terça-feira, 17 de novembro de 2015

Rotina Coreana 101 / Korean Beauty Routine 101 - Part 2

5- Essência / Essence

A graaaande loucura que vem das Ásias é capaz de ser esta porque francamente não tínhamos nada de parecido nas nossas rotinhas. O que é uma essência? É basicamente algo entre um sérum e um tónico em termos de textura e serve para criar um filme de hidrogel na pele que já contém água. Em que medida é que é inovador? Como tem uma elevada concentração de água para começar, não é preciso molhar a pele para a hidratar, previamente (porque nada que hidrate deve ser usado em pele seca).

This is the major Asian inspired craze because we had nothing like it in our Western routines! What is an essence? It's something between a serum and a toner that is quite runny but not exactly watery in terms of texture. Its purpose is to create an hydrating film (it often has anti oxidants and hydrating agents) and, as it already has a high water percentage it provides the water to lock down in said film because no hydrating agent should be used on dry skin.

essence


1- Missha Time Revolution Essence;
2- SK II Facial Treatment Essence;
3- Mizon First Essence;
4- Hera Cell Essence.

6- Sérum / Serum / Ampoule

Este elemento já nos é bastante familiar e usado pela maioria de nós. Consiste num tratamento concentrado e adaptado a uma necessidade específica, deve ser escolhido de acordo com o que gostariam de melhorar na vossa pele.

This is a familiar element and used by the majority of people at this point. It consists of a personalized and concentrated treatment for a specific need you might have and it should be chosen in accordance to what you'd like to make better about your skin.


serum



1- Mizon Snail Repair Intensive Ampoule;
2- Missha Time Revolution Essence;
3- Innisfree the green tea serum;
4- It´s skin hyaluronic acid.

7 - Máscaras / Masks / Packs

Já conhecíamos máscaras, era giro e fazia-mo-las uma vez por semana porque era-assim-que-devia-ser. Até que chegaram os coreanos e disseram que se calhar 2 máscaras por dia não eram demais! E depois vieram as sheet masks também, fazer com que seja normal ter um ar assustador. Já abro um capítulo só sobre isto, fiquem descansadas.

So we already knew about these and we used to use them once a week because that's-the-way-you-should-do-it and then came Korean people and said "well, maybe you should use them at least once a day" and blew our world. And then sheet masks made it socially acceptable to look creepy, but rest assured, I'm going to dedicate a post to this.

masks

1- Laneige water sleeping mask;
2- Too Cool for School egg cream mask;
3- Caolion Blackhead steam pore pack;
4- Tony Moly I'm real sheet masks;

8- Emulsão / Emulsion

Esta classe de produto, embora já familiar, é aqui apresentada como uma categoria diferente e, mais uma vez, como preparação do rosto para o óleo, sendo o último passo mais aquoso. Para quem tem pele oleosa, pode perfeitamente usá-lo sozinho como a maioria das marcas ocidentais sugerem.

This product class is actually very familiar to us already but here has a slightly different purpose as it serves as, once again skin prep and is the last water-based product used in the routine. For those that have oily skin, you can stop right here and skip to sunscreen, probably.

emul


1- Dr. Jart Ceramidin liquid
2- Etude House Wonder Pore ultra pore solution;
3- Laneige light balacing emulsion.

9- Creme / Cream

Bom, este é básico não é?

Well this one is kinda obvious, no?


cream


1- Dr Jart Ceramidin Cream;
2- Mizon Collagen power lifting cream;
3- Sulshasoo lifting cream

10 - Protector solar / Sunscreen

Na verdade, o protector solar na Coreia é talvez menos frequente do que propriamente os BB, CC e cushion que têem quase sempre SPF50, mas existem e o ecrã total é levado a sério.

Actually, sunscreen in Korea is (I think) meant for makeup-less days as most BB, CC and cushions do include SPF50, but you can find a wide variety and their filters are quite good.



Algures aqui haverá também um creme de olhos e um óleo se quiserem, o creme de olhos depois da emulsão e o óleo antes do protector solar ou como último passo antes de dormir. Apesar de esta rotina ser imensa, não é muito difícil de fazer e, para mim, o que há de importante é retirar o que nos interessa e o que a nossa pele precisa e ficar com esses passos. Para mais dúvidas em relação a dsignações de produtos, este artigo está óptimo!

Somewhere in here there should be an eye cream after the emulsion and an oil as the final step at night or before the sunscreen. Although this routine seems kinda crazy, it's actually simpler than it looks and, most of all you should look at each step as a suggestion and adopt the ones that suit your lifestyle and skin type. If you do have some questions about product designations, check this awesome article.

8 comentários:

  1. Tira-me duas dúvidas: a essência não será algo parecido com o 3ª passo da clinique? algo para começar a hidratar a pele, que deve ser colocado antes de todos os outros cremes e seruns?
    E como assim não se deve colocar nada para hidratar com a pele seca? Tantos anos a virar frangos e nunca tinha ouvido isso ;)
    explica-me melhor, falamos também de seruns de hidratação ou o habitual creme hidratante ou óleo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah percebo a confusão. Ora bem 1ª pergunta: não, a essências enquadram-se mais num tónico do que noutro local. Em relação ao último passo dos 3 passos seria a loção ou emulsão ;) Em relação à pele seca... Ora bem, eu se calhar devia escrever um post sobre isto, mas será com todos os produtos que têem humectantes, desde tónicos a séruns. Os cremes também, desde que tenham água também. O objectivo é que o humectante tenha água para atrair para "trancar" na pele, porque se a pele está desidratada e estamos a aplicar algo que a hidrata, a água do cosmético chegará, mas é um extra que pode ser colocado. Isto é uma teoria e noto algum resultado quando o faço ;)

      Eliminar
  2. Eu confesso que nestas questões ando a apanhar bonés e muitas vezes tenho de ler outra e outra vez até "entrar", mas o facto de " (porque nada que hidrate deve ser usado em pele seca)." é uma novidade de arregalar os olhos.
    Quer dizer, eu, dona de uma pele seca, seca que dói, que escama, que parte, da cor da lula mortiça, ando a ver qual o melhor hidratante e depois coloco-o semre em pele seca, ando a fazer mal?
    Ou seja, o truque é limpar a pele bem limpinha + hidratar + mimar com creme + protector solar (se de dia)? Desculpe a pergunta mas fiquei ainda mais confusa. E não querendo abusar, quais os melhores sites para comprar produtos coreanos? Estou a pensar dar-lhes uma hipótese.
    Obrigado
    Nany

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Em relação à segunda pergunta, sai post sobre isso hoje ;) em relação à pele molhada, vai na linha do que disse no comentário anterior, estás a fazer tudo bem, mas entre o limpar e o hidratar basta acrescentar um borrifo de água termal ;)

      Eliminar
    2. Obrigada! :) depois conto se resultou!

      Ana

      Eliminar
    3. Só eu para comentar no post errado..sou a menina da queimadura (bela forma de identificação) :D

      Eliminar
    4. Obrigado, já vou ver cuscar os sitios onde gastar dinheirinho.
      Nany

      Eliminar
  3. Yupi! Tens um post de onde comprar!!! :D

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!