terça-feira, 13 de março de 2012

Permitam-me que me reapresente...

Ultimamente, a blogosfera portuguesa tem dado um pulo grotesco, como já devem ter notado. Eu sempre permaneci no meu cantinho e cá continuarei impávida a observar e a emitir. Escrevo porque gosto e falo daquilo que me agrada e me desponta interesse, algo que espero que passe através dos meus posts.

Tenho verificado um aumento crescente na blogosfera de gente que viu que isto até dá um produteco ou outro e que era fixe começar a falar de beleza, mesmo que não percebam nada disso e mesmo que tenham começado com um blog de moda. O vice-versa também se sucede.

Eu gosto de maquilhagem, é o meu hobbie e a minha paixão. Não tenho pretensões de perceber muito, para isso, consultem um profissional que já maquilhe há anos, apenas me maquilho a mim e a amigas e familiares que mo pedem e sei o que funciona nessas situações.

Em relação aos produtos, claro que os peço e claro que me são, por vezes, cedidos, não estejamos aqui a tentar ser mais papistas que o papa. No entanto, podem estar certos que grande parte da minha colecção pessoal foi adquirida por mim! E, o que quer que seja que vos mostro e falo bemou mal, é genuíno e sincero.

Acho que é um pervilégio e uma honra estar no lançamento de um produto e vê-lo em primeira mão, por isso, irrita-me um pouco a ingratidão que observo de certas pessoas. Agradeço todos os dias as coisas boas e más que o blog tem e sempre teve (quando as más passarem a ser mais que as boas, prometo-vos que acaba).

Agora, por favor, stick to what you know, e se percebem de moda, fixe e adoro ler o que escrevem sobre isso, agora não se considerem entidades de maquilhadoras porque fazem um risco preto todos os dias. A maquilhagem é uma ARTE e uma forma de expressão artística como qualquer outra. Por detrás da maquilhagem e cuidados de pele está CIÊNCIA, não falem sobre o que desconhecem por completo, pois podem estar a comprometer a saúde de alguém que pode seguir esses conselhos.

Não estou a querer menosprezar o trabalho de ninguém nem a diminuir nenhuma fellow blogger, não é essa a minha intenção, estou apenas e, como disse no título a reapresentar-me e a reafirmar o que aqui abordo no blog e o que podem esperar ver aqui. 

Agora que já tirei tudo cá para fora, prosseguimos com a programação nomal!

39 comentários:

  1. clap clap!

    Eu não gosto de ser rotulada de blogger disso ou blogger daquilo, quando me perguntam sobre do que se trata o blog eu respondo de tudo o que eu gosto um pouco, mas o assunto principal é beleza. E acho que como qualquer outra mulher, vejo beleza em maquilhagem, produtos de beleza, vernizes, roupas.. enfim.
    Mas acho que compreendo o teu ponto de vista, e sim há muita ingratidão e falta de conhecimento, mas se focarmos no ultimo ponto, quem sou eu para falar de beleza também? Não sou cientista nem estudo no ramo.

    Aguardo a programação normal :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Thaisa, mas és uma mulher inteligente e informada: tens acesso à internet e inteligência para confrontar os factos e pesquisar sobre o que não sabes. Quem diz internet diz noutros sítios. Isso e bom senso para filtrar toda essa informação ;)

      Quis com isto dizer que falta espírito crítico às pessoas, acreditam no que lhes é dito porque soa simplesmente bem!

      Beijinhos e obrigada pelo comentário ;)

      Eliminar
    2. Sim isso é verdade, eu tento pelo menos saber o mínimo sobre os produtos que falo no blog, quando vejo algo que não percebo pesquiso, mas não nego não perceber absolutamente nada, ou quase sobre os ingredientes. Guio-me pelo princípio básico de que se não sabemos, não comentamos.

      Eu entendi :)

      Beijinho e não tem nada que agradecer.

      Eliminar
  2. Acho que até sei de quem é que falas... ou melhor, identifico pelo menos uma pessoa ou duas no que referes...

    Eu por exemplo ainda só fui a um evento e foi para representar outra menina. Absorvi a informação toda que me deram e fiquei grata por tudo.

    Fico também como tu chocada quando ainda se põem a desdenhar as coisas que oferecem. Eu também fico calada, a observar o desenrolar de lamentações sobre "deviam era de ter dado a paleta x e não esta, que horror!". Enfim, eu cá acredito no Karma: o que fazes acaba por se virar a teu favor ou contra ti mais cedo ou mais tarde... :/ e há quem vá acabar por lamentar o que diz.

