Houve uma série de situações conjuntas que me levaram a escrever este post. Uma das mais recentes no facebook do blog em que me instruíram que se devia usar um peeling de forma mensal, e eu decidi falar-vos do que acho sobre regras na cosmética.
Em primeiro lugar perguntem-se: quem inventou esta regra??? Mas quem é que disse isto? E quando descobrirem o quem, procurem o porquê, que geralmente é ridículo só. Há por aí muita gente que diz que só podemos usar cremes anti-rugas a partir dos 35 anos porque, no dia em que fazem 35 anos os vossos fibrócitos gritam todos "
MAYDAY MAYDAY ela está velha!!!! Entrar em
shutdown!!!". Isto na precisa hora em que fizeram anos, estão a ver isto a acontecer ao estilo das células intestinais nos anúncios da Activia não estão? Pois.
Na cosmética não existem regras, existem direcções gerais dadas pelas marcas para alegadamente facilitar a vida ao consumidor, mas cada indivíduo tem a sua pele e cada pele é diferente da anterior. A título de exemplo, a minha pele é uma preguiçosa, se não a estimular 2 vezes por semana com um esfoliante (vou rodando entre os tipos, já falei sobre isso aqui no blog), cria imensas acumulações de gordura no finzinho da epiderme que são irritantes e, por vezes, dolorosas. É, simultaneamente, uma pele excessivamente seca, por isso a esfoliação que lhe faço é sempre seguida de compensação lipídica (como devem ser quase todas) o mais rica que conseguir. E sim, uso cremes anti-rugas e não, não me "pesam na cara e agora fiquei com rugas porque o peso do creme faz rugas". Riso.
Numa pele reactiva desaconselho por exemplo o uso de esfoliantes tanta vez (uma vez por semana é suficiente) e desaconselho AHA's e BHA's, devendo ser substituídos por esfoliantes enzimáticos, porque uma pele reactiva é mais fina, não suporta tanta abrasão.
Quanto aos anti-rugas, algumas das teorias da conspiração que já ouvi são como a anterior, hilariantes! Incluem a criação de rugas por usar anti-rugas (confuso, eu sei). Mas a verdade é que todas as peles têm necessidades diferentes, algumas precisam de água, outras como a minha precisam de gorduras e de fibras elásticas e por isso chamam-se as texturas gordas, as ceramidas. Uma pele mais envelhecida é uma pele mais seca, daí as texturas serem mais adequadas, mas isso não impede que as peles secas não amem um creme para "50+". Já uma jovem a usar um retinol não é bem parvo, mas é desnecessário, já que a juventude tem a vantagem de ter elasticidade em todo o lado, desde a pele, ao passo.
Por isso, o meu conselho é: pensem antes de acreditarem em tudo o que vos dizem! Não tomem nada por garantido só porque a marca x ou a conselheira y vos disse tal coisa, pesquisem, pensem se o que vos está a ser dito faz sentido! Porque se calhar uma pele oleosa precisava mesmo era de cremes para "primeiras rugas" com ácido hialurónico para reequilibrar a hidratação da pele.