terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tónicos esfoliantes

Falei aqui sobre esfoliantes e aqui sobre exemplos, mas devido a pedidos crescentes e descobertas recentes, decidi acrescentar mais um capítulo à coisa.

E porque é que toda a gente deve usar um esfoliante com regularidade? Simples, porque a pele é preguiçosa! Quando já existem sinais de envelhecimento, a renovação celular é mais lenta e deve ser incentivada. Já quando a pele é jovem e seca, por exemplo, deve ser esfoliada para que a camada de células à superfície seja retirada e para que se revele luminosidade e os tratamentos e hidratação cheguem até onde os pretendemos. Na pele oleosa, é também importante esfoliar, especialmente quando há acne para aumentar a renovação celular e cicatrização, diminuindo a probabilidade de formação das manchas pós-acne.

Resumindo: toda a pele precisa de esfoliação! Quer se identifiquem com uma das situações, um bocadinho de cada ou mesmo nenhuma, a pele podia ser sempre melhor se esfoliada.

Assim sendo, a maneira mais prática de esfoliar para quem não é muito disciplinado para fazer máscaras todas as semanas (ou umas 3 por semana como eu...), a melhor forma de esfoliar é utilizando um tónico esfoliante. E o que têm estes tónicos, perguntam vocês? Tal como expliquei no primeiro post sobre esfoliantes, são esfoliantes químicos sob a forma aquosa que se usam num algodão depois da limpeza da pele e antes da aplicação dos cuidados de pele.

Uma dica interessante que me transmitiram há pouco tempo foi, nas peles sensíveis e nos tónicos que sejam mais concentrados, utilizar metade da quantidade de tónico que seria normal diluída em água termal! Super boa ideia, se tiverem medo que a vossa pele reaja negativamente a um destes produtos, podem também começar com muito pouco e ir aumentando ao longo dos dias a quantidade de tónico vs água até ser só tónico.

Alguns exemplos do que falo (que conseguimos encontrar cá ou mandar vir) são:


1- Clarins Doux Exfoliant - em perfumarias;
2- Alpha H Liquid Gold - aqui;
3- Biologique Recherche lotion P50 - em institutos de estética seleccionados ou contactando aqui (PVP aprox embalagem pequena: 50€).

Qualquer um dos 3 é uma mistura de ácido salicílico, glicólico e outros, sendo o da Clarins ou o P50V (existem 3 variedades: P50, P50W para pele envelhecida e P50V para pele sensível) os mais adequados para pele muuuito sensível.

11 comentários:

  1. Olá! Se me permites vou deixar aqui o link do post que escrevi acerca da loção esfoliante da Clarins :) Produto que adquiri recentemente e que estou a gostar muito.
    http://trendyenchanting.blogspot.pt/2013/10/rotina-de-limpeza-2.html

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do post. Não sabia nada de tónicos esfoliantes. :D Já agora, eu tenho a Masque Purifiant Eclat, da Clarins, mas queria uma máscasa de hidratação para usar com ela. Desde que aprendi que não se deve fazer uma limpeza sem hidratar depois, não quero estragar a minha pele. Qual me aconselhas para ser parelha desta da Clarins?

    Obrigada!

    beijinho
    M.

    ResponderEliminar
  3. Sempre quis experimentar o 1 e o 3! O 2 dizem que tem imenso álcool (dos maus), não sei se
    é verdade, mas tenho imenso medo! Até tenho aqui uma amostra mas continuo com medo ahah

    Pensava que o P50 era mais caro, por acaso... (Ah e sabes que o Glow Tonic da Pixi vai começar a ser vendido no site? Deve tar sempre esgotado, but you never know... :p)

    Adorei o post! ;) Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Olá Mia, consideras o Liquid Gold um tónico diário em vez de um tratamento para se usar alguns dias por semana?

    ResponderEliminar
  5. Eu a pouco tempo investi num sabão de limpeza de rosto da Gamila que é excelente para pele sensível, a base de óleos naturais. Quero ver se agora adquiro um tónico, essa da Clarins talvez seja uma boa opção, visto que é um tónico exfoliante, quase 2 em 1 :)

    LIPGLOSSgirl

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Eu uso o tónico da Ducray, http://www.ducray.com/en/skin-care/oily-blemish-prone-skin/keracnyl-purifying-lotion. Não sei se considerado exfoliante, mas pela composição parece-me que sim.
    Apesar de o usar à pouco tempo, não irrita a minha pele mega sensível, e parece estar a ajudar com o acne. Mas quando acabar gostava de experimentar o Ahpha H, que tem reviews bastante simpáticas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu até agora só tenho usado um "tónico de limpeza" da The Body Shop e embora esteja a pensar em adquirir um tónico hidratante (para ajudar a minha pele desidratada) acho que vou também, tentar apostar num amiguinho desses embora que, tal como tu, adore fazer máscaras faciais com alguma regularidade.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho o da Clarins e a princípio usei-o um pouco a medo, mas agora gosto bastante.

    ResponderEliminar
  9. Parece que leste os meus pensamentos! Era precisamente disto que andava à procura! Tinha precisamente colocado o 2º na wish list, mas estava indecisa porque lá diz para rugas e danos causados pelo sol (coisa que não tenho, mas como a minha pele anda muito ranhosa e irregular a nivel de pigmentação, depois deste post decidi-me a adquiri-lo. Ainda por cima foi um produto premiado e portanto deve ser Bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    esclarece-me, se estiver errada, mas o "tónico" que vem nos três passos da Clinique não é também esfoliante?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Encomendei um kit da Alpha H com o Liquid Gold, estou em pulgas à espera que chegue :p

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!