quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A ciência da beleza

A MJ colocou a seguinte dúvida:

"Olá! Eu tenho uma pergunta, para já: que fazer quando se acorda com marcas na cara?Está relacionado com a perda de elasticidade da pele? Que componentes devemos procurar num cuidado de pele para melhorar? ácido hailurónico (é mais para hidratação, julgo), colagénio, Q10? E como combinar os cuidados anti-idade com outros problemas, como acne e/ou pele oleosa?
Não será mais eficaz tomar suplementos específicos? Prevenir ou combater desde o interior?
Já agora, para quem está interessado em estudar estas coisas, tipo os componentes, quais os cursos? Afinal são várias peguntas!
Obrigada
."


Vamos então dividir as perguntas da MJ por temas porque embora pareçam todas relacionadas, são assuntos diferentes. As restantes dúvidas virão noutros posts (perdoem-me mas penso que se tornava enfadonho ler tudo de seguida).

1- Que fazer quando se acorda com marcas na cara? Está relacionado com a perda de elasticidade da pele?

As marcas com que acordamos muitas vezes são resultado das pregas da almofada cuja fronha na maioria das nossas casa é de algodão, um tecido relativamente grosseiro. Como a nossa pele se adapta e estamos muitas horas em cima de algo irregular, ela vai formar aqueles "vergões". Para a maioria das pessoas essas marcas desaparecem ao fim de 15 minutos porque a pele retoma a sua forma original, precisamente pela sua elasticidade como a MJ referiu.


No entanto, o aparecimento destas marcas não está necessáriamente relacionado com a perda de elasticidade, pode aparecer a qualquer um, no entanto, uma pessoa com uma pele mais desidratada ou mais madura, vai demorar mais tempo a voltar ao normal. Isto acontece devido à perda de uma fibra proteica chamada elastina que, como o nome indica, confere a propriedade elástica que a nossa pele tem. Não é grave e muito menos uma alteração permanente da pele, a única solução que conheço para resolver este problema é uma boa hidratação de pele e o uso de uma fronha de um tecido mais fino como a seda (o fio de seda é o mais fino que existe) sendo portanto mais suave para a pele.

2 comentários:

  1. Bom post! Tives-te uma boa ideia, fazes bem em dividir. Continuo assidua a ler.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Sofia! Se tieveres alguma dúvida que sempre te assolou, estás à vontade sempre ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!