quinta-feira, 3 de abril de 2014

Das regras

Houve uma série de situações conjuntas que me levaram a escrever este post. Uma das mais recentes no facebook do blog em que me instruíram que se devia usar um peeling de forma mensal, e eu decidi falar-vos do que acho sobre regras na cosmética.

Em primeiro lugar perguntem-se: quem inventou esta regra??? Mas quem é que disse isto? E quando descobrirem o quem, procurem o porquê, que geralmente é ridículo só. Há por aí muita gente que diz que só podemos usar cremes anti-rugas a partir dos 35 anos porque, no dia em que fazem 35 anos os vossos fibrócitos gritam todos "MAYDAY MAYDAY ela está velha!!!! Entrar em shutdown!!!". Isto na precisa hora em que fizeram anos, estão a ver isto a acontecer ao estilo das células intestinais nos anúncios da Activia não estão? Pois.

Na cosmética não existem regras, existem direcções gerais dadas pelas marcas para alegadamente facilitar a vida ao consumidor, mas cada indivíduo tem a sua pele e cada pele é diferente da anterior. A título de exemplo, a minha pele é uma preguiçosa, se não a estimular 2 vezes por semana com um esfoliante (vou rodando entre os tipos, já falei sobre isso aqui no blog), cria imensas acumulações de gordura no finzinho da epiderme que são irritantes e, por vezes, dolorosas. É, simultaneamente, uma pele excessivamente seca, por isso a esfoliação que lhe faço é sempre seguida de compensação lipídica (como devem ser quase todas) o mais rica que conseguir. E sim, uso cremes anti-rugas e não, não me "pesam na cara e agora fiquei com rugas porque o peso do creme faz rugas". Riso.

Numa pele reactiva desaconselho por exemplo o uso de esfoliantes tanta vez (uma vez por semana é suficiente) e desaconselho AHA's e BHA's, devendo ser substituídos por esfoliantes enzimáticos, porque uma pele reactiva é mais fina, não suporta tanta abrasão.

Quanto aos anti-rugas, algumas das teorias da conspiração que já ouvi são como a anterior, hilariantes! Incluem a criação de rugas por usar anti-rugas (confuso, eu sei). Mas a verdade é que todas as peles têm necessidades diferentes, algumas precisam de água, outras como a minha precisam de gorduras e de fibras elásticas e por isso chamam-se as texturas gordas, as ceramidas. Uma pele mais envelhecida é uma pele mais seca, daí as texturas serem mais adequadas, mas isso não impede que as peles secas não amem um creme para "50+". Já uma jovem a usar um retinol não é bem parvo, mas é desnecessário, já que a juventude tem a vantagem de ter elasticidade em todo o lado, desde a pele, ao passo.

Por isso, o meu conselho é: pensem antes de acreditarem em tudo o que vos dizem! Não tomem nada por garantido só porque a marca x ou a conselheira y vos disse tal coisa, pesquisem, pensem se o que vos está a ser dito faz sentido! Porque se calhar uma pele oleosa precisava mesmo era de cremes para "primeiras rugas" com ácido hialurónico para reequilibrar a hidratação da pele.

39 comentários:

  1. Nao poderia concordar mais! Desde tenra idade (20 lol) que cremes 'preventivos' porque os danos do sol etc nao começam só aos 30! Os danos estao feitos depois vão é aparecendo! Se a minha pele está feliz, eu estou feliz no matter what others say :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno contigo! Cada caso é um caso :)

    Um Café e um Blog

    ResponderEliminar
  3. Tenho apenas três regras e foi a minha Mãe que mas ensinou:
    1) Nunca, mas nunca te deites sem desmaquilhar;
    2) O pescoço também precisa de creme hidratante;
    3) Não depiles demasiado as sobrancelhas.

    É isto. Quanto ao resto, desde muito cedo que sou imune às tretas que nos tentam vender: tem de se usar a linha toda porque produtos de linhas diferentes "anulam-se" ou "entram em conflito", cremes anti-rugas antes dos X anos fazem mal, as peles oleosas têm de ser limpas com decapante industrial, blá blá blá. A minha pele passou progressivamente de oleosa com alguma acne para mista/oleosa sensível com rosácea, nunca mais usei nada "matificante" a não ser, vá, um "primer" ou uns papelinhos de pó de arroz, uso hidratante, protector solar, óleos faciais e as belas das máscaras hidratantes, e sou feliz.

