quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Testes em animais

Depois do meu post da The body shop e nalguns blogs que vi, vejo muita gente que nega usar maquilhagem testada em animais. Tenho a dizer que se trata de uma mera ilusão, TODA a maquilhagem é testada em animais. Se não é agora, já o foi.

Sou futura farmacêutica e infelizmente, sou obrigada a fazer experimentação animal, e digo-vos não há NENHUMA empresa de cosméticos que não teste em animais! Mas mesmo nenhuma! Lá porque têm escrito nos rótulos que não o fazem, isso quer dizer que já fizeram ou que enviam para laboratórios independentes.

Já se perguntaram porque a Shiseido tem de testar em animais? A razão disso é porque eles usam uma coisa que se chama nanotecnologia e são a primeiríssima marca a fazê-lo. Se testam em animais, é para que caia o pêlo a um ratinho e não te caia a pele a ti (argumento bem válido usado por uma amiga e colega minha). É uma realidade, não vale a pena sermos hipócritas quanto a isso. Adoro animais e trato-os com o máximo de respeito e dignidade durante a experimentação, mas é necessário e inevitável em novas tecnologias. Em tecnologias mais antigas é possível efectuar testes em culturas celulares, mas testes recentes é necessário esta tecnologia E os testes em animais. Nada substitui um teste num organismo vivo. NADA. Esta é a realidade, não vale a pena iludirmo-nos.

Devemos aos animais a cosmética, os medicamentos e todos os tratamentos, devemos agradecer-lhes, tratá-los com respeito e, ao mínimo sinal de sofrimento asseguro-te de que têm uma morte rápida. Vivem em ambientes adaptados ao milímetro para as suas necessidades e são criados exclusivamente com o propósito de experimentação. Infelizmente, é uma crueldade inevitável e digo-vos, não me foi fácil aceitá-la porque, como muita gente, acreditei que seria possível não testar em animais.Actualmente, sou obrigada a conhecer a legislação e tudo o resto que envolve medicamentos e cosmética e estou razoavelmente informada sobre este assunto.

2 comentários:

  1. Ok, eu concordo com você que para muitas coisas são necessárias os testes em animais, a crítica, pelo menos a minha, não é essa. O problema não é testar em animais ou afzer cair pêlos em um rato, e sim judiar por uma coisa que já não exige esse processo. Manter coelhos presos para evitar que eles próprios não arranquem seus olhos? Prolongar os prazos de testes, além do necessário, para ver os efeitos? Injetar obrigatoriamente substâncias além do que um humano consumiria, para quê? Uma coisa é fazer testes, outra coisa é maltratar. Tacar nas paredes animais para machucá-los, testar substâncias as quais já se conhecem os efeitos no corpo humano, fazer vivissecção em animais SEM ANESTESIA, com os bichinhos sentindo dor e medo, para quê? A cada produto que você compra de empresas que fazem testes em animais, você automaticamente doa R$1.000 reais para colaborar com os testes em animais. Acho legal você ter citado que já se preocupou, mas há muitas coisas que você não citou no seu texto. Dê uma olhada no site do PEA, veja as empresas que fazem e não fazem testes em animais, dá uma lida nos processos dos testes, nos vídeos, enfim, e se pergunte se uma empresa precisa realmente fazer esses testes para ser boa. Victoria's Secrets possui os hidratantes mais conhecidos no mundo e de ótima qualidade, e não testa. Avon, Boticário, Natura, Estée Lauder, The Body Shop, Carmex, e muitos outros têm esse respeito. Dá uma olhada lá, é sempre bom para ampliar nossa visão! :)

    http://www.pea.org.br/crueldade/testes/index.htm

    ResponderEliminar
  2. Eu percebo todos os pontos de vista e conheço a legislação toda da UE porque trabalho na área. Se são propositadamente cruéis para os animais então estão a cometer um crime perante a lei e deveriam ser punidos.
    Posso dizer-te que a Estee Lauder e a Body Shop testam com toda a certeza, apenas enviam os testes para laboratórios independentes para que isso não seja descoberto. Muitas marcas o fazem. E se um produto não está a ser testado em animais, já foi.

    Sou totalmente contra a crueldade para com os animais e pela humanização dentro de tudo o que é possivel (não é possivel por exemplo, aplicar anestesia na maioria dos casos porque afecta a experiência).

    Infelizmente falo com conhecimento de causa. Também te garanto que não são realizados testes em animais sem excelentes razões de ser porque são muito dispendiosos mesmo, esse consolo podemos ter ;)

    Infelizmente, não podemos acreditar na honestidade das marcas nesta matéria.

    beijinhos e obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a aprovação, daí não aparecem logo em seguida a serem feitos mas, assim que os aprovar e ler, responderei. Obrigada pela opinião/dúvida/sugestão!