sábado, 18 de fevereiro de 2012

Resenha - Base i.d. Bare Minerals

Last but not least, uma das marcas de bases mais faladas durante muito tempo quando surgiu o booom das bases minerais: a i.d. bareMinerals. Adquiri-a nos saldos da Sephora por 15€, a preço normal ela é 23€ aqui.


Esta marca faz parte do mesmo grupo que a Shiseido e hoje em dia já alargou a gama para, não só bases como correctores, blushes, sombras, cuidados de pele, primers e tudo o mais a que temos direito. Esta base foi a primeira que lançaram e apresentou como grandes vantagens o seu reduzido risco alérgico por ter poucos componentes e todos "naturais" (o que é algo tão dicutível como algo orgânico mas esta discussão daria pano para mangas).


No geral, ela é uma base em pó com uma cobertura média e com SPF 15. Tem ainda mica, logo reflecte a luz, logo, não é mate.


A primeira coisa que me desagrada nesta base é a porcaria que ela faz. Eu já aqui expliquei que sou daquelas pessoas que aprecia grandemente mais 15 minutos de ronha na cama e, na pressa matinal lidar com aberturas cuidadosas e limpar a tremenda porcaria que consigo fazer com ela às vezes... Não tenho muita paciência, admito. A boa notícia para quem gosta deste formato de base é que agora já têm um doseador e isso torna bem mais fácil a dispensa do produto.


Como podem ver aqui na minha mão, ela parece quase em creme, precisamente pelas partículas reflectoras.


A cobertura dela é bastante boa, média a alta diria. No entanto, não é nada do "flawless coverage" que é anunciado pela marca. Tenham paciência, acho que toda a gente consegue continuar a ver a minha borbulha omnipresente durante toda esta semana das bases. Pessoalmente, também não gosto nem concordo com coberturas totais, se temos imperfeições devemos actuar localmente e não transformar toda a cara num bolo, até as partes que estão perfeitas.


É ainda prometido que, ao aplicar a base tem uma textura cremosa e até hidratante. Permitam-me discordar. Ela seca-me bastante a pele e acentua as áreas secas. Não caiam no marketing (aqui como a totó), esta continua a ser uma base em pó e o pó vai sempre absorver a oleosidade e água da pele. É uma simples lei da física.

4/5 estrelas - muito bom!
Tiro-lhe uma estrela porquê? Se bem se lembram, no início e quando saíram estas bases minerais elas prometiam TUDO, pouco faltava para fritarem batatas e fazerem tostas mistas também, ora leiam a descrição desta base no BeautyBay.com:

"bareMinerals SPF15 Foundations are creamy, Pure mineral loose foundations for a flawless, naturally beautiful complexion. Discover why millions of women are going "bare" with the award-winning foundation that started the mineral makeup revolution.
Made with pure, crushed minerals from the earth, bareMinerals SPF15 Foundation looks like a powder, feels like a cream and buffs on like silk, giving a natural luminosity. Free of preservatives, talc, oil, waxes, fragrances and other chemicals that can irritate skin and cause breakouts, it's ideal for all skin types and conditions, from sensitive skins to acne and rosacea.
The weightless, silky materials give you flawless coverage with the amazing look and sensation of radiant bare skin. Plus, it provides natural SPF15 broad spectrum UVA/UVB protection. What's not to love?
Now packaged with a lockable sifter to prevent any spills and give perfect portability. Now paraben free.
Read more about bareMinerals in our Buyers Guide."


"Sensation of bare radiant skin"??? Não, desculpem, eu sinto a pele a repuxar terrivelmente e desconfortável no inverno, esta base não é adequada para peles secas e sensíveis. Pouco falta para prometerem ter pó de fada na base também, ou de pedaços de metais raros contidos no interior de meteoritos. Um SPF de 15 não é um "broad spectrum", isso seria um SPF 50 UVA e UVB, que existe. A minha já é das que não tem parabenos, embora a embalagem seja das antigas. Pessoalmente, os parabenos não me incomodam, se quiserem um dia eu explico porquê aqui no blog.

