terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rotina capilar



Tinha prometido há algum tempo mostrar-vos o que tenho usado para o cabelo. Tenham em conta que o meu cabelo é extra-seco e volumoso, com uma espécie de jeitos que não chegam a ser caracóis mas também não são ondas. Costumo usar sempre secador depois do banho (geralmente só na época fria mas este ano a faculdade começou e ainda não está frio...) e aliso a franja quase todos os dias com o ferro.


Comecemos pelo champô, uso o primeiro da Pantene aqualight para limpar as raízes do cabelo e o comprimento dos produtos de styling que vou colocando. A segunda lavagem faço com um champô de tratamento, como este phytojoba da Phyto. É especial para cabelos secos e extremamente nutritivo, uma quantidade inferior a uma moeda de 1€ é mais que suficiente.


A seguir, o meu passo preferido: a hidratação. Desisti há cerca de um ano da empresa de usar amaciador. Francamente, não funciona no meu cabelo e acabo por usar uma mão-cheia de cada vez e gastar uma embalagem em menos de duas semanas tranquilamente. E o cabelo continua seco e crespo. Por isso, decidi dar melhor uso ao meu dinheiro e comprar máscaras.

Ando a testar a da esquerda, a Aussie frizz remedy para cabelo frisado como o meu. Não estava à espera mas cheira intensamente a morango. Não me desagrada mas é um cheiro um pouco artifical, pode não agradar a todos. Não noto, no entanto, uma diminuiçã do frizz acentuada... A da direita já falei dela nos favoritos do mês passado da Klorane e é de óleo de papiro, suuuper hidratante, deixa o cabelo bem bonito também, tem um cheiro suave e não identificável (papiro? ahah).


De seguida, os passos antes de secar. Costumo passar-lhe a toalha com suavidade e apertar (não esfregar, jamais!) e passo o lotus shield da Avon, um anti-frizz excelente, particularmente para cabelos curtos e notam-se ainda mais os efeitos no dia seguinte à lavagem! Quem tem o cabelo frisado sabe que dormindo sobre o cabelo, ele no dia seguinte acaba com um volume mais normal e menos leãozinho pré-púbere, que é muitas vezes o que me sinto em dias de chuva, I kid you not...

A seguir e imediatamente antes de secar, vaporizo com o protector de calor da Gliss. É nhé, não gosto nem desgosto. Sinto que me empasta um pouco o cabelo e não gosto da sensação.


Por fim, os finalizadores! O meu sérum shiny hair days da Revlon que é magnífico para deixar o cabelo brilhante e com um ar tratado. Se esticar o cabelo passo ainda o poker straight do Lee Stafford. Este senhor já se implantava em Portugal, ouviu Sr. Lee?

É isto, são 3 passos e por vezes a Elnett versão normal e extra forte diamante para dias de vento ou para penteados mais elaborados respectivamente. Para mim, é a melhor laca de sempre, embora a Sunsilk também seja boa, a minha avó usa há anos (sim, eu roubo a laca à minha avó que é master de coques banana!)!

10 comentários:

  1. Adoro tutorias sobre cabelos, aprendo sempre mais qualquer coisinha.
    Gostei particularmente da dica dos 2 shampoos, um para lavar e outro para tratar, tenho de ver isso melhor.
    O meu cableo é semelhante ao teu e eu também já há muitos anos que obtei por máscara. Tal como tu, o meu cabelo fica sempre mais "dominado" depois de um belo sono sobre ele.
    Fiquei curiosa com o anti-frizz da Avon, tenho de ver se conheço alguém que venda produtos da Avon.
    Um truque que uso quando lavo o cabelo é passar uma toalha pelo cabelo para tirar o excesso de água antes de colocar a máscara evitando que haja perdas e permitindo uma actuacção mais eficaz.
    Beijo
    Célia

    ResponderEliminar
  2. Adoro os produtos da Phyto! Pena serem puxadotes... de momento estou a usar os do Boticário e estou a adorar, só que o meu tipo de cabelo é diferente do teu... é bastante oleoso.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Linda, como posso comprar cá em Portugal esse produto da Revlon?

    Caso não haja ca (agora nao me da jeito comprar pela net), qual o produto que me aconselhas para tratar das pontas e ficar com o cabelo bonito e saudável?

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Podes encontrar em lojs de produtos de cabeleireiro profissionais como a Diamantino Viegas, a Carlos Santos e muitas outras, bem como em cabeleireiros que trabalhem com a marca. Qualquer óleo ou sérum ajudam a dar ao cabelo um ar mais cuidado, o melhor que por aí anda é o orofluido, este é bem mais barato ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quanto custa o da Revlon? :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu apanhei-o em promoção e foi coisa de 6/7€ creio eu mas é mais caro sem ser em promoçao, uns 9€ acho eu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. olá!

    adorei este post! parece-me que temos o tipo de cabelo bem parecido e por isso gostava de te fazer uma pergunta! sempre tive vontade de fazer uma franja mas tenho medo que ela não se aguente lisinha, mesmo com o ferro de alisar. como é que te dás com a franja? ela aguenta-se? mesmo com humidade/chuva? alisas todos os dias ou só quando lavas o cabelo? (partindo do princípio que não o lavas todos os dias...) colocas todos esses produtos que mencionas também na franja? ou passas só o ferro?

    se puderes dar umas dicas agradecia porque realmente sempre tive curiosidade em relação a franjas, mas tenho receio de me arrepender!

    obrigada e um beijinho,
    ana

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana!

    Não lavo o cabelo todos os dias porque senão ainda fica mais seco, como o teu tb deve ficar. Geralmente na franja tenho a preocupação de colocar o protector de calor para ela não ficar feia. Tudo depende um pouco do tipo de franja que fizeres, eu acho que já experimentei todas...Tem em atenção que quanto mais curta e densa fizeres, mais difícil vai ser de a domares porque só o ferro não consegue alisar através de varias camadonas de cabelo e mesmo quando conseguir vai ficar empinado nas pontas e horrível. Para uma franja mais curta e densa (para a frente portanto) aconselho a molhares primeiro e a secares com o secador todos os dias. Se gostares de a ver mesmo arranjadinha ou em dias de chuva, eu costumo passar com o ferro a seguir para "selar" mesmo e ela não frisar.

    Se fizeres uma franja mais desbastada ou mais comprida, basta uma passagem tímida do ferro de manhã que ela fica boa.

    Mas sim, vais acordar com ela ondulada ou, se estiver demasiado curta vai ficar em pé. Mas sem pânicos, demoras no máximo mais 5min por dia a tratar disso. No entanto também te digo que, se tiveres uma franja bonita e bem cuidada, quase nem precisas de pentear o resto do cabelo (eu pelo menos sinto isso), tudo o resto parece tb bonito e cuidado sem esforço.

    Espero que tenha ajudado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. muito muito obrigada pelas dicas!

    agora fiquei ainda com mais vontade! acho que vou tomar coragem e um destes dias arrisco! a minha ideia não é fazê-la direita nem muito espessa, queria assim mais de lado e não muito grossa, vou ver se encontro fotos boas para levar ao meu cabeleireiro para ele fazer exactamente aquilo que quero!

    wish me luck!

    *
    ana

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!