Não será mais eficaz tomar suplementos específicos? Prevenir ou combater desde o interior?
Prosseguindo com a dúvida da MJ, aqui vai um pequeno esclarecimento sobre activos anti-idade. A melhor forma de responder a isto é individualmente porque, apesar de ouvirmos estas palavras todas de seguida com regularidade, são coisas completamente diferentes e nada têm a ver umas com as outras.
- Coenzima Q10, ou cientificamente, ubiquinona:
Simplifcando, é um transportador da cadeia de produção de energia das nossas células, existe no interior de todas as nossas células (no entanto, o fígado, rins e coração possuem maior concentração, pois são os órgãos que necessitam de mais aporte energético). A sua função quando aplicada é de anti-oxidante. Só é solúvel em lípidos e a melhor maneira de a ter no nosso sistema é ingeri-la com os alimentos. No entanto, como é solúvel em lípidos (gorduras) consegue atravessar pelo menos parcialmente, a pele e actuar nela.
- Ácido Hialurónico, ou hialuronano:
É um glucosaminoglicanno que forma a nossa matriz extracelular, ou seja, é o "meio" onde as nossas céululas se inserem e que as sustém. Ao contrário da Ubiquinona, é solúvel em água e é ainda um dos principais constituintes da nossa cartilagem mole como a das orelhas ou ainda no humor vítreo dos olhos.
A sua função não é hidratante, ao contrário do que se diz por aí, mas sim controla a entrada e a saída de água para as nossas células, entre muitas outras funções (que é diferente de ser hidratante, ou seja, controla a hidratação da pele mas não é hidratante por si só).Ele controla a "estrutura" da nossa pele. Com a idade, estas estruturas vão "rigidificando" e vamos perdendo flexibiblidade na cartilagem, nos olhos e na pele, bem como a sua capacidade de regeneração. É degradado pelos raios UV-B. Um dos nomes comuns para o Ác. Hialurónico nos cremes (vejam a composição) é Restylane.
A maneira mais eficaz de o aplicar como anti-rugas é por injecção local e dura até seis meses (atenção é completamente diferente do Botox!).
Imagem: Google |
- Colagénio:
(Reparem, o acento é no "e" e não no "a" como oiço muito boa gente por aí a dizer "coláaaagenio", em português de Portugal, claro).
Tal como o Ác. Hialurónico, é um dos constituintes da matriz extracelular e existem 12 tipos diferentes de colagénio, todos com função estrutural e de conexão de tecidos.
A questão cómica de incluir colagénio nos cremes é que é uma molécula ENORME que nunca conseguirá atravessar a nossa pele para actuar no seu interior. É como querem fazer passar uma ervilha por um passador de chá. Só se a cozerem e esmagarem em seguida é que isso vai acontecer.
Portanto, o que interessa é ter cremes que estimulem a produção de colagénio! O colagénio em si é preciso mas tem de ser produzido pelo nosso organismo, uma vez que não há forma de o fazer entrar através de um simples creme para o interior da nossa pele.
Em relação a combater desde o interior, nunca esqueçam que estes componentes não estão SÓ na pele! Ao estarem a ingeri-los como suplementos podem estar a causar um desiquilíbrio em todo o organismo e a causar problemas graves. Se sentem necessidade de algo deveras eficaz aconselho injecção local. Não existe só Botox para injecção e sim um mundo de tratamentos que devem ser acompanhados por um profissional que adapta o tratamento à condição de cada uma. Sei que parece extremo e invasivo, mas frequentemente não o é, é menos invasivo que uma sessão de acupuntura e produz resultados efectivos. Não o façam é em sítios não certificados nem com alguém que não seja médico cirurgião.
Imagem: Google |
O melhor cuidado anti-rugas que posso recomendar a quem quer que seja e para todos os bolsos é: protejam-se do sol e hidratem a pele! De Verão e de Inverno protector solar é essencial.