    Não costumo comentar, mas por acaso tenho-te como das bloggers mais cultas que por aqui anda. A parte técnica com que complementas os posts, e o facto de aplicares também o que aprendes na faculdade aqui, traz a diferença ao blog.

    Parecendo que não, esta é a diferença entre as meninas como tu, que podem ter 600 seguidoras que comentam e visitam o blog frequentemente e que se interessam pelo que escreves, do que 10 mil que apenas te vêm como uma máquina daquelas de meter moedinha e dar boneco.

    Eheh, e já acabei por alongar-me demasiado!

    Beijinhos cara colega! * E continua assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obriada Maria Inês, o elogio ainda é mais bonito por vir de alguém na mesma situação. Eu sou feliz com as minhas 599 porque tenho seguidoras maravilhosas que não só leêm o que escrevo como participam e querem saber mais, estimulam-me a procurar e a aprender, isso vale muito mais que um simples número.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Que grande elogio mas também concordo. Descobri o teu blog há muito pouco tempo mas tenho cá vindo exactamente pelo teor mais técnico dos teus posts. De maquilhagem eu percebo mas de produtos já nem tanto.
      Entendo tão bem aquilo que dizes... tenho visto tanta gente makeup artist nos últimos tempos, e tanta gente makeup artist que nunca maquilhou ninguém a não ser ela própria ou amigos e familiares... mas pronto, life goes on...
      Beijinhos e continua o bom trabalho!**

      Bárbara

      Eliminar
  3. Querida eu concordo 100% contigo eu sou sincera e até hoje nunca me meti muito com mezinhas da avózinha (apesar de atrai leitores pke a malta quer é coisas dessas em que aparente sai de borla o produto final) justamente porque não quero induzir ninguém em erro, a não ser algo como o exemplo da camomila que me foi aconselhado pelo derma.
    Eu até hoje só me queixei de um evento, porque senti-me lá muito mal recebida pela marca e fi-lo publicamente,porque senti-me mesmo mal tratada, afinal se a nós dá jeito os contactos com as marcas a eles tb dá jeito...
    E pronto fora isso aquela situação que as duas sabemos que nem se menciona...o que me deixa triste no meio disto tudo é terem começado a aparecer blogs só com o intuito de receber de borla...enfim paciência...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também expressei o meu desagrado nessa situação e por e-mail mais tarde mas isso foi pontual e nunca mais se repetiu comigo. Sinto que me faltaram ao respeito aí de mais do que uma forma...

      Beijinho!

      Eliminar
  4. Já sabes que me identifico totalmente com este post. O skincare e a maquilhagem sao paixões, e sempre que escrevo no bola tento fazê lo de forma minimamente cientifica, mas acessível a compreensão de toda a gente. Também me choca bastante ver veículos com imensa visibilidade a dar informações incorrectas, a aconselharem mal e levianamente os leitores, sem sequer se aperceberem das consequências que dai podem surgir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que somos muito parecidas na nossa abordagem e identifico-me muito com o teu blog por isso, pois tentas sempre manter as coisas interessantes e informativas ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Deviam haver mais pessoas sinceras como tu Sara! Tudo o que aqui dizes é mais do que verdade e nem sequer me vou alongar muito porque já outras meninas o fizeram por mim.
    A maquilhagem para mim também é uma paixão tanto que, como sabes, espero conseguir fazer disto carreira e entristece-me muito dar de caras com blogs onde vejo fotografias desfocadas de produtos e maquilhagens, e textos onde, claramente, a pessoa que os escreveu não tem o mínimo conhecimento sobre o que escreve - tudo isto para ver se conseguem "sacar" alguns produtos grátis.
    Tal como tu, o que publico no meu blog vem-me do coração e se isso servir de inspiração nem que seja a uma pessoa sinto-me feliz :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Tinha escrito um comentário enorme mas o blogger decidiu apagá-lo todo... *suspiro*

    Ora bem, tinha dito que deviam haver mais pessoas honestas como tu querida Sara.
    Tudo o que escreves neste post é verdade e nem sequer me vou alongar muito com isso pois outras meninas já o fizeram por mim.
    A maquilhagem para mim também é uma paixão e, como sabes, espero conseguir fazer desta paixão carreira. Por isso mesmo, entristece-me imenso dar de caras com blogs cheios de fotografias desfocadas e textos sem nexo (e com erros ortográficos!) para ver se conseguem "sacar" alguns produtos de borla às marcas. Revolta-me pois eu encaro a maquilhagem como uma forma de expressão artística e como uma coisa séria que pode ajudar, e muito!, a auto-estima de uma mulher.
    Tal como tu, tudo o que publico no meu blog sai-me do coração e se isso servir para inspirar uma pessoa que seja, sinto-me extremamente feliz :)
    Continua com o bom trabalho! :D

    Beijinho! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso vê-se no teu blog Guida, nota-se o carinho com que mostras os produtos e a diversidade artística dos looks.

