Uma etapa dos cuidados de pele muitas vezes menosprezada é um cuidado específico para os olhos, muitas vezes porque a maioria das pessoas não sente desconforto nem desidratação e, por isso, só quando as primeiras rugas começam a aparecer é que começam a pensar num cuidado específico para esta zona. No entanto, é muito mais importante hidratar esta área do que à partida possa parecer pois, se formos a pensar, é, muitas vezes a área com mais maquilhagem e onde colocamos mais desmaquilhante, que retira também os óleos naturais da pele. E se colocamos hidratante no resto do rosto para restabelecer o que retirámos com a limpeza, mais importante ainda é fazê-lo nesta zona onde a pele atinge a menor espessura possível.
Mas nem todos os cremes de olhos são iguais nem servem os mesmos propósitos, nem as mesmas pessoas. Mostro aqui, a título de exemplo, os que tenho cá em casa de momento e tenho usado nos últimos tempos, embora exista um mundo de outros lá fora.
Caudalie Vinosource créme SOS yeux sensibles* (farmácias)- de todos, é o creme com textura mais leve e mais aquoso, ideal para uso matinal pois ajuda a desinchar o olho e a fornecer água, fazendo ainda uma ligeira vasoconstrição pois tem extracto de
Camellia Sinensis (planta do chá), bem como vitamina E (hidratante), ácido hialurónico (hidratante) e polifenóis anti-oxidantes, como todos os produtos da Caudalie. Este creme é ideal para usar apenas de manhã, como já disse, ou como primeiro creme de olhos, até mesmo em tenra idade. Muito bom, a um preço razoável porque um creme de olhos dura sempre séculos!
Lierac Diopticalm Yeux (farmácias) - Um creme muito interessante porque pode ser usado em camada fina (como qualquer outro) ou como máscara de contorno de olhos, para quando o olho está muito sensibilizado, por exemplo no olho atópico. É um pouco mais rico que o anterior, mas ainda assim mais uma emulsão que um creme, pois contém extractos florais calmantes de camomila, hammamelis, tília, malva e centáurea, todas elas plantas com propriedades calmantes e apaziguadoras da pele com problemas, e apropriadas para uso na área periocular. Este creme é excelente para pessoas com sensibilidade, que não reagem bem a cuidados específicos, com pele atópica e que precisam de muita hidratação, de forma suave.
A-derma Sensiphase (farmácias) - Semelhante ao anterior em termos de textura e utilização, possui menos ingredientes (para quem faz alergias a tudo é bom sinal) e, em vez dos extractos de plantas, tem extracto de aveia como toda a linha da A-derma que também é excelente a ajudar a restabelexer a barreira cutânea. Tem, no entanto, óleo mineral, que apesar de não ser terrível, pode causar milía a algumas pessoas (eu vou testar e depois conto).
REN Lipovector Smoothing eye contour cream (farmácias seleccionadas) - Este, na verdade, comprei-o para a minha mãe pois contém péptidos de
filling para preenchimento de rugas (derivados do trigo, neste caso), coisa que ainda não necessito, felizmente. Tem também vitamina A sob a forma de óleo de rosa mosqueta que estimula a produção de fibras elásticas da pele, bisabolol que acalma a pele, pantenol e vitamina E para hidratar, leveduras com efeito anti-oxidante, ceramidas e, basicamente, tudo de bom! Este aconselho a quem já tem rugas ou rídulas e se quer livrar delas.
Algenist Complete Eye renewal balm (Sephora) - Este creme já tem uma textura diferente dos anteriores, é um creme mais rico e untuoso e eu uso-o à noite. Como todos os produtos da Algenist, tem o àcido algurónico, baptizado por eles que dizem eles que aumenta a regeneração celular e a síntese de elastina, tem vitamina C que reduz as rídulas e rugas, cafeína para estimular a microcirculação e extracto de pepino para hidratar. Gosto imenso dele porque, apesar de ser um bálsamo, parece menos "untuoso" que outros que já usei e que notava que a minha pele não gostava. O que o torna um bálsamo é a manteiga de karité, se forem alérgicos a ela, é má ideia experimentar este. Aconselho a pessoas com pele seca, com sensação de desconforto na área periocular, mas sem grandes rugas ainda.
Clarins Extra-firming eye cream (perfumarias)
- Este, mais uma vez é da minha mãe que, não disse acima, mas quase não tem rugas em redor dos olhos, mas que notou que as poucas que tinha estão a ficar ligeiramente mais preenchidas com este creme, o que para mim é uma vitória! Ele é muito semelhante ao da REN, mas com manteiga de karité, mais uma vez, o que faz dele mais creme ou bálsamo e menos "líquido" e existe também em versão sérum, que é semelhante mas mais fluída. Tem mais uma vez rosa mosqueta, vitamina E, extracto de amora que actua como anti-oxidante, não consigo encontrar a composição, mas afirma deixar a zona "mate e lisa", por isso vou assumir que também tem péptidos, e está a ser claramente aprovado pela entidade maternal.
Espero que este post vos tenha esclarecido os tipos de cremes de olhos que há por aí, e qual será o mais adequado para cada uma!
*Produto gentilmente cedido pela marca para review