quarta-feira, 29 de julho de 2015

10 coisas a fazer hoje para amanhã acordar com uma pele melhor / 10 things to start doing today for a better skin tomorrow

Há tantos pequenos gestos que fazem a diferença a longo prazo na nossa pele. Podemos começar por beber muita água e tentar não comer muita porcaria diariamente (levantem o braço se se sentem nesta luta diária comigo) mas nem só disso vive o homem e a mulher.

Aqui vão 10 dicas de coisas que eu tento fazer e que noto que ajudam imensamente a minha pele a ficar mais bonita e mais rápido.

1- Desmaquilhem-se logo a seguir a tirar as calças apertadas e os sapatos desconfortáveis. A sério, desmaquilhar o rosto da maquilhagem e de toda a porcaria que acumulou ao longo do dia deveria ser das primeiras coisas que fazemos quando chegamos a casa pois permite começar a fazer tratamento logo e esse mesmo tratamento fica em contacto com a nossa pele o maior número de horas possível. Faz sentido?

2- Banir a espuma da vossa vida. A sério, banir mesmo tudo o que faz espuma. Provavelmente já ouviram falar de surfactantes que são as estruturas responsáveis pela produção de espuma e que basicamente têm como função destruir gordura. Vamos visualizar, dou este exemplo milhares de vezes: quando lavamos a loiça, particularmente quando é algo gorduroso, colocamos uma determinada quantidade de detergente. O que acontece? Forma-se um leite. A nossa tendência natural é acrescentar mais detergente até fazer espuma. A ciência por detrás disto é simples, quando temos um leite quer dizer que o surfactante já "quebrou" a gordura toda e que não sobrou nenhum surfactante para formar espuma com a água. Quando temos espuma quer dizer que a gordura já saiu toda e que o mesmo surfactante reagiu com a água para formar bolhas (tudo isto são micelas, tecnicamente). O mesmo acontece na nossa pele e ela dá-se a grandes trabalhos para produzir uma gordura perfeita para nós.

3- Banir o álcool... pelo menos o do tónico. Não, não vou dar lições de moral e bons costumes, não é neste burgo que se trata disso. Estou mesmo a falar do álcool que está presente em tantos produtos com as mais diversas funções. O mais provável é estar em tónicos, geles e espumas de limpeza. Embora não esteja provado, o álcool pode causar hipersensibilização e, esta parte está provada, seca a pele de todas as maneiras erradas.

4- Usar protector solar SEMPRE! Chuva, sol, não vão à praia, pouco interessa: sempre é sempre, não é só no verão.

5- E por falar nisso, desmaquilhar o protector solar. Sim, isso mesmo. Já repararam que é branco? Sabem porquê? Porque utiliza pigmentos brancos para reflectir os raios UV, exactamente os mesmos pigmentos usados como opacificantes na maquilhagem e, se não os desmaquilharem vão ficar a obstruír-vos os poros até ao dia seguinte. Esta é particularmente importante no verão.

6- Lavar as mãos antes de tocar na cara e evitar tocar na cara. Esta é difícil, eu sei, mas isto e limpar o telefone regularmente fazem a sua diferença!

7- Parar de guardar cuidados de pele e maquilhagem na casa de banho. Sabem qual é a percentagem de humidade da vossa casa de banho? Entre os 70-90%. Sabem quem curte imenso dessa humidade? Bactérias.

8- Esfoliar sem hidratar a seguir, mais valia estar quieto. A esfoliação decapa a camada cutânea superior, se é para ajudar a pele, temos de a ajudar a recuperar o que perdeu a seguir. Excelente ideia é sempre uma máscara hidratante depois de uma esfoliante.

9- A água micelar é para lavar da cara. A água micelar tem detergente (os tais surfactantes), se não acreditam em mim, agitem a vossa e vão ver a espuma. Não é suposto nenhum detergente ficar em contacto com a nossa pele. É para lavar com água a seguir.

10- Massagem facial. Encontam milhares de vídeos sobre isto e digo-vos, faz diferença sim!

11- (bónus) Toalhitas não. NUNCA. Toalhitas são para emergências desesperantes na cara (como um estado zombie em que era isso ou acordar um panda).

E que tal, fazem tudo isto?

There are many small gestures you can make everyday to make your skin happier! We can start by drinking a lot of water and trying not to eat crappy food on a daily basis (raise your hand if you're fighting the fight) but we all know there are good days and bad days.

So here are 10 simple tips to a better skin. Easy peasy and fast.

1- As soon as you take off your shoes and pants, take off your makeup. The earlier you get it all off, the least amount of time you'll have pollution and all the dirt from the outside on your skin. Plus, the longer your treatment will do its job and you want it on your skin as long as possible.

2- Stop with the foam. Seriously. You've probably heard about surfactants, which are the ingredients responsible for the production of foam and their main goal is to just make fat soluble in water, all the fat your skin worked so hard to produce, nothing will be left.

3- Ban alcohol. Not from your drinks, but from your skincare. Facial toners and foams often have it and, although it's not proven it's an irritant, it certainly removes all the fats of your skin too.

4- Always use sunscreen. No, not just at the beach, every.single.day. Please.

5- And on the matter of sunscreen: take it off at night. Just like makeup, sunscreen has pigments that obstruct your pores at night when you are trying to get your skin to soak in that expensive cream. This can lead to pimples and other things we do not want on our faces.