      Muito obrigada querida! Há que ter sempre brio naquilo que fazemos, mesmo que não tenhamos nada a ganhar a mais com isso ;)

      beijinhos!

      Eliminar
  7. Terei de subscrever a todas as tuas palavrinhas, não podias ter sido mais explicita, mais sincera, mais educada e mais verdadeira!

    As pessoas devem estar gratas pelo que de bom se sucede com o trabalho que expõem no blogger e realmente deidcarem-se a isso, não o fazerem meramente para receberem X e Y e para "serem vistas"

    E quanto à parte do "faço um risco preto e sou toda eu maquilhadora" vejo cada vez mais disso e deixa-me desiludida por vários motivos. Primeiro porque acho que as pessoas deviam ser mais humildes e terem gosto em aprender a maquilhar sim e cada vez melhor em vez de se autointitularem algo, e depois porque muitas marcas dão mais valor a essas pessoas do que aquelas, como nós, que damos valor ao produto, usamo-lo com gosto e quando falamos sobre eles fazemos um trabalho mais extenso do que "gostei muito"

    E é por estas e por outras que depois somos todas colocadas no mesmo saco e vistas como iguais apesar de umas mostrarem trabalhos espetaculares e outras ... nem tanto

    Beijinho grande :D *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser blogger dá trabalho e só o sabe quem o tem ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. baby, estou quase a sair do trabalho e não vou ter tempo de escrever o comentário que queria. deixo apenas os pontos principais (quando chegar a casa escrevo um super comentário e envio outra vez! lol)

    concordo a 100% contigo! ainda fico chocada quando vejo que algumas pessoas têm um blog pura e simplesmente na esperança de receberem produtos de graça!não entendo sequer como é que elas conseguem sentar-se e escrever sobre o que quer que seja quando lhes falta a paixão!! que no meu caso, no teu caso, no caso da guida - just to name a few - é o que nos faz escrever, mostrar, partilhar...

    bjo**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso é sempre sol de pouca dura, se eu amo isto de paixão e há dias em que não me apetece sequer pensar em posts, fará...
      Aguardo o segundo comentário querida ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. assino por baixo.
    por acaso lembro-me de termos começado os nossos blogs na mesma altura se não estou em erro, mas desde há uns meses para cá tem sido um BOOOM de blogs.
    partilho da mesma opinião que tu em tudo. a verdade é que hoje em dia apenas ligo a algumas bloggers e à sua opinião de produtos, pois sei que são sinceras e dá-me curiosidade de comprar e usar o produto, mas há outras que nem perco tempo a ler a review. é triste isto ter-se tornado uma selva, não há regras, não se diz se o produto foi enviado ou não, se foi comprado, só se dizem palavrinhas 'gostei muito, muito bom', quer dizer... há mínimos. tenho bastante orgulho em mais de 90% da minha colecção de maquilhagem ter sido comprada por mim ou oferecida por familia ou amigos, e não precisar de nenhuma marca para tal. todas temos a nossas parcerias, mas é fácil distinguir quem é sincero ou não - a meu ver, não sei se concordas.
    Enfim, é daquelas coisas que dão comichão, mas sinceramente, passam! é como as modas ;)

    xxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim , acho que se tivemos um mês de diferença, foi muito ;). Essa do "isto é lindo ou mt mt bom", deixa-me os nervos em franja lol.

      Beijinho!

      Eliminar
  10. Ah mas o que disse que falei publicamente não foi naquela que eu e tu saimos lixadas foi outra anterior, nessa tb so foi por e-mail c eles nada mais...
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei do modo que abordaste a questão. Acho mau as pessoas mandarem bitaites sobre coisas que desconhecem. Por exemplo, já vi blogs a darem planos alimentares" e dicas de alimentos para emagrecer, seivas e etc (deve ser por vir aí o Verão) e apetece-me dar-lhes uma descasca pois nota-se que não sabem do que falam e que pode ser perigoso para quem lê e também não sabe...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tenho visto umas calinadas mt interessantes...

