sábado, 11 de julho de 2015

Tratementos específicos para manchas Pt2 / Specific dark spot treatments #2

Hidroquinona/Hidroquinone

Escolha polémica, embora a mais clássica pois é o “golden standard” do tratamento da hiperpigmentação cutânea. Efectivamente eficiente, no entanto foi proibida em formulações tópicas na Europa por ser cancerígena, fotossensibilizante e apresentar perigo no geral. Actualmente o seu uso na europa apenas é permitido em vernizes e tinta de cabelo. No entanto, nos Estados Unidos continua a ser o tratamento nº1 prescrito para hiperpigmentação e não foi considerado de risco pela FDA… Inibe a tirosinase, resumidamente.

Polemic and classic choice because it is considered the "golden 
standard" for hyperpigmentation treatment. With proven efficiency, it was recently prohibited in topical treatment in Europe, as studies have proven its dangers as a cancer inducer. For the moment, it is permitted only in hair dyes, although you can still find some creams in the market. However, in the USA it still is the most prescribed hyperpigmentation treatment as FDA did not consider the molecule dangerous. It works by inhibiting tyrosinase. 

AHA’s (ácido glicólico, salicílico, láctico, mandélico…)/AHA's (glycolic, salicylic, lactic and madelic acids)

Esta classe é provavelmente a mais comum e mais fácil de encontrar. Usados sozinhos na percentagem possível de venda ao público (entre 5 e 15%) não são particularmente eficientes no tratamento de hiperpigmentação. No entanto, os AHA’s aumentam o turnover celular, ou seja, a renovação da pele, o que se torna um coadjuvante aos restantes tratamentos belíssimo pois, embora os restantes inibam a síntese de melanina, enquanto as células “tratadas” não aflorarem á superfície, a mancha continuará a notar-se e o consumidor não verá resultados. Assim sendo, enquanto o despigmentante despigmenta impedindo a síntese de melanina, os AHA’s vão eliminando as células hiperpigmentadas à superfície da pele.

A história muda de figura quando falamos de tratamentos em gabinete médico com AHA’s, já que são usados em concentrações muito superiores e passam a decapantes, eliminado quase por completo a camada cutânea superior.

Usados continuamente tornam-se fotossensibilizantes.

This class of hyperpigmentation treatment is the most available in the market tody, Used alone in over-the-counter concentrations (5-15%) are simply not enough to treat hyperpigmentation in most cases. However, AHA's accelerate cell turnover which means skin renews itself much faster. For that reason, they become an excellent addition to any spot treatment as most of them act in the tyrosinase synthesis, AHA's enhance cell turnover, accelerating the resurface of un-pigmented cells.

However, the effect is completely different if we are not talking about over-the-counter concentrations and instead medical treatments that use much higher concentrations and work as potent exfolients of the skin surface, eliminating it almost completely and, with it, every damage associated. 

Used continuously they can become photosensitizers even in over-the-counter concentrations.

aha
Retinóis / Retinols

Retinóis de uso tópico como a tretinoína a 0,05-0,1% são amplamente usados no tratamento do melasma e hiperpigmentação. Quando usados sozinhos, são menos eficientes que a hidroquinona e podem levar até 6 meses a produzir resultados visíveis. Funcionam de forma semelhante aos AHA’s de forma comprovada (por esfoliação) e existe suspeita não confirmada de que inibem também a tirosinase.

Pode também ser agrupado com a hidroquinona para resultados mais rápidos. Como desvantagem tem o problema de ser irritante para a pele, são fotossensibilizantes e não podem ser usados durante a gravidez.

Topic use retinols like tretinoin used in concentrations from 0,05% to 0,1% are often used for the treatment of melasma and hyperpigmentation. When used alone they are less efficient than hydroquinone and can take up to 6 months to produce visible results. They work in a similar way to AHA's and it is suspected that they also inhibit tyrosinase.

Retinols can be associated with hydroquinone for quick visible results but with a very high probability of becoming irritants in this association. They are also photosensitizers and cannot be used during pregnancy.
reti

Arbutina / Arbutin 

Arbutina é hidroquinona disfarçada ou seja, glicosilada. A glicosilação da hidroquinona faz com que o seu efeito seja mais lento e controlado. É mais seguro que a hidroquinona e possui menos efeitos secundários. É muitas vezes sintetizada a partir de extractos de plantas como o mirtilo, groselha etc embora muitas marcas usem simplesmente os extractos na formulação, que contêm uma concentração vestigial de arbutina.

Arbutin is actually just a son of hydroquinone, as it's the same molecule, just in a glycosilated form. The glicosilation of the molecule allows its effect to be slower and more controlled. It is much safer than hydroquinone and it has less adverse effects. It is often synthesized from plants like the blueberry and cramberry although most brands just use the plant's extract in the formulation that only contains a vestigial concentration of arbutin.

arbutin
Glabridina / Glabridine 

A glabridina já por aqui foi apresentada através da Etat Pur e é composto extraído do alcaçuz que inibe a actividade da tirosinase também e cujos estudos clínicos revelam ser simultaneamente extremamente segura e eficaz, apesar de fotossensibilizante. É um composto oleoso e estável em óleo, pelo que a nível de formulação não o torna fácil.

