sábado, 20 de novembro de 2010

Manchas e sardas

Muita gente sofre deste problema, com a camada do ozono cada vez mais fina, estamos expostos a cada vez mais raios UV e, como tal, a nossa pele vai reflectindo isso. Isto causa o envelhecimento precoce da nossa pele: perda de elasticidade, manchas e sardas, desidratação...

Em primeiro lugar, digo-vos que é absolutamente essencial hoje em dia usar um protector solar depois do hidratante. Quer tenham uma tez mais clara ou mais escura, a melanina só não nos protege. As pessoas muito branquinhas como eu, devem usar o SPF máximo que na união europeia é 50. Eu coloco de manhã e, se estiver exposta o dia inteiro tenho de recolocar uma vez que o protector só dura um certo tempo (como toda a gente sabe). Por isso ando sempre com uma amostra na mala, é facílimo escaldar-me no nariz e na parte alta das maçãs do rosto e isso causa sardas e descolorações mais inestéticas.

Como, mesmo com todos os cuidados, mesmo assim nas peles claras costumam aparecer as sardas, há imensos tratamentos hoje em dia para as atenuar, na sua maioria em forma de sérum. Estes sérums vêm tentar fazer o trabalho de uma substância que se chama hidroquinona e é o melhor despigmentante conhecido até hoje (remove as manchas em 2 meses) e a sua aplicação é sempre acompanhada por um dermatologista e exige cuidados extremamente estritos de aplicação. Só que este creme, para além do incómodo de ter de ser monitorizado constantemente por um profissional, é também cancerígeno. Todo o propósito destes cuidados é evitar o cancro não é verdade? Está cada vez mais a cair em desuso.

Felizmente, hoje em dia foram desenvolvidas tecnologias de exfoliação e microdermoabrasão e despigmentação, usando nanotecnologia em sérums!

1- Galénic Ombellia; 2- Clinique even better clinical; 3- Caudalie vinoperfect; 4- Dior capture XR 60/80; 5- Lancôme blanc expert; 6- La roche posay mela-D
Estas são só algumas sugestões de sérums, tanto da farmácia como de perfumarias (os da farmácia tendem a ter a mesma eficácia por um preço mais amigável...). Estes sérums devem ser aplicados antes do hidratante e depois da limpeza. A limpeza e/ou esfoliação (dependendo do sérum, alguns fazem esfoliação) é essencial para que faça efeito.

O creme usado em seguida também pode ser anti-manchas, de dia ou de noite. Há uma infinidade de escolhas no mercado, umas obviamente melhores que outras que devem ser usados com o sérum para potenciar os seus efeitos.

Se querem uma curiosidade, o mercado asiático é muito fértil em termos de sérums e cremes de branqueamento de tez. Eles consideram ainda que bronzeados são os agricultores e as pessoas de bem devem ter uma pele nívea e imaculada, por isso, ao invés de camas de UV como há cá, eles têm tratamentos de branqueamento intensivo! Eu na China fiz sucesso pela brancura. Ah, e não se expõem ao sol nem nas horas de maior calor, nem nas outras. Enquanto há sol a sério, não há exposição solar. Acreditem ou não, vão à praia à noite...

Só para verem como o conceito de beleza é algo tão relativo!

8 comentários:

  1. Olá!

    O Sérum Vinoperfect da Caudalíe é maravilhoso (e a mais valia é que também pode ser utilizado por grávidas, segundo o que uma delegada comercial da marca me disse). Costumo aconselhá-lo às minhas clientes e elas adoram.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. foi o único que resultou com a minha mãe até hoje, tenho o melhor a dizer (só é pena o preço), acho superior a outros mais caros de perfumaria...

    beijinhos e obrigada ;)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do post, já aprendi mais umas coisinhas hoje :)

    A minha mãe usa os cremes da Caudalie e adora! Diz que nenhum funcionou tão bem, na pele dela, como estes!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. é verdade que são muito bons, só têm dois problemas: são caros e há pessoas que fazem alergia...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Obrigada pelo post :)
    Muito útil mesmo e, no meu caso, ajudou imenso não sabia que havia tanta variedade de seruns para manchas, tenho que espreitar um acessível :)
    Beijinhos
    Olívia

    ResponderEliminar
  6. Olá m_I_a! Tenho a pele clara, muitos sinais e sardas. Hoje olhei para o espelho e reparei que tenho a pele ligeiramente mais escura por cima do lábio (parece que está sujo :s). Que creme (creme ou sérum? Ou creme e sérum?) aconselhas? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa mancha é um melasma, qualquer um destes séruns servirá, seguido de um creme hidratante adequado à tua pele e SPF 50 sempre sempre todos os dias ;)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!