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Concordo plenamente...e ainda mais giro é quando as pessoas se fazem de convidadas para eventos para receber coisas... ou fingem que se têm de ir embora com medo dos gift bags acabarem...enfim, tristezas que só vê quem lá está!

    Fico grata por cada convite que recebo, e nunca espero nada, agradeço o que me dão, e se achar que vale a pena recomendo...com a minha maior honestidade

    Ah... e se me permites, é isso e pessoal a dar cursos de maquilhagem mas que nao tem qualificações para tal... morro! a sério!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim lol, todas já constatámos isso. Nem sei o que me irrita mais, as falsas MUA's se as pessoas que fazem e recomendam mezinhas....-.- fico confusa quando confrontada com ambas!

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Bárbara, não sei bem pq, o blogger decidiu apagar o teu comentário:
    Que grande elogio mas também concordo. Descobri o teu blog há muito pouco tempo mas tenho cá vindo exactamente pelo teor mais técnico dos teus posts. De maquilhagem eu percebo mas de produtos já nem tanto.
    Entendo tão bem aquilo que dizes... tenho visto tanta gente makeup artist nos últimos tempos, e tanta gente makeup artist que nunca maquilhou ninguém a não ser ela própria ou amigos e familiares... mas pronto, life goes on...
    Beijinhos e continua o bom trabalho!**

    Bárbara

    Peço desculpa.

    Em relação a isso, respeito imenso o vosso trabalho e não é por gostar de brincar aos pincéis que sou uma maquilhadora pro, nem o é quem acabou de tirar um curso de MUA porque acho que a técnica só se adquire com experiência, especialmente nos outros, como disseste, em nós próprias não conta :P Eu também gosto muito do teu blog pelos aspectos técnicos das maquilhagens, fascinam-me!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo, embora me inclua no grupo boom que surgiu... Já à bastante tempo que sigo alguns blog's e por me terem dado tanto decidi partilhar a minha modesta opinião com o mundo. Não o faço para receber produtos, nem sequer tenho parcerias, mas fico sempre feliz e agradeço do fundo do coração os convites que me fazem e as ofertas. Não dedico nem 1/4 do tempo ao blog como provavelmente tu e outras pessoas, mas aquele que dedico não é meramente para dizer "estou aqui", mas sim para partilhar a minha opinião e algumas das minhas brincadeiras em costura.
    Em relação à reapresentação... quem te segue de perto reconhece com certeza o teu valor;) O teu blog sobressai na blogosfera pela sua qualidade, conteúdo e honestidade..continua a partilhar com o mundo;)
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Swayn. Não quis dizer com isto que os novos blogs não são bons, claro que são e o meu também já teve de ter um mês antes de ter um ano. É um processo gradual, no início também não postava todos os dias nem dedicava tanto tempo ao blog ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Querida Sara,

    Nem imaginas as vezes que já tive vontade de escrever um post assim...

    Não há nada pior para uma pessoa apaixonada por maquilhagem do que dar de caras com um texto, por exemplo uma review, em que a tal revisão baseia-se em: 'gostei muito, é muito bonito!' e eu atrevo-me a acrescentar: 'não se esqueçam de enviar mais produtos!' Fico extremamente irritada quando me apercebo que um blog que deveria informar não informa nada, que deveria ter o cuidado de tirar fotos de jeito não as tira, que deveria ser sincera/o não o é... É claro que eu tb gosto de ir a eventos e gosto de receber produtos mas é apenas por isso que tenho de falar bem sobre a marca apesar do produto ser uma m****?! O meu compromisso é com as pessoas que gostam de me ler, não com as marcas!? Eu teria vergonha - muita muita vergonha - se um dia experimentasse um produto, não gostasse e viesse falar bem dele. Sentir-me-ia uma traidora... Mas eu sei que há pessoas - infelizmente aos montes - que não se importam com isso... Ás vezes não sei quem é mais responsável por esta situação: se as/os bloggers se as marcas...

    O que interessa é que no meio disto tudo há blogs que valem muito a pena, que nos informam e que são honestos... O melhor de tudo é que nós - as que realmente somos apaixonadas por maquilhagem/cosmética e não apenas por 'borlas' - sabemos exactamente que blogs são esses ;) Keep up the good work honey ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Francamente, se querem fazer isso, não chamem "resenha" a isso! Simplesmente divulguem e mostrem o produto. Se é para não ter espírito crítico, mais vale estar quieto.

