sábado, 14 de janeiro de 2012

Como fingir uma pele bonita e hidratada no Inverno?

No Inverno, as peles secas ficam ainda mais baças e sem vida e, muitas peles mistas tornam-se secas. Por mais que a hidratemos, por vezes nunca fica com aquele aspecto bonito e cuidado. Felizmente, foi inventado o iluminador!

O que é um iluminador? Bom, é um creme ou gel ou pasta ou pó (compacto ou solto) que tem patículas iridiscentes (vulgar brilhos) de maior ou menor tamanho, dando uma aparência saudável e jovem.

É uma daquelas "frescuras" que faz toda a diferença!  Em conjunto com o batom, é dos produtos que mais gozo me dá a aplicar.

Onde se aplica o dito cujo? Aqui têm um face chart que mostra os sítios onde o devem colocar:



Eu gosto de aplicar em "C" na zona das têmporas e parte de cima da maçã do rosto, bem como em cima e em baixo da sobrancelha (para além de todos os outros sítis aqui especificados. Acrescento ainda o canto interno do olho. Basicamente, vão estar a dar luz a pontos escuros da cara.


Que tipos de iluminador podem existir? Todo um mundo! Dou-vos como exemplo a minha "pequena" colecção:


Em cima da esq para a dta: Too Faced Pink Leopard; The Body Shop bronze warm glow, Zara blush, Bourjois philtre de nacre, Fred Farrugia poudre lumiére 02.
Em baixo da esq para a dta: Zara stick, The Body Shop pink glow enhancer, Clarins instant smooth compact hightliter em 02 natural, Sephora duo iluminador + bronze, Shiseido sombra em creme, O Boticário flash iluminador.

Primeiro, vejam o efeito à sombra:

Da esq para a dta: Too Faced Pink Leopard; The Body Shop bronze warm glow, Zara blush, Bourjois philtre de nacre, Fred Farrugia poudre lumiére 02.
E ao sol:

Da esq para a dta: Too Faced Pink Leopard; The Body Shop bronze warm glow, Zara blush, Bourjois philtre de nacre, Fred Farrugia poudre lumiére 02.
À sombra:

Da esq para a dta: Zara stick, The Body Shop pink glow enhancer, Clarins instant smooth compact hightliter em 02 natural, Sephora duo iluminador + bronze
Ao sol:

Da esq para a dta: Zara stick, The Body Shop pink glow enhancer, Clarins instant smooth compact hightliter em 02 natural, Sephora duo iluminador + bronze
À sombra:

Shiseido sombra em creme, O Boticário flash iluminador

Shiseido sombra em creme, O Boticário flash iluminador
Se quiserem, podevm ver a review do pó da Bourjois aqui, a do pink glow enhancer da TBS aqui e a do flash iluminador d'O Boticário aqui.

Como podem ver, os iluminadores podem dividir-se em dois grandes grupos por texturas: em pó e em creme. Os pós podem ser soltos ou compactos (exs: solto- Bourjois, compacto - Fred Farrugia) e os cremes podem ser em creme que se transforma em pó (Clarins e duo da Sephora) em gel (The Body Shop glow enhancer) ou em stick (Zara).

Podem ainda dividir-se em dois outros grupos interessantes: iluminador propriamente dito e iluminador + bronzer ou iluminador+blush. O iluminador propriamente dito tem geralmente duas cores sempre: uma mais rosada e uma mais dourada, ambas dão para todos os tipos de pele mas, pessoalmente, gosto mais de ver os mais rosados em peles mais claras e os mais dourados para peles mais escuras.

Depois temos os iluminadores que são bronzers também como o duo da Sephora (a parte castanha), o pink leopard da Too Faced, o mineral da The Body Shop e o stick da Zara. Têm, para além dos brilhos, pigmentos dourados e acastanhados e dão-nos um ar bronzeado e de quem andou ao sol. Estes produtos não são bem iluminadores e mais bronzers com brilho.

Depois temos o da Zara pó solto cor-de-rosa que aparece acima que é um blush que também é iluminador pela quantidade de brilho que tem. Se usarem um blush deste género, aconselho vivamente a saltar o passo do iluminador (para dias de pressa, é uma grande dica).

Por fim, uma última classe de iluminadores do género do touche éclat da YSL que não têm brilho mas funcionam por terem uma cor mais clara! O Flash iluminador d'O Boticário insere-se nessa categoria!

Uma boa dica que aprendi foi usar um iluminador em creme ou gel antes da base, colocar a base e, a seguir, passar iluminador em pó por cima! Garanto-vos que fica lindo e que parece que o vosso brilho vem de dentro e não de cosméticos!

Agora quero ver toda a gente a usar e abusar do iluminador neste Inverno e a ter uma pele linda (e bem hidratada por baixo do iluminador)!

7 comentários:

  1. Olá m_I_a,
    Também sou fã de iluminador, uso quase sempre.. adoro um super barato da Essence Sun Club, e também o meu creme da eyeko. Penso que tenho um post ou algumas fotos sobre eles no meu blogue.
    Bom Post.
    XOXO

    ResponderEliminar
  2. Yellow querida!

    Eu também andei a namorar o teu da Essence, já foi descontinuado? Espero que não pq tb o achei lindo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Hello

    Eu tb tenho o d'O Boticário e gosto mas o meu preferido é o da Eyeko, é enorme, é super fácil de aplicar e dá logo um ar espectacular;)

    ResponderEliminar
  4. Pena que tenha sido descontinuado esse da Eyeko por acaso, é bem bonito!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Como vês, decidi passar a noite a ler o teu arquivo! :)
    Dúvida: Como aplicar? dedos?!
    Parece-me o melhor, mas nunca se sabe se não há uma melhor maneira! :)
    Tenho um em stick!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah e que melhor elogio pode uma pessoa receber??!! :D obrigada!

      Eu gosto de aplicar com os dedos quando a tectura é em gel ou creme e com um pincel fofo se for em pó! Em stick é super prático ;)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Ahaha bem que mereces, por isso! :D
      Obrigada! Super esclarecida! :)

      Beijinho *

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!