    Claro que de vez em quando apanho uma menina da estética a recomendar-me um "peeling" (há por aí muita gente que tem uma obsessão com "peelings", não há?) mas nesse caso aplico uma das minhas outras (poucas) regras de vida: “Listen, smile, agree, and then do whatever the fuck you were gonna do anyway.” (frase do Robert Downey Jr., que já andou muitos anos a virar frangos nesta vida...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que são regras de ouro essas! Há muita gente a pensar que peelings são coisas do demo e outras que acham que toda a gente precisa de um para ontem (depende da escola onde andaram). O Robert Downey Jr é um senhor, tenho mesmo de aprender a fazer isso mais vezes ahahah!

      Eliminar
  4. Palminhas, muitas.
    É muito mais fácil viver acriticamente, "encasquetar" regras em que não se pensa (porque dá trabalho) e segui-las como se fosse uma "bíblia" auto-imposta, porque "dura lex sed lex". As pessoas sentem-se seguras e donas de conhecimentos imensos que (ainda por cima) querem que os outros assumam tão cegamente como elas. É assim para a cosmética como para o resto, que a preguiça mental é um vírus.
    E, Patuxxa, o RDJ (para além de ser giro que dói) sabe-a toda. Vénia a ele também.

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui está um post digni de aplauso para além de todos os outros claro) :). Há pessoas com menos de 30 com rugas e pessoas com 35/40 que nem sabem o que isso é. Portanto as coisas devem ser adequadas a cada caso. O problema é que muitas vezes por exemplo os técnicos de farmácia respondem que não se pode usar isto ou aquilo porque nao se tem idade para isso. Ainda ontem por exemplo, na parafarmácia onde comprei o verniz inocos, a senhora que me atendeu era de uma antipatia tal que so me apeteceu chamar-lhe estúpida e burra na cara. Então eu perguntei-lhe se não tinha também os hidratantes pele perfeita da caudalie, uma vez que só tinha na prateleira o sérum anti-taches. Resposta da senhora, num tom arrogante: Mas você tem manchas onde??'? Mas isto é pergunta que se faça? Óh valha-me deus, pensei eu. Será que as pessoas nao sabem que além de corrigir, também se devem manter resultados?? Nunca mais lá volto. Francamente. É por isso que adoro os teus posts. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada Ana! Sim, essas velhas ácidas (mesmo as novas que são assim, não passam de velhas ácidas na mesma) merecem isso mesmo, que nunca mais lá voltes. Irrita-me que haja profissionais da minha área que são acéfalos e acreditam em coisas que nos são ensinadas desde o início do século XVIII quando os cremes eram feitos com banha de porco, e nunca pararam um minuto para pensar se seria verdade! Porque claro que só quando tiveres manchas é que te podes preocupar com elas, gastando uns 20 ordenados ao longo d 5 anos em sessões laser. Faz tudo muito sentido! Beijinho ;)

      Eliminar
  6. Em relação aos AHA e BHA, o que eu vejo muito é quererem começar por onde não devem...Por exemplo eu nunca na vida iria começar a fazer exfoliação com 10% de ácido glicólico...nem com 5% da pixi, começaria com uns 2% e ia alternando com outros 2% de salisilício e sem nunca descuidar do protector do solar e da loção calmante/hidratante. Já a amiga CHirons diz que Liquid Gold todos os dias só mesmo para quem quer derreter a cara...

    Eu neste momento ainda só estou com as máscaras (os máscara, por até agora é só uma da Avène).Comecei a fazer uma vez por semana, já vou em duas vezes e estou a ponderar se faço 3. Quando passar para os tónicos vou passar a usa-la só uma vez por mês (para aquelas situações que acontecem 1 vez por mês...)

    É como dizerem-me que aos 21 não preciso de creme/gel para as olheiras porque sou muito nova. Experimentem ter a zona ocular (com excepção das pálpebras que são oleosas...é mesmo coisa do demo!) tão seca como a minha no Inverno e venham cá dizer-me se não me faz falta. Nota-se logo os dias em que uso o creme e os dias em que eu me esqueço dele...
    Em relação ao anti-rugas...ainda não cheguei a essa fase, mas mais um anito ou dois, é começar a pensar em tratar do assunto.