      Eu penso que todos os produtos são subjectivos, eu posso amar, a pessoa ao meu lado pode odiar e cabe-nos a nós identificar a que pessoas aquele produto serve.

      Beijinhos!

      Eliminar
  16. Olá Sara,
    Apesar de tudo já ter sido dito pelas meninas que comentaram, tu sabes que concordo contigo.
    Infelizmente assim como no que nos rodeia há pessoas boas e más, justas e injustas, falsas e verdadeiras, penso que os blogues são um reflexo da sociedade.
    Tu sabes que adoro o teu blogue :P Oh sra dos cremes :P
    XOXO

    ResponderEliminar
  17. Olá Sara : ) Infelizmente concordo: embora adore maquilhagem, não tenho o mínimo jeito e como acho que há quem represente bem essa parte como tu, a Inês ... não tenho vontade nenhuma de fazer figuras tristes : ) e ainda hoje, sempre que se lembram de mim em eventos ou lançamentos adoro, nunca pensei que chegasse a acontecer !
    No entanto, só tenho uma crítica: não se pode colocar tudo no mesmo saco. Como já disse por outros blogs, o facto de um blog ser recente não quer dizer que a vontade seja toda a mesma, de receber produtos grátis e ser "famosa"... Agora surgiu um boom porque se deu mais importância a este mundo, mas gosto de pensar que é a qualidade do trabalho da pessoa que realmente importa (e se calhar estou a ser ingénua, eu sei...) *

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não Inês, como eu disse acima, nenhum blog nasceu com anos de existência, não estou a criticar quem é novo e sim quem tem este tipo de atitudes ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  18. Confesso que não li os comentários acima somente o que escreveste e sinceramente ADOREI, ainda hj estava a comentar com a uma amiga de que gosto do seu blog pq tenho a impressão que escreves sem "pretensão", ou seja não quer ser melhor do que ninguém, fala das suas experiências. O que tenho visto na blogosfera é muita gente se achando "entendidas" no assunto e loucas por ganhar brindes das marcas.

    Continue a escrever, com essa destreza, com essa alegria.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Sara, aprecio muito o seu blog, e comentei com uma amiga o pq eu gosto do blog, pq escreve sem pretensão de ser melhor do que ninguém, escreve sobre o que gosta e do que entende(mesmo que a nível pessoal). e das suas experiências ajuda-nos a fazer boas escolhas. continue a escrever de forma descontraída. Por que assim sei aonde vir "cuscar", pois há muitas pessoas que se acham AS bloger do momento....

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá! Não sou blogger nem nunca o quis ser e mesmo que o quisesse acho que não teria jeito para tal porque simplesmente odeio escrever, não tenho paciência. No entanto, adoro ler blogs de moda e maquilhagem, sou capaz de passar uma tarde a ler os novos posts sobre as mais recentes novidades (como está a acontecer hoje), desde muito cedo que comecei a ter um fascínio por cremes disto e daquilo (nada mais que consumismo!) e não é por acaso que ando na mesma faculdade que tu (passo por ti várias vezes, engraçado) e desejando poder ter aulas de dermocosmética! Mas realmente tenho de concordar com este teu post! Ultimamente tenho reparado num grande boom de blogs, principalmente, sobre as temáticas moda e cosmética! Quando há um ano atrás lia meia dúzia de blogs, agora leio cerca de 30, incluindo 5 blogs de pessoas amigas/conhecidas minhas que os criaram há uns meses, na minha opinião, só porque "dá jeito"! Nada contra mas realmente parece-me mais numa de interesse em receber as "ofertas" cada vez mais aliadas a este mundo do que propriamente interesse pelo que escrevem. Continuo a lê-los com agrado, mas ultimamente tenho desenvolvido uma opinião bastante semelhante à que aqui apresentas. Desculpa o meu longo comentário (para quem não gosta de escrever..) mas gostava de manifestar o total acordo com este post e o meu muito gosto em ler o teu blog (um dos primeiros que comecei a seguir), simples, informativo e, sem dúvida, escrito com gosto!

    Beijinhos,
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também andas na FFUL Catarina? Tens de te meter comigo para eu saber quem és! :D

      Obrigada!

      Beijinho

      Eliminar
  21. Sí :D. Entrei só este ano porque andei meio "perdida" em bioquímica (entrei em CF pelo concurso especial para licenciados) mas CF tinha sido a minha primeira opção e sem dúvida que devia ter mudado na altura :P. Eu para a próxima meto-me contigo ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!