terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dúvidas das leitoras II

Aqui vamos para mais um round de perguntas, ponham-se confortáveis porque este vai ser graaande! Peço desculpa pela imensa demora mas estes posts levam séculos a fazer, como podem calcular e ando com muito menos tempo do que gostaria para dedicar ao blog...

A Sara colocou a seguinte dúvida:

Olá Sara!

Sigo o teu blog à cerca de um ano, e sou uma fã assumida! Gosto particularmente de dares a conhecer diferentes marcas (muitas vezes pouco conhecidas pela generalidade das pessoas) e de fazeres uso do teu conhecimento científico para emitires uma opinião. 

Gostaria de saber que creme de rosto me aconselhas, e se possível com uma boa relação qualidade preço. Tenho 29 anos, pele normal e, para já, apenas com uma ou outra linha de expressão. 

Obrigada pela atenção e continua o bom trabalho no blog

Bjokas
 
 Obrigada Sara! Eu também gosto de dar a conhecer coisas pouco faladas, há tanto produto menosprezado por aí!

Precisava de saber como é a tua pele, oleosa, mista ou seca e que problemas mais específicos tens, mas um bom hidratante para primeiras rugas é o premières vendages da Caudalie, tem antioxidantes e tem duas texturas, o que é sempre excelente numa linha anti-idade!
 
 
A Orlanda perguntou:
 
Bom dia Mia,

Tinha couperose e resolvi fazer laser, já há mais de 2 anos, fiquei bem melhor (sei que não é definitivo),  mas …..com imensas manchas castanhas!!!
Fiz uma mascara amarela à noite durante uns meses  não me lembro do nome, era de uma marca espanhola)…não vi grandes resultados.
Já a ouvi comentar produtos da Caudalie.  Pode dar-me a sua opinião sobre o “caudalie vinoperfect serum eclat anti-taches”.
A minha rotina diária é sempre:
Mouse de limpeza para peles sensíveis da Lancôme. (comprei agora uma da Kiko mas ainda não experimentei).  Depois,  Advanced Night Repair  da Estee Lauder, que deveria fazer só à noite mas como ainda não comprei outo sérum (estava a pensar no da caudalie que referi antes)….faço tb de manhã. Creme de olhos, hidratante e protetor solar 50.
Estou agora a fazer, aconselhada pela dermatologista:
Dia:
- Creme de olhos da Bioderma sensibio eye;
- Creme de dia da Bioderma sensibio AR;
- Protetor solar – Bioderma photoderm AR 50+
 Noite:
- Creme de olhos peptilys da Uriage;
- Creme peptilys da Uriage.
 
Muito sinceramente não estou muito convencida, e como já acabaram…..gostava da sua opinião.
Tenho umas olheiras medonhas….já experimentei imensos produtos, mas têm a ver com os genes, nada a fazer. E já tenho muitas rugas (próprias dos meus quase 42 anos).
Preciso de comprar:
- Creme de olhos; Creme de noite, sérum …   pode ajudar-me???

Para além das manchas, olheiras e produtos que pedi para sugerir, tb tenho a minha base a acabar....tinha pensado experimentar a " Studio Fix Fluid da Mac", algum comentário??
 
Obrigada.
 
 Ora bem Orlanda, esse sérum da Caudalie é o meu preferido anti-manchas do mercado, não que eu pessoalmente sofra do problema, mas tenho cá em casa quem sofra por isso, se sou como sou comigo (a maníaca da pele), com a minha mãe sou quase pior. Esse foi o único sérum que alguma vez funcionou com ela, e nem é dos mais caros do mercado (pelo contrário, que faça efeito que se VEJA, é o mais barato). Por isso, acho uma excelente compra.

Os cremes de olhos que estás a usar são excelentes, eu não os alteraria, o da manhã combate as olheiras porque tem cafeína na sua composição e o da noite tem péptidos, por isso preenche as rugas e hidrata. O creme de noite também é excelente, não o mudaria!