Aconselho esta base para quem:

- Tem a pele com tendência a fazer alergia (mas com mais tendência oleosa);
- Pessoas com acne moderado ou só borbulhitas (acne à séria nuuuunca deve ser tapado com maquilhagem!);
- Pessoas que gostam de coberturas naturais;
- Fãs de produtos minerias.

15 comentários:

  1. Tu és um espectaculo...gosto imenso de ler o teu blog porque aprendo sempre qualquer coisa;) hoje aprendi que os produtos que têm mica refletem a luz...gosto porque consegues por sempre uma explicação cientifica...adoro. obrigado por nos tornares mais sabichonas ;)
    Já agora fiquei curiosa com os parabenos, já que a moda é parabenos free...fico aguardar a explicação.

    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Isa! Vou fazer o post sobre parabenos então ;)

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Aiii tens de me falar dos parabenos! E confesso que essa marca nunca me puxou... la esta, prometiam tudo e mais um par de botas, e ao mesmo tempo li imensas criticas de pessoas com alergia gravíssimas à dita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se reparares tem um componente que no post acima digo que não faz lá grand coisa :P e o dióxido de titânio é o principal componente das alergias aos protectores solares. No geral, isto não me parece nada anti-alergéneo como eles publicitam, mas pronto...

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Não querendo por em causa os teus conhecimentos tenho ouvido dizer precisamente o contrário acerca do dióxido de titânio.
      Quando existe sensibilidade e tendência para as alergias os conselhos que ouço invariavelmente são: escolher um protector solar sem activos químicos e só com activos físicos como o dióxido de titânio e óxido de zinco.
      Podes consultar o seguinte link (http://www.cosmeticscop.com/cosmetic-ingredient-dictionary/definition/1506/titanium-dioxide.aspx)
      Aproveito para dizer que adoro o teu blog, a atenção com que tratas os assuntos e a sinceridade com que avalias os produtos.
      Beijinhos, Rita

      Eliminar
    3. Não querendo por em causa os teus conhecimentos tenho ouvido dizer precisamente o contrário acerca do dióxido de titânio.
      Quando existe sensibilidade e tendência para as alergias os conselhos que ouço invariavelmente são: escolher um protector solar sem activos químicos e só com activos físicos como o dióxido de titânio e óxido de zinco.
      Podes consultar o seguinte link (http://www.cosmeticscop.com/cosmetic-ingredient-dictionary/definition/1506/titanium-dioxide.aspx)
      Aproveito para dizer que adoro o teu blog, a atenção com que tratas os assuntos e a sinceridade com que avalias os produtos.
      Beijinhos, Rita

      Eliminar
    4. Olá Rita,

      O que eu disse acerca do dióxido de titânio é que é oclusivo. Não é que faça mal mas é aquilo que nos protectores solares te deixa branca e pardacenta e seve para reflectir os raios UV (tem estas duas funções nesta base). Não é algo que queiras ter na tua pele quando te vais deitar, por exemplo. Em relação a isso que disseste, é verdade que os filtos físicos são bem melhores para peles reactivas pois os químicos fazem reacções com as nossas células de forma a protegerem-nas ;)

      Obrigada!

      Beijinho

      Eliminar
    5. Ahhh, não tinha percebido bem então...
      Beijinhos para este dia cinzentão!
      Rita

      Eliminar
    6. Ahhh, não tinha percebido bem então...
      Beijinhos para este dia cinzentão!
      Rita

      Eliminar
    7. Criticou tanto e acabou dando 4 estrelas. Não entendi.

      Eliminar
    8. Não é uma base má, por isso levou 4 estrelas, simplesmente não é uma base boa para mim nem para quem tenha pele seca, para peles oleosas é excelente! ;)

      beijinho

      Eliminar
  3. Ola! Is there anywhere to buy this in Lisbon? I don't have an address here so I can't order it online! Appreciate all help I can get :) Can't seem to find this brand anywhere!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Anette! Unfortunately this brand was discontinued from Portuguese Sephora, but you can still find it online at websites like lookfantastic.pt.

      Eliminar
    2. Thanks for getting back to me! I kinda need it today, so ordering online is not an option :( But thank you so much for the link anyways! Might come in handy later :) Best, Anette

      Eliminar
    3. Sorry about it then :( you're welcome! :D

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!