agosto de 2014

Anti-oxidantes - Parte I

Todos os anos há uma "pancada" que afecta a humanidade, nos últimos anos tem sido usar as palavras anti-oxidante a pontapé. "Come *inserir nome de fruto exótico* que é super anti-oxidante!". Lentamente, fomos introduzindo no nosso vocabulário as palavras anti-oxidante e passou a ser um termo perfeitamente banal e usado aos pontapés em relação a tudo. Agora pergunto, mas sabem o que é efectivamente um anti-oxidante e o que faz? Continuem a ler e eu prometo esclarecer tudo.

Para compreender o que é um anti-oxidante, vamos primeiro compreender o processo que este combate: o stress oxidativo. O stress oxidativo consiste basicamente na presença de espécies reactivas de oxigénio que causam o envelhecimento e, ao longo dos anos podem causar doenças como o cancro e doenças neurodegenerativas entre tantas outras que se suspeita terem origem num desiquilíbrio destes. No entanto, o nosso organismo possui a capacidade de neutralizar estas espécies reactivas de oxigénio, na sua grande maioria, mantendo o equilíbrio redox do organismo e a saúde das nossas células, embora o envelhecimento não consiga nunca ser combatido, como se sabe, embora se desconheça ao certo o porquê!

Vou tentar explicar isto de uma maneira relativamente simples, mas aviso desde já que Bioquímica nunca foi o meu forte: pensem neste processo como um jogo onde os peróxidos ou um radical livre (ou outra espécie de oxigénio reactiva) roubam às nossas células um electrão, do qual precisa muito para manter o seu metabolismo normal e para sobreviver, basicamente. A célula fica "desesperada" sem esse electrão e, se for uma célula "saudável", com "os chakras alinhadinhos" (brincadeirinha, a quem não percebe ironia, boa?), recupera deste golpe sozinha e prossegue na sua vidinha. Se for uma célula mais infeliz da vida dela, vai fazer uma de duas coisas: ou vai roubar o que precisa da célula do lado, ou vai suicidar-se placidamente, qualquer uma delas vai causar um desquilíbrio. Quando uma disrupção destas ocorre e não é corrigida, os danos podem ser incorporados no DNA, surgindo mutações neste e consequentemente nas proteínas que são transcritas através deste.

E o que faz com que estas espécies reactivas oxidantes existam no nosso organismo? Fenómenos que todos conhecemos como o stress, poluição, má alimentação, que se traduzem num desequilíbrio de espécies reactivas de oxigénio.

Vejam como é pseudo-intelectual colocar aqui um esquema com mutas setinhas!

Eu sei que não é um processo básico (e eu cortei aí umas 20.000 etapas e termos importantes, os cientistas que lerem isto, que me perdoem o sacrilégio, sim?), mas eu tenho dificuldade em compreênde-lo em toda a sua plenitude, e sinceramente, nunca ninguém mo explicou até hoje de forma muito eficiente também, por isso espero que vos dê uma ideia geral do que se passa milhares de vezes ao dia, no vosso organismo e do quão maravilhoso ele é a combater o que lhe faz mal. A máquina da natureza nunca deixa de me abismar...

Vamos então passar ao que é um anti-oxidante! Um anti-oxidante é então um composto que tem protões daqueles que precisamos em excesso e que os pode ceder à vontade às nossas células, impedindo-as de ter danos. Agora que já esclareci o que é o stress oxidativo, fica bem mais fácil. Basicamente são compostos "protectores" que nos cedem o que precisamos quando precisamos.



A maioria dos alimentos que vêm da natureza (com excepção, talvez, da carne, que não tenho a certeza, atenção) têm algum potencial anti-oxidante, embora uns tenham mais que outros. No entanto até os alimentos apodrecem e, adivinhem o que é apodrecer? Isso mesmo, oxidação.

Há uns anos atrás, pensou-se que seria uma ideia fixe espalhar anti-oxidantes na pele a ver se ajudava alguma coisa no envelhecimento e constatou-se que sim, que topicamente há algum efeito.

No próximo capítulo desta novela vamos falar sobre alguns dos que existem no mercado e o que é que têm que combate a oxidação e pode ser que me apeteça falar de uma coisa que é o PAO (potencial anti-oxidante).

Estamos conversados em relação a esta parte?