terça-feira, 16 de outubro de 2012

A ciência da beleza - O que é um tónico? É mesmo preciso?

Já várias pessoas me fizeram estas perguntas, por isso resolvi postar aqui um pouco sobre tónicos, que dos cuidados de pele, talvez seja o passo mais menosprezado.

Um tónico é um adstringente, ou seja, actua nas camadas superiores da pele e tem a finalidade de endurecer e consolidar as pequenas gretas da pele.

Podem ser constituídos por ácidos orgânicos como o ácido cítrico ou o ácido láctico ou por taninos que têm origem vegetal como os da planta hamamelis, da rosa ou da alcachofra.
 
 Os taninos e os ácidos coagulam a albumina (proteína mais abundante no nosso plasma e também algo presente na pele) formando uma fina película protectora contra a acção de sabões ou da poluição. Também precipitam as sujidades e bactérias aderentes à epiderme, pelo que constituem bons desinfectantes.

Por isso, da próxima vez que pensarem que o tónico é desnecessário, usem nem que seja uma água de rosas!

11 comentários:

  1. Gostei do post :) Realmente é algo que muitas de nós menospreza.

    Devemos usar de manhã e à noite? E o creme hidratante deve ser colocado depois?

    Obrigada, beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sempre antes do hidratante e de manhã e à noite! ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Olá!
    Achei este tema bastante interessante. Eu era uma pessoa que saltava este passo na minha rotina diária de beleza. Passado algum tempo, comecei a usar uma amostra de água termal da roche posay antes de usar o hidratante, depois passei para o tónico de tea tree da body shop. Parei com este passo e realmente senti falta dele. Assim, comprei água de rosas, o que estou a usar ultimamente, e adoro o efeito que dá na minha pele mista e sensível.. Acalma bastante a pele, para além de ser refrescante. E é baratíssima, portanto não há razão para saltar este passo!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, a água de rosas é excelente e mais barato não há ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  3. Só tu para enriqueceres o meu conhecimento =)!

    Óptimo post como sempre!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Para mim, que tenho pele mista, não dispenso. À noite substituo por uma água micelar, mas de manhã, antes da hidratação e maquilhagem não dispenso o tónico (em uso: 3 rosas da Nuxe; adoro o cheiro). Bjs
    http://entreameianoiteeastres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uuuhh parece-me tão bem!! Tenho de olhar para esse com mais carinho, agora estou a usar um da Clarins e a amar ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  5. Eu uso sempre, nem sequer consigo colocar creme sem antes passar tonico

    ResponderEliminar
  6. Eu aposto precisamente na aguita de rosas :) Bom e barato!

    http://pprettyplease.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá sara,
    Adorei o posto, e adoro está rubrica... não dispenso o tónico, é essencial para a minha pele.
    XOXO

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!