sábado, 31 de março de 2012

Cremes de olhos

Em resposta a uma dúvida que a querida Sal de Banho me colocou há um século e meio (beijinho! desculpa a demora), venho-vos falar um pouco sobre cremes de olhos. A questão dela era se haveria alguma diferença entre o creme normal e o nosso creme de olhos e se não seria a mesma coisa usar qualquer um nesta área. Na verdade, não são bem a mesma coisa.

Fonte

Como certamente já repararam, a pele em redor dos vossos olhos é bem mais fina e delicada do que a restante pele do rosto, ficando mais facilmente vermelha. Então, a primeira coisa que queremos de um creme de olhos é que não seja muito gordo. Porquê? Ao criar oclusão nesta área muito sensível pode ocorrer o encapsulamento das glândulas sebáceas - milía. Esta situação, apesar de não trazer quaisquer problemas de saúde, é chata e inestética, até porque só se conseguem remover quando a glândula finalmente aflorar à superfície.

Assim, queremos na nossa área em redor dos olhos uma emulsão (isto não quer dizer que não possa ser consistente) ou um gel, nada que obstrua glândulas.

Depois, o controlo de um creme de olhos é mais rigoroso do que o de um creme de rosto. Porquê? Porque bactérias ou fungos junto da área oftálmica podem ser ainda mais perigosos que na cara.

Respondendo à pergunta, se é a mesma coisa usar qualquer creme nos olhos: não, não é.

Há ainda outro promenor interessante, ao contrário do que a maioria das pessoas faz, o creme de olhos não deve ser usado em tooooda a área em redor dos olhos bem como nas pálpebras. Devem só e apenas aplicar onde sentem osso, mais ou menos as que aparecem abaixo (varia de pessoa para pessoa, sintam a vossa):

Fonte
Não devem colocar no tecido que sentirem mole.

Dito isto, nunca se esqueçam de limpar os olhos com o desmaquilhante mais suave possível e com a maior gentileza que conseguirem porque lembrem-se, a maneira como tratam hoje a vossa pele, vai-se reflectir nesta daqui a 5/10 anos!

Deixo-vos com alguns dos cremes hidratantes de olhos que existem por aí. Atenção: são hidratantes e não anti-rugas! Mas mais importante do que ter cuidados anti-rugas é ter excelentes cuidados de hidratação de forma a preveni-las.

1- A-Derma - Sensiphase yeux;
2- Bioderma - Sensibio Gel yeux (com cafeína);
3- Clinique - all about eyes (também existe versão roll on e com cafeína);
4- Garnier - Nutritionist eye roll on (também com cafeína);
5- Nuxe - Contour des yeux prodigieux;
6- La Roche Posay - hydraphase yeux;
7- Lierac - Diopti Gel (existem versões com corrector, anti-rugas, hidratante...tudo para todos os gostos!).

A Cafeína usa-se ainda nestes produtos para causar uma maior vasoconstrição e diminuir os nossos papos (que não são mais do que retenção de líquidos naquela zona) e algumas olheiras (vasculares só e apenas). Agora, que ninguém espere que nenhum creme lhe faça desaparecer as olheiras que sempre teve toda a vida, a ciência infelizmente ainda não arranjou uma solução perfeita para tal problemática!

Por último, toda a gente deve usar creme de olhos!! Para as moças mais jovens: comecem HOJE a prevenir a Cinha Jardim que poderão ser amanhã! Para as senhoras: comecem HOJE a investir em bons cremes para poupar nos liftings de amanhã!

17 comentários:

  1. Muito útil este post. :)
    Por curiosidade, porque é que não se deve aplicar o creme na zona de tecidos moles??
    Eu uso um creme hidratante normal (ou seja, para todo o rosto) e espalho "ao calhas" e em todo o lado. Mas esse pormenor chamou-me à atenção...

    Beijinhos,

    Lian.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lian,

      Não deves colocar nessa zona porque já produz naturalmente o seu próprio óleo em quantidade que deve (à volta dos olhos tens menos glandulas sebaceas). Isto não é, no entanto, rígido. Se algum dia sentires que tens essa zona demasiado desidratada, pdoes sempre colocar ;)

      beijinho

      Eliminar
  2. Mia,
    os meus olhos são um tanto ao quanto esquisitos e não sei se posso usar qualquer creme de olhos ou se devo ter em atenção procurar um especial sem algum ingrediente que me possa despertar este pequeno problema.
    O que se passa é que a pele junto as pestanas, tanto superiores como inferiores, seca e escama com muita facilidade, fica irritada e dá-me comichao! Isto é ainda mais frequente agora na altura dos polens!
    Até costumo usar uma pomada antibiótica da edol, acho que se chama terricil.
    Tens algum conselho a dar-me?

    Obrigada!

    Beijinho
    http://umachavenadecharme.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana,

      Eu não sou médica, por isso não sei bem o que te aconselhar a esse nível mas, o que me parece que tens é uma manifestação alérgica. Se tens tendência a alergias aconselho-te a hidratar ainda mais a pele durante todo o ano para que ela não perca a sua barreira protectora e não fique tão exposta a agressões. No entanto, procura cremes com o menor número possível de ingredientes e o mais simples possível (sem cafeína, só mesmo hidratante).