There are not many brands that advertise this molecule but it's actually extracted from the licorice plant and inhibits tyrosinase activity in a very safe and effective way, although also photosensitizer. It is an oily compound and stable in other oils, which makes it a formulation challenge.

g

Tratamentos em gabinete médico / Medical treatments:
Peeling químico e peeling a laser / Chemical and laser peeling

Basicamente consiste em retirar a primeira camada de pele, quer com laser, quer com os AHA de que falei anteriormente. Hoje em dia estão em franco desuso uma vez que são extremamente fotossensibilizantes e podem ocorrer infecções oportunistas. Um tratamento para a hiperpigmentação que pode causa pior hiperpigmentação não é, de todo, desejável!

It basically consists in removing the first layer of skin with either a laser or AHA's. These methods are being less and less used as they completely destroy the protective layer, making sun exposure a big no no and making way for infections. Also, they also may cause hyperpigmentation themselves, which is not desirable!

Laser não abrasivo e luz pulsada / Non-abrasive laser and pulse light

A melanina absorve radiação maioritariamente na zona do amarelo e verde. A ciência deste tratamento consiste em bombear luz nesse comprimento de onda especificamente para as regiões hiperpigmentadas. É um tratamento óptimo para situações locais e restritas.

Melanine absorbs ration in the green and yellow frequency. The science of this treatment consists in bombing the spots with these specific wavelenghts. It's an awesome treatment for very specific and restrict spots.

Crioterapia / Cryotherapy 

Este tratamento consiste em congelar a lesão com azoto líquido e funciona para lesões pequenas e circunscritas, sendo mais fiável do que o tratamento a laser.

This treatment basically consists in freezing the spot with liquid nitrogen and also work in small and delimited zones and it's much more reliable than laser treatment.

5 comentários:

  1. Oh Mia por acaso sabe se quem tem vitiligo pode usar este tipo de substâncias? Adoro o seu blog! Simplesmente fantástico! Quase todos os dias o venho espreitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, não tem problema algum, vão despigmentar um pouco as áreas hiperpigmentadas, é claro que não resolverão completamente o problema, infelizmente :(

      Eliminar
  2. Oi Mia! Agradeço o serviço público que prestas ao descomplicar todo este mundo de pigmentações e despigmentações! eheh
    Tive um eczema bastante persistente no pescoço, que me deixou uma feia hiperpigmentação pós inflamatória, ao estilo acanthosis nigricans. Estava a usar o d-pigment da avene,mas parei por causa do verão. uso sempre protector 50 mas como apanho muito sol achei melhor adiar o d-pigment para o outono.
    O Azelac ru é seguro para usar no verão? agora só uso o serum de baba de caracol da mizon, a zona hiperpigmentada está mais elástica e bonita, mas a nivel de pigmentação não tenho nenhuma melhora ;-( não uso nenhum decote para não se notar, parece sujidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada Areeira!

      Sendo um esfoliante químico na sua essência, não aconselharia o uso ao sol, espera pelo fim da praia talvez ;) É normal que não notes nenhuma melhora sem exfoliação, no entanto, isso não quer dizer que não esteja a melhorar ;)

      Eliminar
  3. Olá Mia. Sou tua seguidora há já algum tempo e considero o teu blog como um dos mais confiáveis e honestos na blogosfera.
    Há cerca de dois anos, surgiu-me imenso acne (e pêlos, um pouco mais tarde) na zona do queixo, o que me levou a consultar uma dermatologista. A dermatologista, infelizmente, é daquelas que nos olha de relance, não fala nem pede qualquer tipo de exame: o resultado, receitou-me Isotretinoína Orotrex, algo que me ajudou imenso e acabou com o acne, mas que é uma substância bastante agressiva e me desidratou imenso a pele. Entretanto, fui a uma endócrinologista e descobri que tenho a testosterona um pouco mais elevada que o normal (algo que já estava a desconfiar), tendo-me sido receitada uma nova pílula, a Diane35, para resolver a questão dos pêlos faciais e controlar o acne.
    Com o verão, a minha dermatologista entrou de férias e só consegui voltar a uma consulta há alguns dias atrás, e como o Orotrex acabou em finais de Maio, tive de o deixar de o tomar mas desde essa altura nunca mais apareceu qualquer borbulha. Expliquei mesmo isso à dermatologista, mas ela quer que eu volte ao Orotrex, apesar da endócrinologista ter dito que já não valia a pena com a nova pílula... Também lhe perguntei pelas manchas que ficaram, além das cicatrizes, e a resposta dela foi que a única solução seria um peeling em gabinete, o que eu dispenso por ter uma pele bastante sensível (além de mista) e ser bastante pálida (logo o Sol...enfim).
    Queria pedir-te a opinião sobre que produto poderia utilizar para o tratamento das cicatrizes e das manchas, já que o peeling não me parece mesmo nada apelativo e a minha dermatologista não me dá outra qualquer alternativa.
    Obrigada!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!