segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dúvida - Vernizes e secantes

A Ana do blog Ana na Suécia colocou uma dúvida interessante sobre o facto de os vernizes e/ou secantes provocarem deformações, segundo diz na embalagem.

Achei que era interessante esclarecer isto, uma vez que nos interessa a todas. Se procurarem nos rótulos dos vossos vernizes e secantes, todos ou quase terão lá escrito "toluene" ou "tolueno". Este composto é a causa destes avisos. Trata-se de um solvente derivado do petróleo usado não só nos vernizes das unhas, como nos aplicados nas madeiras, nas tintas e até nos nossos perfumes. É o responsável por aquele cheiro penetrante a "tinta fresca" que todos nós certamente reconhecemos.


De facto, este componente tem riscos para a nossa saúde, pois é muito absorvido pelos pulmões ao ser inalado. No entanto, ele só é completamente nocivo para as grávidas e lactantes pois, atravessa a placenta no caso da grávida e pode causar deformações no bebé, uma vez que o tolueno interfere com a divisão celular. Por isso, desaconselho vivamente todas as grávidas a pintarem as unhas.

Já em relação às restantes pessoas: não creio que o perigo seja muito elevado na utilização de vernizes. Uma vez que a concentração de tolueno é pequena e a percentagem que inalamos é entre 40%-60%, no total não é tão significativo que nos possa causar danos no Sistema Nervoso Central como poderá por exemplo, causar a uma manicure, um pintor... Ou seja, pessoas que estão todo o dia e continuamente expostas à inalação de tolueno.

A solução que posso recomendar para este problema é: façam a vossa manicure num local arejado e não permaneçam a inalar o tolueno mais do que necessário pois não é muito saudável. Se ficaram com curiosidade, têm aqui um pequeno artigo da Wikipédia.

Agora, se usaram até hoje vernizes e nunca sentiram estes sintomas (eu nunca senti e pessoalmente não faço o que vos aconselhei... Mas devia mesmo ser mais cuidadosa!) não deixem de usar o vosso verniz ou secante preferido por esta razão! Tudo o que usamos no nosso dia-a-dia tem riscos para a nossa saúde de uma ou outra forma. Até a coisa que vocês possam achar mais inócua pode ter efeitos adversos! Se quiserem um exemplo prático, o sumo de toranja corta o efeito da maioria dos medicamentos antidepressivos e que actuem no Sistema Nervoso Periférico!


Espero ter ajudado quanto a esta dúvida!

Edit: A Szofi chamou-me a atenção para uma coisa que realmente falta aqui. Falei-vos do tolueno mas não do formaldeído que, infelizmente, ainda está presente em muitos vernizes (embora tenha substituto) e que é cancerígeno (comprovadamente e não hipoteticamente como muitos de que ouvimos falar). Tem as mesmas características do tolueno (cheiro persistente, toxicidade, absorção pulmonar...) mas é usado em muitas outras áreas. Tem graves consequências para a saúde humana mas, tal como o tolueno, é usado em quantidades diminutas nos vernizes. Para quem gostava de saber mais informação, leiam aqui. Reforço o conselho: manicures em sítios arejados com o mínimo de inalação possível! Esperemos ver em breve mais vernizes sem estes dois componentes!

18 comentários:

  1. Ainda bem que gostaste Paulinha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente! Bom post... Kiss*

    ResponderEliminar
  3. óptimo post mia ;) também é importante salientar que, para além do tolueno, o formaldeído é um composto que vem em quase todos os produtos de unhas (e que também é cancerígeno e provoca patologia pulmonar)

    ResponderEliminar
  4. É verdade sim e falhou-me Szofi, brigada! Mas mesmo assim o formaldeído já está a ser cortado de muitos vernizes devido aos alertas internacionais... Vou acrescentar isso ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fica aqui a citação de uma Engenheira Química, que expressa a minha opiniao.

    "O Tolueno(...), este solvente está presente nos combustíveis, que diariamente abastecemos os nossos carros, sendo que involuntariamente inalamos este solvente, sem que este assunto seja alguma vez falado."

    ResponderEliminar
  6. Exactamente! E em tantos outros sítios também! Mas como a cosmética é "fútil" estes assuntos são muito falados gerando opiniões muitas vezes erróneas sobre compostos "corriqueiros".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Adorei o esclarecimento, obrigado :)

    Bjinhos

    http://womansrighttoshoes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olá =)
    Muito bom post ;)
    Não fazia ideia destes 2 componentes e do mal que poderiam fazer.
    Obrigado***
    beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. De nada Clau ;) Tal como disse o grande Paracelsus: "Tudo é tóxico, só depende da dose".

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Óptimo post! Ainda bem que nos esclareceste, ainda por cima encomendei na sexta passada o Seche Vite e este assunto veio à baila esta semana. Sinceramente já estava a ponderar não o experimentar sequer =S Sendo assim muito obrigada pelo esclarecimento. ;)

    ooOO Pretty in Black OOoo

    **

    ResponderEliminar
  11. Obrigada ;) O seche vite nem tem o formaldeído que é o mais perigoso por isso, não te preocupes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Agora as marcas têm se preocupado mais em substituir o tolueno e formaldeído por outros compostos não tão nocivos para a saúde. A Dermacélsia e a Aguayo não têm esses componentes e agora até a Risqué está a investir nisso.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. É bom saber que se começam a preocupar com a saúde do consumidor e dos operários já agora...:(

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!