domingo, 24 de novembro de 2013

Je ne regrette rieeeeennn! - Shopping guide farmácias parisienses

Acho que a Piaf se referia à vida, mas eu hoje vou-me referir mesmo às compras! Depois de 3 meses e qualquer coisa a viver em França, as saudades apertam: da língua, das pessoas, do trabalho que lá desenvolvi, das pâtisseries et boulangeries (se vocês acham que sabem o que é massa folhada, vão a uma patiserie e peçam um mille feuille e observem as vossas papilar gustativas a desfalecer de emoção) mas, esscencialmente (e por mais que os quase 6 Kg que lá ganhei digam que me foquei mais nas especialidades), das farmácias!!

E por mais que sonhe ainda com o som do primeiro pedaço de baguette a ser partido (sim, eu vou falar muito em comida, conformem-se) ser algo digno de culto e não é por acaso que os padeiros são dos sindicatos mais poderosos em França e tem o seu próprio padroeiro em St Honoré, a farmácia é outro dos locais igualmente importantes, tal como cá, já que o nosso modelo de farmácia comunitária é igual ao francês na sua essência.

Assim, deixo-vos os meus must-haves da farmácia francesa.


Em primeiro lugar, temos o Emrbyolisse da vida. Experimentei a versão extra gorda também, mas não achei que fosse algo que vale a pena. Na versão clássica "lait-crème concentré", é, como já disse num vídeo, um creme básico, perfeito para quem se está a iniciar em cuidados de pele ou como hidratação básica pré-maquilhagem. Não é extraordinário nem imperdível, mas é algo a experimentar pelo menos uma vez na vida!

O Serozinc da La Roche Posay é um produto estupidamente procurado e, muitas vezes esgotado na citypharma e em muitas farmácias, é uma água termal, mas é mais que isso. Com minerais apaziguantes e anti-sépticos, torna a pele mais lisa e reduz as imperfeições. Não há razão nenhuma cientificamente falando para a água termal fazer o que quer que seja mas, que o faz, faz! Percebi ainda mais o culto da água termal quando o meu cabelo ameaçou cair-me todo e a minha pele rachar ao meio devido à água horrorosamente calcária de Paris e Amiens (onde estive, ainda mais a norte).

A linha Hydrabio da Bioderma existe exclusivamente em França, com grande pena minha pois vale a pena, aconselho este sérum de hidratação para peles desidratadas, a espuma de limpeza e a água termal cujo litro custa 3€. Faz-nos realmente chorar voltar aos preços portugueses...

Ir à citypharma e não comprar um pack duplo de Bioderma Créaline H2O é como ir a Roma e não ver o papa. Só que pior. Se usam esta água micelar, aconselho a fazerem stock, especialmente desta versão exclusiva também, a TS (très sèche) para pele extra seca, que é sempre adequado para qualquer zona ocular.

Não vos quero partir o coração, mas a Lierac é bem mais acessível também! Aconselho este Tonique Éclat para quem gosta de ter uma pele hidratada e luminosa! Com vitaminas e alguns ácidos, deixa a pele bastante viçosa e claro que eu tive de trazer um balde. Ainda da Lierac aconselho ainda o creme de olhos Diopticalm, melhor coisa de sempre, como já referi pelo menos um milhão de vezes por aqui...

A Melvita, marca toda "das naturezas" como eu lhes chamo às marcas biológicas, tem estas loções que devem ser usadas como tónicos que hidratam como um sérum (cosmeticsception, eu sei...) e eu trouxe comigo esta de narciso, que ilumina e hidrata. Ainda não consegui experimentar porque tenho uma quantidade absurda de coisas semelhantes abertas, mas tudo indica ser um produto brutal, porque as raves dele online são infinitas.

Outro produto de culto é, sem dúvida, o Homéoplasmine dos laboratórios Boiron. Acredito tanto em homeopatia como em unicórnios, para ser franca, mas esta pomada é genial! A sua genialidade não reside nos seus vestígios do que quer que seja diluídos de 1:10000000, mas sim nos seus excipientes, gordos e hidratantes, que reparam tudo, desde gretas a cieiro, a queimaduras. Comprem, a sério. É barato e não ocupa espaço na mala.

Se quiserem dois must must haves, o serozinc e o homeoplasmine têm de vir na vossa mala. E agora quero voltar, vêm comigo?

11 comentários:

  1. Aaaah A citypharma é paragem obrigatória. :D Já agora, como é que resolveste a questão da água e queda do cabelo? Estou com esse problema também, não sei o que fazer.

    Obrigada, Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei o Phytostim da phyto e parece que parou um pouco a queda, mas acho que o meu cabelo só se reabilitou mesmo na água portuguesa! É muito enervante mesmo a situação :(

      Beijinho!

      Eliminar
    2. Obrigada! Eu estou com esse problema agora na água da Figueira da Foz, mas com menos queda, talvez ainda não seja necessário. Em Janeiro vou para Paris e vou logo comprar esse spray, a água lá é terrível. Obrigada. :D

      Eliminar
    3. Sim, a água do norte também não perdoa! Espero que ajude no problema! E dá beijinhos da minha parte a Paris, diz que tenho saudades dela e da Paul ahahahah xD

      Eliminar
  2. Por acaso andava para perguntar exactamente isso sobre o Homéoplasmine. Está explicado!

    ResponderEliminar
  3. A eficácia do Homeoplasmine não reside apenas nos seus excipientes gordos (senão seria igual a todos os balms que por aí andam!) mas sim ao ácido bórico que para além de ter uma componente citostatica (e daí a ingestão excessiva possa causar diarreia esfoliativa), é adstringente e anti-séptico. ;)

    ResponderEliminar
  4. o óptimo é que muitos produtos por lá são bem mais baratos que aqui e tens muito mais escolha! adorei as tuas compras! :)
    -
    Ester @ Drawing Dreaming

    ResponderEliminar
  5. Descobri recentemente o teu blogue e o d szofi e gosto imenso de ambos. só me desespera ter de esperar 10 anos até que vocês cheguem à minha idade e experimentem produtos antirrugas. Help, preciso urgentemente de algo para as rugas de expressão dos olhos. O que aconselhas? é certo que não usas mas dos teus conhecimentos e experiência podes aconselhar algo? obrigada Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Ahaah percebo a frustação, mas a parte boa é que eu e a Sofia usamos coisas à frente do nosso tempo às vezes :p devo dizer-te que amo amo amo o creme de olhos mais gordo da Algenist (à venda na Sephora) e o da Clarins, qualquer um deles é excelente ;) Fica a sugestão!

      beijinho

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!