    P.S. é provável que eu tenha assassinado os nomes do ácidos. Ciências não é de todo a minha área...só mesmo a de mistura de tintas e de papeis D: (mas ainda assim gosto de fazer as minhas pesquisas)
    P.P.S. Acabei por não comentar no post dos acabados, mas no dia em que o postaste comprei sem querer aquele demónio de desmaquilhante. Experimentei e é horríveeeeel. Seca-me a pele, o que não é bom. TwT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vejo muita desinformação, essencialmente, um ácido a 10% é borderline tratamento médico, deve ser manipulado com cuidado e deve ser usado um creme gordíssimo em conjunto e não um matificantezeco, que vejo tanta gente a usar. Pois é, esse óleo da Lierac é uma real bodega... :(

      Eliminar
    2. Supostamente é para usarmos exactamente o oposto...não? .__.
      Falo por mim, tenho pele oleosa e desde que passei a usar oleos para limpar a pele e cremes à base de água hidratantes. A minha pele acaba por produzir menos água do que se usar um creme matificante (para isso já me bastam os primers e bases...)
      Bem o dizes! Ontem tentei usa-lo para remover uma swatch e foi chato...acabei por ter de lá ir com a manteiga da TBS porque aquilo não me tirava tudo TwT

      Eliminar
    3. Heia deixa-me lá rectificar o comentários :P (escrever com teclado inglês é tortura, sim? :< )
      Desde que passei a usar óleos para limpar a pele e cremes à base de água, a pele ficou menos oleosa e mais vistosa. Com os matificantes ficava +- na zona T, mas o resto fica seco e não ficava bonito...

      (perdoa-me o ser uma melga, sim? ;__; )

      Eliminar
    4. Ahah não és nada! Exacto, se deres à pele o que ela te está a pedir, ela fica feliz e tu também! Às vezes, á semelhança dos bebés, nunca sabemos bem é o que ela nos está a pedir ;)

      Eliminar
  7. Concordo em absoluto. As pessoas têm mais é que ser felizes, divertir-se e deixar cada um seguir o seu rumo. Que verdades absolutas no mundo da beleza são provavelmente a coisa mais chata que há!
    Servindo-me da brilhante frase partilhada pela Patuxxa: No “Listen, smile, agree, and then do whatever the fuck you were gonna do anyway” é que está claramente o ganho. Perder energia a argumentar com quem não consegue colocar as coisas em perspectiva? No way!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah é assim que se perde tempo de vida e se arranja cabelo branco! :D

      Eliminar
  8. Ao ler o post e os comentários, nao poderia estar mais de acordo com vocês! E ainda me lembrei de uma situação que acho ser tal e qual o que se descreve. Certo dia fui à P&C em busca do Clarins Extra-firming Eye Wrincle Smothing Cream que me sugeriste neste post (http://makedown88.blogspot.pt/2014/02/cremes-de-olhos-qual-sera-para-mim.html) Fiz questão de explicar que de facto ja tinha algumas rídulas, que de momento eram a minha preocupação, e que me tinham aconselhado o dito creme. A menina perguntou me a idade, e quando disse que tinha 23 anos disse que eu não precisava daquilo, que era muito para a minha idade e que podia tentar uma coisinha mais ligeira...enfim...Fui a outra P&C da minha zona, e nesta ja me disseram que sim, que poderia usar de noite se achasse muito pesado para creme de dia, etc etc...Enfim, eu nao sei que formação as meninas têm, mas pelo menos deviam estar todas em sintonia... Ainda sou muito leiga nestes assuntos, a minha mãe sempre foi muito preguiçosa nestas coisas de beleza, e por isso tb não me passou nenhuns conselhos, tendo eu que procurar tudo por iniciativa própria. E confesso que se não fosse a blogosfera, e eu fosse na conversa das meninas das P&C e afins, ou me aventurasse sozinha num supermercado e comprasse uma coisa qq, a coisa nao teria corrido bem...O que mais me surpreende é que no mundo actual em que temos tanta informação dísponivel haver ainda tanta gente mal informada, que por sua vez dará maus conselhos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estão em sintonia porque a formação é inexistente! E o que mais confusão me faz ainda, é ver que as pessoas que dão maus conselhos são as que mais sucesso fazem... Enfim!

