segunda-feira, 5 de março de 2012

Prazos de validade

Fiquei um pouco espantada na primeira aula que houve de Dermofarmácia e Cosmética que tive este ano (sim, consegui inscrever-me!! vou ter tanta coisa gira para vos contar!) pois havia muitas colegas que não sabiam o que este símbolo significa:

Apercebi-me dpois que nunca falei aqui disto! Ora aqui vão umas noções rápidas sobre como ver prazos de validade.

Estes boiões significam que se trata de um prazo de validade após abertura. O número é o número de meses que o produto conserva as suas características depois de aberto.

Caso o produto tenha instabilidade mesmo embalado, este terá um prazo de validade de prateleira e este será uma data (tal como nos alimentos).

A menção do prazo é obrigatória por lei, excepto no caso de produtos de uma única utilização. Nenhum produto cosmético tem um prazo superior a 36 meses (sim, aqueles batons dos anos 80 estão fora de prazo).

Eu não sou a pessoa mais respeitadora que existe a este nível, cumpro um pouco a regra do olhar e cheirar, mas não sou um bom exemplo, aviso-vos desde já. Os produtos com os quais devem ser mais cuidadosas são o rímel e o protector solar.

Comigo é alergia garantida usar um protector solar fora do prazo. Não tentem poupar nestas pequenas coisas e acabar por gastar o triplo do dinheiro em dermatologistas e pomadas corticóides, comprem logo uma embalagem nova! Mantenham poucos produtos, especialmente os líquidos e cremes para evitar desperdícios.

11 comentários:

  1. Eu só respeito a validade mesmo nos protectores solares. Não quero apanhar sol com um protector que já não me protege por estar fora do prazo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filtro físico proteje-te sempre do sol mas não convém mesmo, é das coisas mais instáveis.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olha, desconhecia isto... É sempre importante aprender! Obrigada!

    http://pprettyplease.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu também me guio pela regra do cheiro e consistência, mas para spf, cremes faciais e rimel sigo a risca o tempo de abertura de embalagem! Este post foi serviço publico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia! <3 Eu rímel sou a pior e não devia senão qq dia apanho uma conjuntivite para não me armar em parva -.-

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Allo! Espero que estejas a gostar de dermo! :D Venho só acrescentar uma coisa que te esqueceste de referir - o prazo de utilização ("Period after opening") com a representação do boião aberto com o nr de meses, só surge quando a validade do produto é superior a 3 meses. Ou seja, um produto fechado com validade superior a 3 meses tem um prazo de utilização (prazo depois de aberto), o tal esquemazito. Quando a validade do produto (fechado) é inferior a 3 meses (um produto menos estável, como referiste), já aparece mesmo a data de validade, ou seja, não se deve utilizar esse produto depois de expirado esse prazo mesmo que nunca tenha sido aberto. Há que distinguir entre prazo de validade e prazo de utilização e é este ultimo que é representado pelo boião de tampa aberta. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Diana, não me expliquei bem no post, vou acrescentar o que disseste ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. eu confesso que também não dou grande importância a estes prazos e custa-me deitar para o lixo um produto que, teoricamente já está fora do prazo, mas que eu sei que continua em condições. isto porque também há uma estratégia de marketing por detrás disso e os produtos aguentam sempre mais alguns meses do que está indicado...
    ainda há umas semanas me aconteceu deitar para o lixo um rímel que eu percebi que já não estava em condições (o cheiro alterou-se e quando o usava, sentia uma certa irritação nos olhos) e aí não houve desculpa, tive mesmo de me desfazer dele...

    ResponderEliminar
  6. A única data que sou mesmo tirana é nos rimeis: sempre que passa, deito logo fora. Tenho muito medo desse tipo de produtos nos meus olhos !
    Já tive um creme da Ávene, de tratamento, que assim que passou um mês da data de validade começou a fazer-me uma série de borbulhas estranhas !

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Eu sou muito rigorosa com estas coisas, por isso é que não uso muito coisa ao mesmo tempo, porque de certeza que quem usa, há imensa coisa que já devia ter acabado há imenso tempo. Isso e deixar as coisas mal fechadas. Adorei o teu blog, vai-me ser imensamente útil, porque eu em questões de pele sou muito neurótica e é excelente ter uma conselheira mesmo aqui à mão! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Eu não sou o melhor exemplo pois entusiasmo-me e acabo por abrir ao mesmo tempo mais do que vou usar...

      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!