sexta-feira, 29 de junho de 2012

Maquilhagem à prova de calor

Nestes dias que têm estado de calor horrível, torna-se um pouco complicado manter a dignidade da maquilhagem ao longo do dia. No entanto, há várias dicas e produtos que podemos usar para a nossa maquilhagem aguentar mais tempo.


1- Preparar é a chave!

É nesta altura do ano que os primers são os nossos melhores amigos! Eles formam uma barreira entre a pele e a base e permitem que esta se adira a eles, aumentando a sua durabilidade. Se fizerem questão de usar sombra, podem também optar por um primer de olhos.

2- Bases correctas

No verão prefiro sempre bases mais siliconadas (que "secam" rápido e não são muito hidratantes) e opto por dar uso às bases em pó que estão acima. Não abusem das bases nestes dias pois, quanto mais abusarem, mais ela vai ter aquele aspecto "cakey" com a transpiração. Eu costumo passar as bases em pó só no corrector para o trancar e, levemente, com a ajuda de um pincel, na zona T. Muita gente prefere tinted moisturizers ou bb creams nesta altura. Eu também não desgosto, mas tenho a sensação de que tudo o que é muito hidratante parece que nos escorre pela cara abaixo juntamente com a transpiração, a não ser que seja um bb cream matificante e aí, é como uma base para peles oleosas e pode ser usado no verão.

3- Corrector

Tudo o que diz longwearing na embalagem, é provavelmente bom para esta altura. Mais uma vez, menos é mais no verão, boas opções são estas que aqui mostro, o Pro Longwear da MAC e o Double Wear da Esteé Lauder mas, se quiserem durabilidade a 100% aconselho o da MAC que não sai MESMO. Tenham cuidado ao escolhê-lo porque este corrector é mais escuro que  os restantes da MAC, escolham-no num tom abaixo.

4- Blush

Optem por blushes em creme ou creme-a-pó (aqueles que se transformam em pó quando os aplicamos) pois duram bem mais do que os em pó que, à primeira gota de suor, puf. Têm acima algumas suguestões da Women's Secret, Gosh e Fred Farrugia.

5- Rímel

Waterproof it, baby! Não há nada pior do que, a meio do dia ir à casa-de-banho e verificar que temos olhos de guaxini porque o rímel borrou. Boas opções são o Big and Curvy waterproof da The Body Shop e o Colossal da Maybelline também em waterproof (letras a azul).

6- Sombra

Quem não abdica das sombras, aconselho nesta altura a usar um primer ou, melhor ainda, optar por sombras em creme à prova de água que duram o dia todo quietinhas! Há para todos os gostos e bolsos, mate, brilhantes, em creme, em mousse, em várias embalagens... As sugestões que aqui tenho são da Essence (estas já foram descontinuadas mas há outras em potinho), da Bourjois, da Catrice e da Chanel.

7- Batons

Há quem goste de glosses e de lip balms para esta altura do ano. Eu acho que, mais uma vez e como as bases, eles escorrem! Especialmente os glosses, 5min depois vejo que o gloss me escorreu pelo lábio inferior abaixo. Nada bonito o efeito. Por isso, tendo a escolher stains como a caneta da Catrice, batons mate como estes da Fred Farrugia ou, se tiver os lábios secos, um gloss leve que deixe por baixo um stain, como este da Guerlain ou o novo vernis à lévres da YSL. Mas lembem-se, se quiserem mesmo balm ou gloss, apliquem pouquinho porque pode acontecer o que referi se tiverem a mão mais pesada.

Espero ter ajudado a vossa maquilhagem a durar mais nestes dias de calor! Não se esqueçam de usar um hidratante mais leve nesta altura também.

4 comentários:

  1. Com este tempo húmido até a minha zona T brilha! Eu prefiro usar uma camada fina de base e selar os produtos em creme sempre com pó, incluindo o blush (passo sempre um blush em pó por cima). De resto, temos armas muito semelhantes para combater o calor ;) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando tenho tempo também faço isso, mas é tão raro ter tempo para o layering...

      Beijinho

      Eliminar
  2. adorei as dicas, hoje estive o di a todo, hoje e naqueles dias de calor, com o Double Wear da Esteé Lauder e não saiu do sitio, super sequinho e impecável. a melhor compra sem dúvida graças a ti claro :) adorei as dicas, focas realmente alguns cuidados que devemos ter e que são mesmo importantes. em relação aos batons, uso o balm normal, e mesmo o gloss e nunca notei diferença, mas opto sempre por cores mais claras :) beijinho bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aconteceu com todos Filipa, não sei se será do formato dos meus lábios mas acabo sempre com aquilo a que a Julia Petit chama de "boca de frango frito". LOl

      Beijinho

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!