sábado, 18 de fevereiro de 2012

A ciência da beleza - Não comedogénico e obstrução de poros

Provavelmente já repararam no seguinte aviso nas embalagens de muitos produtos cosméticos: "não comedogénico". O que quer isto dizer? Quer dizer que não forma comedões, basicamente que não obstrui os poros. Por favor não digam "que deixa a pele respirar" que é algo que leio e oiço constantemente. Nós respiramos através pulmões, a nossa pele não tem pulmões, embora a pele também faça trocas gasosas, não é uma respiração.

Daqui

O que faz com que um produto não seja comedogénico é basicamente não formar uma película gordurosa à superfície da nossa pele, fazendo com que as nossas glândulas sebáceas não consigam expelir o seu produto que se acumula, tornando-se progressivamente mais viscoso e oxidando, dando origem aos tão adorados pontos negros, espinhas, etc.

Hoje em dia isto já não acontece porque as bases são, na sua maioria, oil free, de forma a prevenir acne e outras situações problemáticas da pele. No entanto, nem todos os óleos obstruem os poros.


Substâncias pelas quais devemos procurar (em bases mas também em cremes):

Uma boa opção de base para pele problemática oleosa (facilmente "obstruível") é a mineral que indiquei anteriormente, pois tem uma curta lista de ingredientes e de origem natural (conceito discutível como já disse, mas vamos alinhar). Bons ingredientes a procurar são:

- Extracto de aloe vera - calmante, anti-inflamatório e hidratante sem ser gorduroso;
- Extracto de flor de camomila - anti-oxidante e anti-inflamatório, acalma a pele;
- Óleo de semente de jojoba - hidratante sem obstruir poros;
- Extracto de flor de calêndula - anti-inflamatório;
- Extracto da árvore do chá (tea tree) - anti-bacteriano, mantém o pH cutâneo;
- Bentonite - argila que remove impurezas na pele;
- Casca de salgueiro - foi daqui que foi extraído pela primeira vez o ácido acetilsalicílico (aspirina) que é um esfoliante e limpa os poros [agora um aparte: por favor, queridas leitoras, não me desfaçam uma aspirina de 500 mg e não a coloquem assim na cara!!!!!!! Não acreditem em tudo o que leêm na internet!];
- Extracto de erva de São João - anti-oxidante, ajuda a reduzir a descamação e a inflamação.

Mesmo que não seja este tipo de ingredientes que encontrem na vossa base, vejam os componentes sintéticos que têm e procurem características semelhantes a estas.

Daqui

Substâncias que devem evitar:

- Oxicloreto de bismuto (bismuth oxychloride) - potencial irritante cutâneo usado para dar um aspecto translúcido e aumentar a durabilidade das bases.

Espero que este post seja minimamente informativo e que vos ajude na escolha de ingredientes que melhorem cada vez mais a vossa pele!

Edit: A Sal de Banho mostrou-me este artigo interessante sobre silicones. De acordo com ele, nem todos os silicones selam os poros, decidi assim tirar essa informação. No entanto, não acreditem na parte em que é referido que os silicones podem ajudar a curar cicatrizes e a hidratar pele seca pois isso sei que não é verdade. O que acontece é que estes componentes vão preencher falhas e irregularidades dando uma aparência de pele perfeita e fornecendo uma tela perfeitamente regular para a maquilhagem (sendo muito usados em primers, como a Miss Bad referiu). Se quiserem, faço outro post sobre silicones que, sozinhos têm mmuuuiiito por onde falar!

14 comentários:

  1. Olá!

    Excelente post! Muito explicativo e muito útil mesmo ;)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Agora lembrei-me: os primers faciais muitas vezes não contém silicone ?

    http://thediariesofmissbad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm sim Inês pois o silicone vai preencher os poros e dar uma aparência de pele de pêssego, fingindo uma uniformidade que não existe. Há que evitar esses primers pela razão que aqui explico, os novos primers e de melhor qualidade já não têm silicone ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. óptimo post!
    não querendo, de maneira nenhuma, pôr em causa os teus conhecimentos, mas dá uma vista de olhos nisto: http://www.cosmeticscop.com/cosmetic-ingredient-dictionary/definition/1345/silicone.aspx
    realmente é dificil ter certezas das coisas quando há tantas informações contraditórias lol

    *
    ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ana! A minha palavra não é lei nem nada que se pareça :P Eles têm alguma razão nalgumas coisas (e vou retirar daqui a obstrução de poros...) agora melhorar cicatrizes e pele seca, não melhora. Simplesmente disfarça e preenche, dando a sensação de pele lisa. Muito obrigada por deixares o link ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Um excelente artigo com certeza :) gostei muito pois desconhecia alguns factos! Há bastantes informações pelo mundo fora, algumas correctas outras erradas. Infelizmente nunca sei qual a verdadeira. Gosto muito da maneira como está escrito e bastante forme, fiquei com algumas ideias positivas que se transpuseram a algumas erradas que tinha, portanto m_I_a parabéns por este texto com um tema bastante importante :)

    beijinhoo
    Filipa Antunes

    ResponderEliminar
  5. Olá m_I_a.

    Estive a pesquisar em vários blogs sobre bases e, em muitos deles, li comentários que afirmavam que as bases podem ser prejudiciais para a pele, mesmo que seja feita uma limpeza correcta e toda ela seja retirada no final do dia (algumas usavam como justificação que foi o próprio dermatologista que lhes disse isso).
    Como, ao contrário de mim (sim, sou eu outra vez, a Miss Dúvidas) tu estás habituada a usar maquilhagem e tens essa paixão enorme e mais conhecimentos sobre o tema do que eu, gostaria que me esclarecesses se há efectivamente bases que possam prejudicar a pele?
    Os comentários que li falavam em envelhecimento da pele, agravamento de borbulhas e outros problemas que, pelo que davam a entender, não eram nada de muito grave, mas que pioravam consideravelmente com uso de base (já li aqui no teu blog que quem tem acne severo não deve usar base para o cobrir).
    Mesmo não percebendo nada do assunto, acho que algumas das coisas não fazem sentido, mas é precisamente por não perceber que gostava que me desses uma ajudinha. :)

    Obrigada,

    Lian.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito bem que perguntes, adoro dúvidas! E são sempre bem-vindas por cá! Como não tenho bem a certeza sobre isso vou fazer assim: amanhã pergunto à minha Professora de cosmética e explico num post, parece-te bem? Mas fica com a ideia de que muitos dermatologistas dizem isso por mera ignorância pois apenas conhecem a parte da cosmética de tratamento, não conhecem nada que fuja a isso.

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Sim, parece-me óptimo.

    Muito obrigada. :D

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Oi querida,
    se vc é apaixonada por beleza,
    deve conhecer e claro, usar os produtos Mary Kay.
    Parabéns, gostei da explicação sobre
    não comedogénico. Precisava de mais informações,
    sobre a base Mary Kay. Vc me ajudou muito.
    Sou consultora de beleza Mary Kay.
    Beios,
    fica com Deus.
    Ione Coutinho
    ionecoutinho@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Oi querida,
    se vc é apaixonada por beleza,
    deve conhecer e claro, usar os produtos Mary Kay.
    Parabéns, gostei da explicação sobre
    não comedogénico. Precisava de mais informações,
    sobre a base Mary Kay. Vc me ajudou muito.
    Sou consultora de beleza Mary Kay.
    Beios,
    fica com Deus.
    Ione Coutinho
    ionecoutinho@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!