sábado, 23 de outubro de 2010

Limpar pincéis

As palavras maquilhagem e higiene nem sempre andam de mãos dadas infelizmente. Olhamos muitas vezes para expositores de lojas todos sujos de pós e sem brio. O pior é, na minha opinião quando usam na nossa cara os pincéis cheios de sujidade. Já me aconteceu na Sephora, uma senhora que lá trabalha usar em mim um pincel sujo e eu pensar toda enojada onde aquilo já esteve. Pois eu não devia ter ficado calada, uma vez que um pincel sujo pode ser fonte de transmissão de fungos e outras complicações cutâneas.


Por isso, em primeiro lugar, não sejam como eu e digam que querem um pincel limpo e, ainda mais importante, desinfectado! Todos os pincéis devem ser passados por álcool (a 70% já agora) antes de serem utilizados no cliente seguinte. Se não exigirem isto, podem ter um eczema ou uma conjuntivite ou até mesmo um herpes labial como recompensa pelo "deixa estar".Para além disto, algumas embalagens também devem ser desinfectadas antes de serem testadas.

Já devem ter reparado no meu grande amor pela M.A.C. mas existem muitas razões por detrás dele, uma das quais é o facto de aqueles pincéis que são usados em nós estarem sempre a ser limpos e serem desinfectados entre clientes. Posso afirmar isto com segurança porque vejo isto a ser feito à minha frente, inclusivamente entro nas lojas em alturas de pouco movimento e os artistas estão quase sempre a limpar os seus pincéis (cada artista tem o seu próprio cinto de pincéis por isso controla exactamente quando os limpou, isto não acontece nas restantes lojas).


Já os nossos pincéis em casa também não devem ser descurados na sua limpeza, devem ser lavados no máximo de duas em duas semanas e desinfectados pois são um meio propício à propagação de bactérias. Entre maquilhagens (por exemplo têm o vosso pincel de esfumar sujo de sombra preta e querem usar castanha clara) uso toalhitas com álcool para limpar superficialmente mas há também quem use spray próprio para pincéis. Para os lavar uso shampô Johnson's baby ou shampô próprio para pincéis (depende do que tiver cá em casa...).

1- Shampô Johnson's baby;
2- Spray para higiéne de pincéis Sephora.

Deixo-vos ainda com um tutorial da Lauren Luke sobre a forma como ela lava os pincéis. Eu costumo fazer como ela.

3 comentários:

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!