      Eliminar
  9. Gostei bastante de ler este post e só confirma a minha certeza de que não percebo nada deste mundo da cosmética...!
    (Acho que preciso de uma consulta privada tua btw)
    Mas, e deixa-me afirmar isto, eu trabalhei numa loja que vendia produtos cosméticos e tive alguma formação, demasiado reles, básica e curta. O que confirma que, numa loja desse género não somos profissionais da pele, mas sim vendedoras, comissionistas e comerciais. São as vendas que importam. Se esta semana temos o desafio do produto X para vender, se lá vai uma pessoa com determinado problema temos que à-força-toda lhe recomendar esse produto. Na semana seguinte temos que vender o Y. E caso a mesma pessoa, com o mesmo problema lá apareça, o que é válido agora é o Y. Compreendes?
    Já para não falar que há produtos que dão mais comissão que outros, no final do mês... pois!
    Obviamente isto não ia de acordo com os meus princípios éticos, raramente cumpria os objectivos, (cheguei a dizer às clientes para irem à farmácia ou à concorrência comprar determinado produto - LOL) e acabei por ser despedida...
    Mas enfim.
    Só para afirmar que não devemos confiar em quem nos vende seja o que for, por mais atenciosa e simpática que a pessoa seja, devemos guiar-nos pela nossa pesquisa, pela nossa experiência (nós é que conhecemos o nosso corpo e os nossos hábitos) e também pelo nosso médico ou dermatologista, certamente este terá melhores conselhos e fará exames adequados ao nosso problema.

    Um beijinho e continuação de bom trabalho ^__^
    silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já trabalhei num local onde tinha mesmo de vender, mas sinceramente nunca percebi esses objectivos de algumas lojas, são um perfeito tiro no pé! Obrigada Sílvia e um beijinho ;)

      Eliminar
  10. Concordo completamente. Acho sempre piada principalmente com os anti-rugas. Ora, não é aos 40+ que vou começar a prevenir o aparecimento de rugas! É realmente um caso de analisarmos a nossas necessidades individuais e definir a nossa rotina nessa base. xo Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdadíssima, aos 40+ já a coisa não dá para reverter...

      Eliminar
  11. Pois, o que eu já aprendi nestes anos todos a virar frangos (não como o RDJ, mas nas P&C desta vida) é que o importante é conhecermos a nossa pele e testarmos o mais indicado para ela... Quanto a idade para usar anti-rugas? Isso não existe, existe necessidade da pele como bem disseste e pode apenas ser desnecessário pagar dinheirão por um creme que não me está a actuar na necessidade da minha pele...

    ResponderEliminar
  12. Podes sugerir esfoliantes enzimáticos? A minha pele fica com eczema durante 2 meses se uso AHA's...eu estou farta de saber isto mas 6 meses depois volto a tentar esfoliar, e volto a ter o mesmo problema... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://makedown88.blogspot.pt/2012/12/tipos-de-esfoliantes.html ;)

      Eliminar
  13. olá Sara! :)
    como prometido, cá fica o link para o meu blog! - http://www.drawingdreaming.net/
    No Facebook, basta procurares por Ester Durães, deve ser fácil encontrar-me, até porque devemos ter amigos em comum ;)
    Beijinhos,
    Ester

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez: simples e informativo!
    Escrevi-te há uns dias sobre a minha pele seca + base... e de facto... preciso mesmo de hidratar :)
    E por falar em hidratação... que máscara recomendas para uma pele de 35 anos e pouco cuidada (leia-se só agora cumpre os passos básicos!! sim uma grande desgraça)? REN?
    Obrigada! Keep up the good (excelent) work!
    R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em processo de responder às dúvidas, algumas vão para a rúbrica aqui de dúvidas no blog, outras respondo na por email, tenho de analisar! Ora uma boa máscara para começar é a sensibio da Bioderma ou a apaisant hydratant da Avéne ;)

      Eliminar
    2. Mia :) Já respondeste por aqui, desculpa! Não me exprimi bem... E para quando o workshop no Porto? Já tens cliente!
      Vou experimentar!! Obrigada! R.

      Eliminar
  15. Boa tarde! É um assunto que não está relacionado com o post mas alguém me pode dar algum feedback sobre este site http://www.fragranciascosmeticosco.pt/ . Se comprou e entregaram direitinho....

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca comprei lá nada mas aviso que vem tudo de fora do espaço Schengen!