6- Wash your hands before touching your face. This is a tough one, but just avoid touching your face.

7- Stop storing skincare and makeup on the bathroom. Do you know who loves bathrooms? Bacteria.

8- Exfoliation without hydration is a waste of time. You are removing the upper layer of your skin, if you don't replenish the moisture, your skin won't be that happy.

9- Micellar water is supposed to be washed-off. Remember that part about surfactants? Micellar water has them, they are not supposed to remain in contact with your skin for hours.

10- Facial massage. Just google a video, it will change your life.

11- (bonus!) Wipes? Just no, please. Only if you're really desperate.

Do you do it all?

23 comentários:

  1. Espera... a água micelar tem que se lavar da cara? Essa não sabia! Uso a água micelar da bioderma, e normalmente limpo o rosto com um disco de algodão e depois deixo secar e ponho creme. Não é suposto? I had no idea...
    Obrigada por este post!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yap, não percebo porque é que esta não é mais divulgada! Experimenta ;) Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu também fazia a mesma asneira... Obrigada pela informação!

      Eliminar
    3. Eu sei e já sabia desse ponto sobre a água micelar. Mas antes disso e depois de ler uma dermatologista super famosa que dizia que de manhã a "limpeza" deve ser muito leve e subtil, no máximo com água micelar, resolvi experimentar e o que é certo é que a minha pele se dá lindamente com este "detergente", há mais de uma ano.

      Eliminar
    4. Mas se leres com atenção vais reparar que eu nao disse para não usar água micelar, só expliquei como deve ser usada! Eu adoro águas micelares e acho-as a melhor invenção de sempre ;)

      Eliminar
    5. Eu sei Sara: Mas estava a referir-me que a uso conforme dizes que não se deve fazer. Quando a uso não limpo a cara com mais nada. Apenas com água termal, que deixo secar no rosto, ou seja, o detergente fica lá, mas minha pele tem-se dado muito bem com ele

      Eliminar
    6. Claro, mas o problema de não lavar detergentes na cara não é imediato nem é só uma questão de borbulhas ou cutânea propriamente dita, é que causa uma bioacumulação e, sendo os surfactantes altamente tóxicos, podem causar problemas. Mas isto num nível de exposição superior ao da cara e durante muito tempo, daí a minha referência, mas se te dás bem acho que não deves mexer ;)

      Eliminar
  2. Eu já conhecia todas essas dicas e, de facto, fazem a diferença! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa!! Felizmente que há (bons) hábitos que quando se criam já não nos largam (tens aqui um punhado deles que já fazem parte da minha rotina e outros que desconhecia/não tinha parado para pensar. Obrigada! )

    ResponderEliminar
  4. Exemplos de tónicos sem alcool? Para pele mista? Obrigado pela dica!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por partilhares o teu conhecimento connosco! Mudaste a rotina de uma patetinha que achava que água micelar era tal como o tónico para ficar na pele.. ;)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! As toalhitas confesso que uso, mas apenas quando não tenho tempo para outra coisa entre chegar a casa e a aula do ginásio :p

    ResponderEliminar
  7. Reparei que os meus desmaquilhantes fazem espuma. Um gel para usar com água da Anne Moller para peles mistas e um do Lidl (Cien) para peles normais. O do Lidl ainda é pior ..
    E eu que pensava que estava bem servida!
    Alguma recomendação de desmaquilhantes-gel?
    De quando em vez uso água de rosas como tónico. Funciona como substituto? Devo lavar o rosto depois de aplicar a água ou posso deixar secar na pele?



    ResponderEliminar
  8. Já tinha reparado que a água micelar cria espuma quando mexida, mas nunca associei a detergente. Shame on me... Por isso é que gosto tanto do teu blog, aprendo sempre coisas novas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu não sei, mas parece-me que tenho uma pele chata como a tua. Não tinha paciência para fazer quase nada à cara e, depois de começar a experimentar algumas destas coisas: jesus, senhor da dermocosmética! nunca tive uma pele tão boa.
    (sou aquela colea da tua amiga Inês que esta semana perguntou pela Couleur Caramel - obrigadinha pela baixa na probabilidade de vir a ser rica no futuro :) o pobre bonito rocks! )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah de nada! Desculpa, só reparei no comentario agora! Faz diferença, eu sei! E porque ter uma pele "meh" quando podemos ter uma optima pele? :)

      Eliminar
  10. Olá. Excelentes dicas :)
    Tenho só uma questão em relação aos produtos com espuma: uso o gel moussant sensibio (bioderma) e a minha pele tem-se dado bem com ele. É mesmo um gel e só faz espuma quando em contacto com a água e esfregado na minha cara. Isso também conta para a tal eliminação de gordura? Tenho a pele muito sensível e com rosácea (ainda que leve). O que seria um substituo equivalente mas sem espuma? Obrigada!

    (link do produto: http://www.bioderma.pt/produtos/sensibio/gel-moussant)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) esse gel já faz parte de uma nova geração de espumas que não é tão agressiva! Se comparares com outros produtos que provavelmente já usaste, sentes que não te deixa a pele a repuxar. Podes continuar a usar sem problema algum. No entanto, se tiveres a pele extra seca, aconselho um bálsamo de limpeza ou um óleo de limpeza, existem imensos por onde escolher e já falei de alguns aqui pelo blog (vê a "tab" de reviews ;) ) Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Obrigada. Ajudou sim :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!