Achei que era interessante esclarecer isto, uma vez que nos interessa a todas. Se procurarem nos rótulos dos vossos vernizes e secantes, todos ou quase terão lá escrito "toluene" ou "tolueno". Este composto é a causa destes avisos. Trata-se de um solvente derivado do petróleo usado não só nos vernizes das unhas, como nos aplicados nas madeiras, nas tintas e até nos nossos perfumes. É o responsável por aquele cheiro penetrante a "tinta fresca" que todos nós certamente reconhecemos.
De facto, este componente tem riscos para a nossa saúde, pois é muito absorvido pelos pulmões ao ser inalado. No entanto, ele só é completamente nocivo para as grávidas e lactantes pois, atravessa a placenta no caso da grávida e pode causar deformações no bebé, uma vez que o tolueno interfere com a divisão celular. Por isso, desaconselho vivamente todas as grávidas a pintarem as unhas.
Já em relação às restantes pessoas: não creio que o perigo seja muito elevado na utilização de vernizes. Uma vez que a concentração de tolueno é pequena e a percentagem que inalamos é entre 40%-60%, no total não é tão significativo que nos possa causar danos no Sistema Nervoso Central como poderá por exemplo, causar a uma manicure, um pintor... Ou seja, pessoas que estão todo o dia e continuamente expostas à inalação de tolueno.
Agora, se usaram até hoje vernizes e nunca sentiram estes sintomas (eu nunca senti e pessoalmente não faço o que vos aconselhei... Mas devia mesmo ser mais cuidadosa!) não deixem de usar o vosso verniz ou secante preferido por esta razão! Tudo o que usamos no nosso dia-a-dia tem riscos para a nossa saúde de uma ou outra forma. Até a coisa que vocês possam achar mais inócua pode ter efeitos adversos! Se quiserem um exemplo prático, o sumo de toranja corta o efeito da maioria dos medicamentos antidepressivos e que actuem no Sistema Nervoso Periférico!
Espero ter ajudado quanto a esta dúvida!
Edit: A Szofi chamou-me a atenção para uma coisa que realmente falta aqui. Falei-vos do tolueno mas não do formaldeído que, infelizmente, ainda está presente em muitos vernizes (embora tenha substituto) e que é cancerígeno (comprovadamente e não hipoteticamente como muitos de que ouvimos falar). Tem as mesmas características do tolueno (cheiro persistente, toxicidade, absorção pulmonar...) mas é usado em muitas outras áreas. Tem graves consequências para a saúde humana mas, tal como o tolueno, é usado em quantidades diminutas nos vernizes. Para quem gostava de saber mais informação, leiam aqui. Reforço o conselho: manicures em sítios arejados com o mínimo de inalação possível! Esperemos ver em breve mais vernizes sem estes dois componentes!