sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista com a Professora Helena Ribeiro - Parte 2

E aqui vai a segunda parte e final da entrevista!

Quanto aos parabenos, faz alguma diferença estarem ou não na formulação?

Não há ainda nenhum estudo que comprove efectivamente os malefícios dos parabenos e, mesmo que venham a ser comprovados, são usados em quantidades ínfimas nos cosméticos (legalmente, não podem ultrapassar concentrações de 0,4%). Desta concentração, nada vai passar através da pele, é pouquíssimo! 

Ao entrar nos 30 devo começar a usar anti-rugas? E se sim, com que tipo de características?

Nesta idade, como geralmente ainda não se tem rugas, deve-se fazer uma boa prevenção: não andar exposto ao sol e evitar "maus vícios de vida". A melhor forma de prevenir rugas é evitar o stress oxidativo com protectores solares e anti-oxidantes. Aos 30 deve-se investir nos anti-oxidantes e mais tarde passar à fase seguinte. 

Em casos em que a ruga já exista, temos duas opções: ou eliminamos as camadas superiores de pele e a ruga fica menos profunda ou preenchemos o espaço. Na primeira opção usamos esfoliantes com AHA's e outros que removam consecutivamente camadas de pele. Não aconselho este método a peles sensíveis e com vermelhidões porque vão agravar. Os tónicos com AHA's devem ser usados durante algum tempo e a sua utilização deve ser interrompida periodicamente (caso contrário estariam a efectuar uma esfoliação constante).

Já no segundo caso, devemos procurar séruns e cremes como ácido hialurónico, colagénio e, mais recentemente, com péptidos para preencher a ruga.

Estes produtos esfoliantes diários com AHA's não destroem permanentemente a camada lipídica da pele?

Tudo depende da concentração (já lá dizia o Paracelsus) dos AHA's no tónico ou produto de limpeza. Se estiver a 10% devem ser usados esporadicamente, já a 0,1% são só água.

Gostaria de saber mais sobre compostos com Vitamina C no mercado. Que tipos de isoforma de Vitamina C são mais estáveis e se, quando incorporada nas formulações cosméticas mantêm a sua estabilidade. Já agora, dicas de bons produtos com Vitamina C no mercado.

Qualquer anti-oxidante só é estável sob a forma de sal. Nenhum produto com vitamina C é estável depois de aberto, perdem a validade muito rapidamente. Tal como quando espremem sumo de uma laranja de manhã e  o vão beber à noite, já não vai ter vitamina. O melhor anti-oxidante actualmente é a vitamina E (tocoferol) por ser mais estável. [Dei o exemplo daquela ampola de vitamina C da The body shop em que tem de se partir uma parte para misturar o pó com a solução, ou seja, só preparamos a solução na hora e temos de a usar durante o prazo máximo de 15 dias]. Esse tipo de produtos poderão ser eficazes mas mesmo assim dar-lhe um prazo de validade de 15 dias é demasiado.

Existe alguma solução para quem tem milia?

Que eu conheça, não. Mas pode haver qualquer coisa com tecnologias LASER ou do género.


Existe algum produto que se possa ultilizar para disfarçar as sardas?

Base de maquilhagem. Mais importante que isso é a prevenção e evitar que se fundam e tornem manchas com o avançar da idade. Há pouco a fazer quanto a isto e o único tratamento comprovado é o da hidroquinona que não compensa os riscos [o tratamento com hidroquinona remove toda e qualquer hiperpigmentação da pele mas é altamente cancerígeno. Actualmente há poucos dermatologistas que arrisquem a responsabilidade...Eu cá prefiro ser sardenta e sem melanoma e tenho a certeza que todas as senhoras concordam comigo]

Qual a melhor solução para poros obstruídos?

Existem dois tipos de problemas: comédon aberto e oxidado - o chamado ponto negro - e o comédon fechado - o chamado ponto branco. A melhor solução para este problema é o banho turco, até mesmo o caseiro (com a panela com água e a toalha à volta para o vapor de água ir para a cara) seguido de limpeza profunda e esfoliação, massagem e hidratação. Usar anti-oxidantes é uma excelente prevenção.




Os champôs sem SLS prejudicam menos do que os outros?


Prejudicam o quê? Os SLS não têm qualquer tipo de contra-indicação para a saúde [só se os beberem...]. O SLS é um tensioactivo detergente, serve para limpar e retirar a oleosidade, faz mal ao ambiente, não às pessoas.

É verdade que os produtos esfoliantes que usem partículas demasiado grandes ou irregulares podem causar danos permanentes na pele?

A pele tem uma grande capacidade de regeneração. Se a partícula que esfolia for esférica não causa dano absolutamente nenhum. Quanto maior o grão, maior a lesão, devemos usar esfoliantes suaves que, no entanto, tenham partículas grandes o suficiente para que as possamos sentir. O factor realmente relevante é a dureza da partícula, não queremos que seja tão dura que penetre na pele. A dureza da particula do esfoliante deve ser menor que a da pele. O mais ultilizado são os caroços de pêssego.


Qual a melhor protecção solar, filtros químicos ou físicos?

Ambos, actualmente a maioria dos protectores solares têm ambos.

Ultimamente tenho visto vários maquilhadores a falarem de uma teoria em que "semelhante fixa semelhante". Esta teoria tem alguma base científica com a tecnologia cosmética actual? [vejam o vídeo do Wayne Goss make up artist sobre este assunto]

Não. Podem começar a maquilhagem com uma emulsão hidratante, depois usar uma base em creme e terminar com um pó. É tudo diferente mas funciona em conjunto, não tem grande razão de ser...

Quanto a primers, têm utilidade efectiva ou são só uma estratégia de marketing?


Ajudam a fixar a maquilhagem nalgumas pessoas e ajudam também no preenchimento das rugas em peles mais maduras quando se aplica maquilhagem, preenchendo-as.


Resta-me deixar o meu obrigado a todas vocês que fizeram perguntas, à Professora pela disponibilidade e à Rita M. por me ter acompanhado à entrevista e incentivado a ideia!

Espero que as vossas dúvidas e mitos tenham sido desfeitos.

4 comentários:

  1. quanto à questão dos anti rugas não fazia ideia, já tinha lido publicações dizerem que a partir dos 20 deveríamos já começar a usar para que elas não aparecessem ... :D

    óptimo post, muitas questões muito bem esclarecidas :) *

    ResponderEliminar
  2. Interessa às marcas divulgar supostos anti-rugas para a nossa idade e vendê-los a preços absurdos quando, na realidade, se olhares para a fórmula, é igual à de um bom hidratante ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela resposta à minha pergunta (a da vitamina C)!!! Adorei esta entrevista, é óptimo poder ler a opinião de alguém que sabe o que está a dizer ;p

    ResponderEliminar
  4. De nada, ainda bem que pude ajudar ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!