Por fim, a base. A Studio Fix não aconselho muito porque é uma base muuuito pesada e com muita cobertura, o que envelhece ainda mais a pele porque acumula nas rugas. Para uma cobertura boa sem ser pesada nem envelhecer, aconselho a Teint Idole da Lancôme ou a Touche Éclat (base) da YSL e um corrector de olheiras que também dê para as manchas como o Double Wear da Esteé Lauder!

Espero ter ajudado!
 
 
A Lígia perguntou:
 
 Boa tarde, gostava que me desses uma dica para adquiri um batom rosa, sou loira e de pele muito clara. Não gosto de gloss porque os cabelos ficam presos da boca e é desconfortável para mim. Como o dinheiro é curto, quase que peço um milagre, lololol... Gostava de comprar um confortável, não com brilho exagerado qb, com uma duração aceitável ( que não seja necessário estar sempre a retocar) bastante hidrante e de sabor agradável.
Será que me podes ajudar.
Obrigado e bjs
 

 Olá Lígia! Há tantos!!! Felizmente! Começando em preços ligeiramente mais caros, as lip butters da Revlon que se vendem em vários pontos e ainda online e andam pelos 15€ são super confortáveis, parecem um batom do cieiro mas com a cor de um batom e brilho de um gloss, na mesma linha tens os Rouge Caresse da L'Óreal por vota dos 14€ mas estão quase sempre em promoção nas grandes superfícies.

Assim mesmo super baratex mas não inferiores há os da Catrice (marca que se vende da Well's) e da Kiko, especialmente estes. Quanto a cor, tudo depende do teu gosto pessoal, há rosas que me ficam bem a mim e podem não ficar em ti, mais do que o tom de pele ou de cabelo, o mais importante é o subtom da pele, se és meia amarelada, ficam-te melhor os corais ou os rosas mais a puxar para um nadinha de laranja, se fores mais rosadinha como eu, os rosas mais frios, alilasados (sem serem lilás que deixa os dentes amarelos) ou com mais vermelho. Não aconselho as cores peroladas porque envelhecem e parecem vindas dos anos 80, nem as cores com pedaços de purpurinas porque são desconfortáveis e, no fim do dia, dão um ar algo adolescente. A aposta mais segura é sempre optar por uma textura cremosa, com poucos brilhos e, se os tiver, que sejam pequenos e elegantes, de forma a reflectir a luz discretamente e não como uma bola de espelhos.

Espero que as dicas ajudem!
 
 
A Joana perguntou:
 
Olá Mia! Preciso da tua ajuda quanto à utilização deste produto da Kiko: http://www.kikocosmetics.pt/cuidados-para-a-pele/edicoes-limitadas/colours-in-the-world/Skin-Glow/p-KS0200102400000. Em um dos teus vídeos vi que o utilizaste como iluminador mas é possível usa-lo como creme hidratante (tal como indicado na embalagem) sem ficar com o rosto demasiado brilhante? É indicado também para ser usado como primer mas a minha dúvida incide no facto de ser somente utilizado como creme hidratante. Obrigada! Beijinhos e um ótimo fim de semana!
 
Alô Joana! É uma excelente pergunta! Esse produto pode ser usado pelo menos de quatro formas: como hidratante (embora não seja um hidratante potente, se não tiveres a pele muito desidratada serve, mas na minha nunca seria suficiente, por exemplo), como primer para bases para reflectir a luz por "debaixo" da base dando aquele glow que parece todo teu, misturado com bases pesadas e demasiado mate ou como iluminador líquido! Agora a escolha é tua, experimenta como gostas mais de ver em ti e como é que a tua pele fica mais "feliz"!

Adoro este tipo de produtos versáteis por causa disso, têm tantos usos como os que lhes quiseres dar!