Em relação ao acne conjugado com anti-idade, é um compromisso complicado uma vez que a maioria dos produtos anti-acne destroem os elementos que conferem hidratação e elasticidade à pele, o meu conselho é procurar um bom dermatologista e usar uma linha para acne adulto.
__________________ " ____________________
Em suma, espero ter esclarecido alguns mitos e ter informado um pouco sobre esta temática!
PS- Avisem se estiver demasiado técnico, às vezes entusiasmo-me...
Gostei imenso deste post! Acrescentaria apenas o seguinte: a melhor maneira de estimular e manter a produção de colagénio da matriz extracelular é se mantivermos a ingestão diária recomendada de vitamina C (toca a comer citrinos!). Não adianta comprar cremes com vitamina C pois a maioria das formulações não são suficientemente estáveis e esta vitamina é muito pouco estável para ser aplicada topicamente.
ResponderEliminarFaltou referir isso! Obrgada Sofia! Deixei as vitaminas para outro post porque ultimamente também andam a moda e acho que merecem um aparte ;)
ResponderEliminarBeijinhos
Viva!
ResponderEliminarGostei muito dos esclarecimentos e o lado mais técnico também me entusiasma muito.Vou acompanhando. Estou à vontade para ir colocando dúvidas?? ;)
Só faltou uma coisita, ou pelo menos eu gostaria que citasses alguns exemplos (de cremes, tratamentos)-será complicado (publicidade, etc)?
Eu sei que o ideal é ir ao dermatologista, coisa que eu faço há + de 15 anos, mas é como o creme ideal: é difícil encontrar! É um assunto que dá pano para mangas. Os médicos neste departamento, no geral, não se actualizam, continuam a dar mais importância a certas doenças de pele e principalmente, agarrados a determinadas marcas - o que me irrita. Convenhamos, se aparecermos com as nossas preocupações e dissermos "eu quero cuidar da minha pele: tenho mais de 30 anos, comecei agora a ter borbulhas, tenho a pele oleosa e quero atrasar as rugas, o que é que o Dr acha que devo fazer? (de preferência sem ruinar as minhas finanças) "quantos médicos existem que valorizem essa preocupação??Aiiii tenho tanto para dizer sobre isto. Só para dar um exemplo: uma das dermatologistas que consultei, perante as minhas preocupações com borbulhas (ok, nada do outro mundo, umas de vez em quando) quis receitar-me a Isotretinoína, pumba, sem mais conversa.
Tenho dito...
Obrigada!
MJ
Claro que estás sempre à vontade! :D
ResponderEliminarÉ uma verdade, os dermatologistas podiam andar mais informados por vezes do que anda por aí em vez de se agarrarem a uma marca e a 2 ou 3 fármacos...Mas também é para isso que existem os farmacêuticos que estão sempre mais informados sobre as linhas e produtos. Há por exemplo uma linha nova da vicky para acne e anti-idade e tb tens da dermalogica (que não é de farmácia e tem um preço beeeeeeem mais salgado). Vê o que resulta melhor em ti e pede conselhos ao teu farmacêutico ;)
Beijinhos
Olá :) Gostei muito deste post e vou aproveitar para te fazer umas perguntas uma vez que me pareces a pessoa certa para as responder:)
ResponderEliminarAté agora de todos os seruns e cremes que utilizei o único que fez alguma coisa pela minha pele foi o s.o.s da caudalie mas como queria algo que já tivesse anti-rugas queria experimentar o serum Pulpe vitaminee da mesma marca...gostava de saber a tua opinião sobre ele e quais os que achas melhores ou do mesmo nível que o serum s.o.s?
Muito Obrigada:)Beijinhos
Cárin
Não me lembro se já tinha lido isto, mas se tinha adorei reler.
ResponderEliminarPalminhas, é disto que a blogosfera precisa! <3
Beijinhos. (espero que o workshop tenha sido um arraso!)