      Eliminar
  16. Adorei este post e foi!Foi a minha custa que aos poucos comecei a meter um filtro em tudo o que era recomendado pelos bloggers (ate pq ha experts que...hummmm...adiante)...eu tenho 36 anos e normalmente o que as bloggers adoram não se adequa a mim:não preciso de cremes para tirar oleosidade por exemplo, e batons neons tb já não são a minha praia :D Por outro lado uso anti rugas ja ha um bom par de anos, talvez mais, porque apanho muito sol e a pele ressente-se (mesmo com o filtro solar 50 que uso todo o santo dia)...A maior parte das pessoas que conheço limpa a pele com produtos qd acorda e a mim isso faz-me mal a pele-melindra-a!Acabei por ler em alguns artigos que grande parte das pessoas nao devem limpar a pele com produtos qd se levantam e apenas com água..cá está, cada um deve ouvir a sua pele e seguir o seu ritmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada pessoa com as suas especificidades, sem dúvida ;)

      Eliminar
  17. Bom... Dei contigo pelo blog da coisaseoucenas (perdoem-me mas não sei os vossos nomes...) e no que me toca... já ganhaste mais uma fã!!
    Sempre segui conselhos das meninas das lojas e após rios de dinheiro em clarins, cliniques e shiseidos, a minha pele nunca teve melhorias... continuou oleosa e brilhantona (blhec) e sensível a repuxar na zona das bochechas ao lado do nariz... li na internet que devia fazer tratamentos com bha's mas não percebo muito da poda hahah!
    Não sou propensa a acne mas podes fritar batatas na minha testa...
    Estou a usar a mild clarifying lotion (porque aqueles tónicos para peles oleosas da clinique ardem me horrores), o hidratante de olhos superfense e o dramatically moisturising gel da clinique (tipo 3), mas tenho dúvidas relativamente ao que usar para limpar e/ou esfoliar.
    Adicionado ao facto de já ter 32 anos e rugas assim assim nos olhos e nas bochechas.... Sinto que preciso de algo mais hidratante... O que me aconselhas em termos de limpeza e hidratação? Parabéns pelo blog e muitos beijinhos :)
    Marta B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Ahah obrigada, a querida C&C é uma fofinha e exagera os meus atributos, mas sê muito bem-vinda! O que a tua pele me parece é sequiosa por água!! Já experimentaste algum sérum com ácido hialurónico? Uma boa rotina para a tua pele seria: limpeza suave (nada de coisas que façam espuma), um tónico esfoliante umas 3 ou 4 vezes por semana e um tónico hidratante em seguida, um sérum de ácido hialurónico e um hidratante à base de água, finalizando com SPF claro. À noite, uma excelente solução para a tua pele seria a seguir ao sérum e antes do hidratante um óleo! A tua pele soa-me muito descompensada e carente de água porque muitas vezes o óleo está a ser sobreproduzido porque não existe água na pele para ele a "selar" no seu interior, e então o mecanismo de compensação é produzir a maior quantidade de óleo possível para aprisionar as duas moléculas de água. Conslusão: tens a pele cheia de óleo, mas por debaixo dele está ainda carente de água, não sei se me fiz entender ou se foi confuso, espero que não!

      Beijinho

      Eliminar
    2. Olha, não foi nada confuso, e fizeste todo o sentido! Estou literalmente a tirar notas, muitíssimo obrigada. Agora a minha dúvida é.... Não percebo muito de marcas, tu recomendas algum produto? Esses tónicos, sérum e óleo que recomendas, é tudo para peles oleosas? Devo comprar o serum Indeed Labs Hydraluron de que falas ou não se adequa ao meu caso? Desculpa ser tão chata mas é um desespero... Consigo fazer swatches de óleo no braço após passar três dedos na testa... I mean literally! Beijo grande!
      Marta B.

      Eliminar
    3. Sim, tudo o que disse pode ser usado para peles oleosas ;) O hydraluron é excelente, mas se não quiseres mandar vir da boots ou não tiveres ningém do UK que to envie, aconselho também o Caudalie SOS desálterant que é muito semelhante a nível de hidratação. Compreendo perfeitamente o teu desespero, e espero que estas dicas ajudem nem que seja um bocadinho ;) Beijinhos

      Eliminar
  18. Sara, és uma querida, e deste-te ao trabalho de me responder! Muitíssimo obrigada :)
    Marta B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah eu tento sempre responder a toda a gente, infelizmente nem sempre sou é bem sucedida por falta de tempo ;) Espero ter ajudado ao menos! Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!