 
A Cláudia perguntou:
 
Olá Sara,
espero que esteja tudo bem...
Tens estado mais ativa no blogue ( ainda bem).
Queria pedir-te ajuda, reparei nos produtos acabados que falas de uma mascara da PB em castanho.
Eu usei uma da maybelline, mas acho que já não existe.
Queria perguntar-te se além da PB ( os portes são caros , mas os produtos são baratos) conheces mais alguma máscara de cor castanha e com uma preço "simpático".
Continua a fazer os teus post´s ...
beijos


Olá Sara,
Queria pedir-te mais uma vez a tua opinião.
Tenho o cabelo com um corte médio mais para o curto, com algum volume e jeitos.
Quando acordo parece uma “leoa” visto tu também teres o teu cabelo com volume e caracóis, podias dar-me
uma dica de um creme, gel ou espuma para dar efeitos de caracóis no cabelo e domar o volume no cabelo.

 Beijos e continuação de um bom trabalho.



Olá Cláudia, obrigada!

Existem imensas, infelizmente nem todas chegam a Portugal! Experimenta a The Colossal ou a The Falsies da Maybelline que sei que ambas existem em castanho cá. Um bom sítio para as encontrares é no RR Center se não conseguires nos super comuns.

Eu não uso nem gel nem espuma pela simples razão que noto que me secam bestialmente o cabelo e sinto que me torno "dependente", porque sem eles o cabelo fica horrível. Eu uso um desfrisante em creme cada vez que lavo o cabelo, alguns dos meus preferidos são estes e o Phytodéfrisant da Phyto.

Espero que ajude, queremos happy hair!

A Sara perguntou:

Bom dia! Queria pedir mais uma vez a sua ajuda! Queria mudar de hidratante e creme de olhos, fui a famácia e aconselharam-me a Filorga, o Hidra-fill e o optim-eyes. Desculpe mas não sei se é exactamente assim que se escreve, mas não tenho as amostras aqui comigo! Vim para casa "pesquisar" e parece me que são cremes bastante fortes na composição (de que não percebo nada, note se!), mas têm ácido hialurónico e outros palavrões, que julgo serem mais aconselhados para pessoas mais velhas! Tenho 30 anos. O facto é que amei mesmo os cremes, principalmente o de olhos! Entretanto experimentei a linha da caudalie e adorei também! Tenho a pele mista, com bastante brilho na zona T. Ambos controlam lindamente o brilho! Qual a sua opinião? Tenho medo de estar a comprar cremes mais indicados ara a minha mãe! obrigada e um beijinho!
 
 Olá Sara! Ao contrário do que geralmente se pensa quando se lê ácido hialurónico não é um daqueles ácidos que liberta pele morta, é sim um dos componentes da pele e tem a função de armazenar centenas de vezes o seu peso em água. Ou seja, é algo que queres na tua pele! Podes ler um pouco mais sobre o assunto neste post.

Esse medo dos cremes demasiado "potentes" é partilhado pela maioria das mulheres do mundo. Eu pessoalmente acho que esses medos foram-nos incutidos erradamente porque não existem produtos "demasiado poderosos", só inadequados a cada pele, nada tem uma idade para ser usado e sim um estadio para ser usado. Se a tua pele gostou dos cremes, se sentiste diferenças positivamente, avança! Eu acho que são cremes excelentes e eu usá-los-ia embora "só" tenha 24 anos, mas tenho também uma pele que ama ácido hialurónico porque não consegue aprisionar água sozinha, o mesmo acontece com a maioria das peles oleosas. Acho extremamente importante usar creme de olhos o mais cedo possível porque os olhos são uma área muito delicada diariamente agredida pela maquilhagem e desmaquilhagem que, mesmo quando é feita correctamente deve ser sempre seguida da reposição do que tirámos com o desmaquilhante.

Espero ter ajudado!

A Inês perguntou:
 
Olá, Mia!

Em primeiro lugar, deixa-me congratular-te o trabalho fenomenal que estás a desenvolver no blogue. Sou leitora assídua e uma das coisas que mais me entusiasma é o facto de seres farmacêutica e saberes efectivamente do que raio é que estás a falar. Credibilidade: double check!