      Aconselho-te a procurar um bom dermatologista, que se preocupe com o teu bem-estar mesmo não tendo uma manifestação clínica como uma alergia. Para o teu caso, acho que seria bom um creme preparado na farmácia (chamados manipulados) que são feitos na hora pelo farmacêutico mas, infelizmente, em Portugal poucas farmácias o fazem, poucos médicos o conhecem e o produto final fica caro devido a burocracias e legislação. Espero ter ajudado e lamento muito não poder ajudar mais, mas creio que o teu problema é mesmo do foro médico!

      Beijinho

      Eliminar
  3. Adorei o post, mas eu tenho uma dúvida. Eu que tenho a área dos olhos super ressecada, com aspecto baço e avermelhado..o que posso colocar na área toda? :/ É que algo tenho de colocar, mesmo na parte mole..porque sinto desconforto e tudo..so se colocar em formato gel? Será que faz efeito como o creme?:/
    Fiquei um pouco preocupada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cindy,
      Se tens a área avermelhada, tens de ter cuidado e deves consultar o médico pois pode ser uma inflamação onde podes ter pequenas gretas abertas e o creme pode passar para a circulação, muito cuidado com isso. Se, no entanto, tens apenas a área ressecada, deves colocar creme mesmo nessa área, a regra não é rígida.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Mas eu tenho sempre este problema porque tenho rinite alergica e apesar de estar medicada , eu sofro disso durante todo o ano e os meus olhos sofrem bastante por isso..eu quando coloco creme fico muito melhor por isso tenho mesmo que colocar. Mas hei de experimentar um gel, mas nao dispenso esse da a-derma e o dr organic que também é especifico para esse problema. :) Obrigada! beijinho*

      Eliminar
  4. lol lol gostei do comentário 'cinha jardim', bem apropriado lol lol :) eu só recentemente comecei a prestar atenção à área dos olhos, utilizando um creme apropriado (ainda vivo de amostras que recebi). essa preocupação surgiu desde que uma grande amiga minha veio viver para perto, é mais nova que eu, e tem já a pele bastante envelhecida nessa área - apesar dos rios de dinheiro que gasta em cremes apropriados. Decidi desde então não contar apenas com a minha genética :)

    um ótimo post :)

    ps- prestei bastante atenção áquela parte em que só devemos colocar o creme nas partes em que sentimos osso e ficarei curiosa para saber a razão... sabes qual é baby?

    bjinhos, gostei do post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por sorte e algum acaso já uso creme de olhos há uns bons 6 anos, porque recebi uma amostra com o meu creme habitual e achei super agradável, percebendo que aquela zona não estava a receber o amor que merece.

      Respondi acima a outra menina, basicamente penso que é por ser mais próxima dos olhos e uma área mole, que normalmente se encontra hidratada por si só, enquanto ao seu redor é que precisa de hidratação e se formam rugas. Tenho de confirmar esta informação!

      Beijinho!

      Eliminar
  5. Deixame só acrescentar que os cremes deve ser aplicados com o dedo anelar, porque é um dedo que temos menos coordenação, logo não exercemos tanta força :).

    Ahh uma questão, o que achas de usar antirugas nos olhos na casa dos 20? Muito precoce? E dos cremes que recomendaste, qual o que achas que tem melhor resultado?

    Por ultimo..Vim avisar te que foste taggada no meu blog :) bjinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho precoce sim, na casa dos 20 deves usar um dos acima, senão quando chegares aos 50 o que usarás? :P

      Obrigada, vou tentar ter tempo e responder ;)

      beijinho

      Eliminar
  6. Muito útil o post Sara =) Já tive a tirar umas dicas.
    **

    ResponderEliminar
  7. Eu por acaso também tinha a ideia que se podia usar qualquer creme ate que fui à Douglas e a menina aconselhou-me a comprar. Esta a começar a ter olheiras. Comprei lá um mas não gostei muito dos resultados e comprei um da nivea. Apenas creme porque ainda é cedo para anti-rugas e gosto bastante dele. Reduziu-me e muito as olheiras.

    Post muito interessante
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Comecei a usar hidratantes de olhos quando comecei também a maquilhar-me. Não podia pura e simplesmente maquilhar e desmaquilhar sem hidratar essa zona! Porque senão iria ficar sensibilizada sem o devido tratamento. Já usei da Roche, da Clinique e da Avene (este fez-me alergia) e agora uso da Carrots e acho-o fantástico! Beijs

    ResponderEliminar
  9. Uso creme de olhos desde os 19 anos, quando descobri que tinha linhas de desidratação nesta área! Já experimentei um pouco de tudo, desde super high-end até supermercado e em termos de hidratação, o que funciona melhor para mim é o All About Eyes Rich da Clinique, que é uma manteiguinha deliciosa para massajar no contorno ocular.

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!