Ora, inspirada pela tua publicação com as dúvidas de outras leitoras, decidi seguir o teu conselho e não me coibir e, então, mandar-te este e-mail, pois gostaria genuinamente de saber a tua opinião. Mas antes de me alongar, aviso desde já que, como criança curiosa e cheia de dúvidas que sou, este e-mail assemelhar-se-á a uma escritura bíblica, pelo que estiveres com pressa, aconselho-te a fechar a janela.

Enfim, então o meu problema é o seguinte:

Tenho 19 anos, sou branquinha, com algumas sardas, de olhos e cabelo castanhos. Interesso-me muito por skincare (o que me levou brevemente a ponderar seguir Ciências Farmacêuticas) e sigo religiosamente a minha rotina de manhã e à noite. A única maquilhagem que uso é máscara (Respectissime da Roche Posay), apesar de recentemente ter comprado uma Creaseless Cream Eyeshadow da Benefit (SALDOS!) e estou a começar aos poucos nesse mundo. Tiro sempre a maquilhagem ao fim do dia com o Desmaquilhante Respectissime Waterproof também da Roche Posay. Como tenho a pele oleosa e tendência acneica, a minha dermatologista «receitou-me» a seguinte rotina:

Noite:
2) Aplicar apenas peróxido de benzoílo (da ISDIN) na zona T. Na noite seguinte aplicar apenas o Acniben Balancing Gel-Cream da ISDIN. Ou seja, alterno todas as noites estes dois produtos.

Manhã:
1) Lavar novamente a cara com o Effaclar Purifying Foaming Gel da La Roche Posay. Uso na mesma a esponja esfoliante da Body Shop.
3) Aplicar Hyseác SPF50+ da Uriage generosamente em toda a cara após o hidratante ter sido absorvido. Uso-o todo o ano.

Estou bem ciente dos raios UVA e dos UVB, o estrago que provocam na pele - tanto em termos de envelhecimento e queimaduras, como em termos de cancro e de estragos a nível do ADN - e estudei a degradação do ozono (a nível secundário, claro, mas ajudou-me a compreender a magnitude desta problemática). Encaro o cancro da pele muito seriamente e tenho tendência em preocupar-me com a minha pele, ainda mais sendo eu dona de uma pele aparentemente alérgica à melanina.

Tendo dito isto, apesar de estar sistematicamente a tentar aprender mais sobre a minha pele e o seu bem-estar, a minha dermatologista não me leva muito a sério. Sempre que lhe pergunto sobre um produto particular ou uma série deles, a minha dermo simplesmente ri-se e diz-me que sou demasiado nova para usar isto ou aquilo, e que não me devia estar a preocupar com coisas do género. Sou naturalmente ansiosa e muita stressada, e quando estou sob mais pressão a minha pele breaks out quite a bit. Também tenho olheiras visíveis (que sei serem parcialmente do cansaço acumulado, mas que já não vão embora mesmo com 8h+ de sono) e algumas rugas de expressão que, bem, podiam ser menos expressivas, digamos assim. Gostaria de começar um creme de olhos como forma de prevenção, mas não faço ideia por onde começar ou sequer do que ando à procura, e tenho medo de perguntar à minha dermo (não é como se quisesse começar com retinol, caramba!). Também gostaria de saber mais sobre séruns e antioxidantes (fiquei deveras interessada na SkinCeuticals - pensas que algum dos seus produtos era apropriado para mim?), mas, novamente, não estou com disposição para ser quase ridicularizada pela dermo.

Será que a minha dermatologista tem razão e deveria parar de me preocupar tanto?

Gostaria também de perguntar acerca de máscaras esfoliantes. Neste momento, gostaria de experimentar máscaras mais químicas do que físicas, e estou interessada na Enzymatic Peel Mask da Caudalie - achas que é boa e adequada ao meu tipo de pele ou deveria experimentar outra?

Em suma:
1) Creme de olhos - sim ou não? Se sim, qual?
2) Sérum e/ou antioxidante - sim ou não? Se sim, qual/quais? SkinCeuticals - algo indicado para mim?
3) Máscara esfoliante - sim ou não? Se sim, qual?

Obrigada por teres dispensado o teu precioso tempo comigo e desejo-te as maiores felicidades para a tua vida futura!
 
 Muuuuito obrigada em primeiro lugar Inês! És amorosa! Ainda bem que não te meteste em Ciências Farmacêuticas pelo teu interesse pela pele porque de pele falamos muito pouco (INFELIZMENTE pessoas que fazem os planos curriculares, oiçam as minhas preces!!!).

Creme de olhos: sim sempre! Como deves ter percebido pela dúvida anterior, sou a embaixatriz do creme de olhos para a ONU! Aconselho o Sensibio eyes da Bioderma ou o Diopticalm ou o Diopticerne, ambos da Lierac, sendo os dois primeiros mais para as olheiras e o último para apaziguar e hidratar a zona dos olhos.

Sérum sim, há o Sérum 10 da Skinceuticals que é antioxidante ou o Advanced Night Repair da Esteé Lauder na sua nova versão que vai sair agora em Setembro (a anterior não é tão boa, vale a pena esperar). Mas, mais que o antioxidante que é importante pelas prováveis marcas de acne que tens, aconselho quando a tua pele estabilizar e terminares os tratamentos, um sérum com ácido hialurónico, pois os tratamentos anti-acne desidratam brutalmente a pele. Já falei de vários séruns desses pelo blog também.

A máscara também é algo que ajudará bastante nas marcas da acne, essa da Caudalie é excelente e tens outras opções aqui.

Espero que tenha esclarecido nem que seja um bocadinho e fica sempre à vontade para enviar um email, tenha o comprimento que tiver que eu leio-os todos!




Muito obrigada a todas as que confiam na minha opinião e me escrevem, nem sabem o quão fantástico é para mim! Se me esqueci de alguém é favor gritarem que, por razões logísticas recebo dúvidas em todo o lado e às vezes é difícil organizar-me! Como eu gostava de ter uma assistente ahah! (Assistente da estagiária, se isso não é o fundo da cadeia alimentar, não sei o que será!)

Espero que tenham gostado!

16 comentários:

  1. Excelente trabalho, caramba!
    Isto é autêntico serviço público, devia ser subsidiado e depressinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grazie! :D Não me importava que fosse, todo o subsídio é bem-vindo quando não se ganha ahah ;)

      Mas ouvir os elogios e ajudar pessoas é quase melhor ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  2. Estou a gostar muito destes teus posts! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá sou uma fã do blog e vejo todos os vídeos, estou a adorar este cantinho de dúvidas das leitoras, é do best!! Tenho 39 anos, pele que produz lts de óleo e borbulhas. Algumas ocasionais e hormonais, mas ultimamente mais controladas. Deixei de beber leite e usar gel de limpeza com sabão.Tenho também poros dilatados no queixo e ao redor do nariz, com alguns pontos negros, maioritariamente no queixo. Mas de à um ano a esta parte também deram ar de graça em circulo na bochecha esquerda. Mudei as rotinas em Junho e deixei de lado os géis lavantes e uso um desmaquilhante em creme da clarins para pele oleosa. Como tónico um da Avène para pele oleosa e acneica. Com o kit da Clarins vinha também um sérum anti-poros dilatados e aplico depois o creme hidratante da linha mate. Duas vezes por semana aplico a máscara de argila branca da mesma linha. Para os olhos neste momento não estou a aplicar nada ( ou só quando me lembro), mas tenho tido sensibilidade nesta zona. A sorte é que tenho poucas rugas de expressão, mas o certo é que preciso de um para acalmar esta zona, porque também uso lentes. O estado geral da minha pele melhorou, vou tendo acne ocasionalmente, mas a minha pele continua a não ter aquele glow que eu gostava, para além das marcas que o acne deixou também. O que me aconselha para melhorar a situação do excesso de sebo, creme de olhos e protector solar para o meu tipo de pele (utilizo, mas na base ou no bb cream, para não sobrecarregar)e anti-manchas? Obrigada desde já pelo excelente trabalho. Keep up the good work!!! Felicidades

    ResponderEliminar
  4. Olá Sara,

    Como sempre um excelente trabalho, como sempre não é? Bem, eu varias vezes pedi os seus conselhos e nunca fiquei mal.

    És uma querida e muito profissional.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Sara, a tua respostas esta completa e muito útil. Parabéns! Queria no entanto, sem o intuito de abusar, colocar mais uma questão. Com o calor e fazendo uma maquilhagem simples tipo: preimer de rosto, base ou bb crem, sombra, lápis, mascara de olhos, pó e batom, com este tempo quente a transpiração acaba por se fazer notar. O que me leva a estar constantemente preocupada com o aspeto do rosto, leva-me mais vezes ao wc, com o papel absorvente retirar a transpiração do rosto de retocar com o pó. A minha pregunta é: existe alguma receita magica que possa me deixar um pouco mais tranquila? ainda me recordo de uma má experiência que tive em quando dei por mim, estava as manchas, HORIVEL!
    Obrigado uma vez mais...
    beijinhos grandes
    Lígia

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste post, é bom ler as dúvidas dos outros e as respostas que deste, vão servir a muitas outras pessoas :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Excelente trabalho!

    Adoro ler estes posts :D

    ResponderEliminar
  8. Olá! Obrigada por este tipo de posts porque mesmo que não sejamos nós a ter dúvidas, sempre aprendemos qualquer coisa com o escreves cá. E bolas, dizem que os cursos de Bioquímica e Ciências Farmacêuticas são parecidos, mas pelos vistos não são nada, que eu não dei nada disso na minha licenciatura...
    Olha, vi-te a aconselhar o Sensibio eyes da Bioderma ou o Diopticalm ou o Diopticerne da Lierac neste post e fiquei interessada porque o creme de olhos é uma falha na minha rotina de skincare e andava à procura de informações sobre isso. Dado que tenho 21 anos, é aconselhado, não? Sei que a Bioderma é uma marca que se encontra em farmácias, mas e a Lierac? É que o que procuro é hidratação para a zona dos olhos, não tenho olheiras para aí além... E para os dias em que fosse necessário algo para as olheiras, estava a pensar naquele creme+corrector da Garnier, o Garnier Lumino Juventude Roll‐on Cafeína Corrector de Olheiras. Que dizes quanto a estas escolhas?
    Obrigada desde já :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Tu és realmente brutal, Sara! ;)
    Não recebes nada em troca e, mesmo assim, abdicas do teu tempo para nos ajudar a nós leitoras! Adoro o teu trabalho e vou acompanhar sempre!
    Desejo-te as maiores felicidades e nunca nos abandones! ;)

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Mil obrigadas pela tua opinião e ainda mais pela disponibilidade, Sara!
    Vou ver de todos os produtos que me aconselhaste, muito, muito obrigada! E mal posso ler as publicações que estão para vir.

    Mil beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Adorei este post :o
    Como a Coisas e cenas diz, é serviço público :3
    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  13. Olá Sara. Estive a ler esta publicação que fizeste e simplesmente adorei. Os meus parabéns, fico contente de ver pessoas que realmente sabem do que falam. E concordo contigo, Ciências Farmacêuticas deveria ter mais unidades curriculares sobre dermocosmetica, já que e uma área em que nos podemos destacar na nossa profissão pela positiva.
    Continua com o excelente trabalho.
    Rita Marreiros

    ResponderEliminar
  14. Parabéns por esta iniciativa e excelente rubrica!É de pessoas como tu, sérias, que gostam do que fazem e que trabalham cada vez mais e melhor que o país precisa!Desejo-te as maiores felicidades e continua com o teu excelente trabalho!beijinhos de uma leitora que te admira!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!